Deu mole

A grande notícia de hoje no Flamengo foi a ausência de Adriano no treino da manhã.

Depois da animadora estreia de domingo, a furada do Imperador foi o bastante pra despertar comentários irônicos de blogueiros e colunistas espalhados por aí. Um deles pegou pesado ao chamá-lo de "Midas ao contrário", por "estragar tudo o que toca". Menos, por favor!

Depois de Cuca dizer em coletiva que não sabia que Adriano faltaria, Gilmar Rinaldi - empresário e apagador de incêndios particular de Adriano - apressou-se em dizer que a ausência já havia sido combinada. Mais tarde, Kléber Leite aparece com uma história um tantinho diferente: Adriano teria tentado avisar a Isaías Tinoco que não poderia comparecer, mas o rádio do gerente estava com problemas - portanto, não há motivo para tempestade em copo d´água. Então tá,  né?

Todo mundo já percebeu que a história é furada, e que essa falta de Adriano, tão no início, logo depois dos festejos pelo seu primeiro gol, foi de uma ausência de simancol absurda. Esperemos que o papo interno com o jogador tenha sido diferente do discurso pra fora. Adriano tem que entender que, no momento, tanto ele quanto o Flamengo estão precisando desesperadamente de um resgate de imagem - e esse tipo de coisa não adianta em nada.


* * * * * * * * * * * * * * *


A imprensa, ávida por entrevistas divertidas com dirigentes rubro-negros que possam render pautas, já trocou de alvo: de Márcio Braga, passaram a perseguir Delair Dumbrosck. Ao contrário do que se esperava, a volta de Márcio ao poder não fez Delair sumir - nem do dia-a-dia do clube, nem do noticiário flamengo. E o ex-presidente-em-exercício não tem decepcionado seus fãs, demonstrando uma falta de jeito constrangedora nesse negócio de lidar com a imprensa. É um festival de tiradas impagáveis, sob medida pras manchetes rápidas de portais caça-cliques. 

Mas recomendo este videozinho de uma entrevista dado ao site Justiça Desportiva, aparentemente feito durante a apresentação de Petkovic - clique aqui para assistir. Ele fala sobre como o Flamengo tem obrigações como qualquer empresa, de como está fazendo falta ao clube ter um bom sistema de controle de orçamento e do envio de diretores para conhecer o que outros clubes mais bem sucedidos fazem na área, para implantar na Gávea. 

Delair deve ter mil defeitos - e, ao que parece, entre eles está não só a inabilidade comunicativa (não só com a imprensa), mas a falta de traquejo político. Mas, ao mesmo tempo, dá pinta de ser alguém com um tantinho da visão prática de que o Flamengo precisa pra tomar jeito. Ao menos, bem intencionado ele parece ser. O que pode não ser o bastante, mas já é alguma coisa.

2 comentários:

Arthur Costa disse...

Pois é, essa do Delair querer se espelhar em boas iniciativas não vai pra primeira página da globo.com .

Adriano faltando, ganha destaque logo abaixo do acidente da AirFrance... vai entender né...

Anônimo disse...

Digamos que o Adriano, depois de duas noites viradas em festa regada a (...), não estava em condições de se apresentar...

Sobre o Delair, depois que ele disse que quem contrata e ele, e não o treinador, passei a observar melhor o cara. É difícil encontrar dirigente que faça e (mais ainda) que assuma isso publicamente.