Brasileiro 2009 - 8a. rodada - Fluminense 0 x 0 Flamengo

Não foi o resultado ideal, pra nenhum dos dois times. Mas não dá pra ninguém sair revoltado por um empate em um Fla-Flu - ainda mais numa partida em que o time não jogou pior. Pelo contrário; não dá pra dizer que o Flamengo jogou bem, há bastante o que melhorar, mas criou muito mais que o adversário e poderia ter vencido. Mas desta vez, ao contrário do que aconteceu contra o Inter - jogo em que as qualidades e os defeitos foram bem parecidos com os do segundo tempo de ontem -, a bola não entrou.

O primeiro tempo foi de um futebolzinho vagabundo, dos dois lados. Um jogo até equilibrado, com os dois lados jogando mal e criando muito pouco - as poucas chances que apareciam eram todas ou de jogadas meio acidentais ou chuveirinhos sobre área. O Fluminense controlou um pouco mais a bola, mas não conseguia penetrar na área rubro-negra; o Flamengo até fazia boas combinações pela esquerda, mas não as transformava em oportunidades de concluir. As exceções foram um bom lançamento de Thiago Neves para Fred (mal em todas as conclusões ontem) chutar pra fora, e uma arrancada em que Íbson foi empurrado por trás no momento da conclusão, logo antes do intervalo, sem que o juiz marcasse nada. No mais, uma chatice completa.

No segundo tempo, finalmente o Flamengo encaixou a marcação no campo adversário, como eu sugeria em meu texto pré-jogo. O Fluminense, como era previsível, teve dificuldades pra sair. E, na base do abafa e insistindo bastante pela direita, as chances de gol começaram a aparecer - com uma boa dose de ajuda da zaga tricolor, hesitante em vários lances, e do goleiro Ricardo Berna, que saiu em falso do gol mais de uma vez. Mas, se no jogo passado o aproveitamento das oportunidades foi alto, ontem foi uma lástima. O Flamengo criou o bastante pra vencer o jogo (embora o Fluminense tenha ameaçado nuns dois contra-ataques isolados), mas não conseguiu definir.

Parte da explicação poderia ser o fato das chances não terem caído muito nos pés de Adriano - mas a oportunidade perdida por ele no finzinho da partida, embaixo do gol, daquelas de deixar Obina corado de vergonha, desmente esta teoria. O gol não valeria, de qualquer forma, já que ele estava impedido. Como, aliás, ficou muitas e muitas vezes ao longo da partida.

Atrapalharam também no caminho da vitória as substituições equivocadas de Cuca, quando o jogo já se encaminhava para o final. A entrada de Petkovic no lugar de Éverton acabou de vez com a opção de jogo do time pela esquerda; e a de Éverton Silva no lugar de Léo Moura, que ontem não estava mal, atrapalhou o que saía pela direita. O rapaz, desta vez, entrou mal demais errou tudo o que tentou.

Pra próxima partida, já se sabe que o time vai mudar de novo - desta vez, não por problemas, mas pela volta dos titulares Kléberson e Angelim. Se o time mantiver a consistência de marcação no meio-campo que mostrou nas últimas partidas e se acertar um pouquinho mais na frente, dá pra ficar otimista com os próximos resultados.




28/6/2009 - 18h30 - Fluminense 0 x 0 Flamengo
Maracanã - Rio de Janeiro, RJ
Renda/público: R$ 707.750,00/ 41.038 pagantes

Árbitro: Sálvio Spinola Fagundes Filho (Fifa - SP)
Auxiliares: Marco Aurélio dos Santos Pessanha (RJ) e Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ)
Cartões amarelos: Luiz Alberto e Edcarlos (FLU); Ibson, Willians e Everton Silva (FLA)

Fluminense: Ricardo Berna, Mariano, Luiz Alberto, Edcarlos e João Paulo; Wellington Monteiro (Marquinho, 36'/2ºT), Fabinho, Diguinho e Conca (Alan, 36'/2ºT); Thiago Neves e Fred - Técnico: Parreira.

Flamengo: Bruno, Willians, Welinton e Fabrício; Léo Moura (Everton Silva, 37'/2ºT), Toró, Ibson, Everton (Petkovic, 35'/2ºT) e Juan; Emerson e Adriano - Técnico: Cuca.

6 comentários:

Patrick disse...

Fala Monnerat, coloquei minha opinião lá no flamengonet, vou reescrever aqui. Independente de qualquer coisa, nossa campanha até esse momento é fraquíssima, um desastre pra quem acha que tem condições de lutar pelo título.

1) O Flamengo ontem, jogou taticamente diferente. Não teve 3-5-2, não teve 4-4-2. NO início quando o time defendia o Willians marcava o Thiago Neves individualmente, o Fabricio ficava no Fred, o Toró no Conca. E o Wellinton sobrava. Depois ele trocou e o Fabricio ficou na sobra.

Quando o time atacava era um 3-5-2 tradicional com os alas, o Ibson pela direita e o Everton pela esquerda e os 2 atacantes.

2) Nem o Wellinton é tão ruim, nem o Fabricio é tão bom. Pra mim os 2 HOJE ainda não tem a mínima condição de seguirem como titulares. Nós rubro-negros temos a mania de nos empolgarmos com qualquer cara da base. O Fabricio não é isso tudo, não é mesmo. Pelo menos hoje. Ele tem qualidades, como o Wellinton também tem. Ele é mais técnico, pega bem na bola. Mas é um pouco lento, não é difícil driblá-lo. O outro é rápido mas é fraco tecnicamente. Repito, ou contratam um zagueiro de alto nível (nada de Gil, Gum, Pum), ou não há a menor possibilidade de disputarmos o título.

3) Ainda sobre os zagueiros, não que eles tenham atuado mal. Muito pelo contrário. Eles seguraram bem um ataque forte. Só que não é possível um time grande como o Flamengo ter 2 zagueiros que bicam todas as bolas pra frente. Que são incapazes de saírem jogando. De novo, acho que isso ocorre porque eles são GAROTOS. Por isso eu acho que HOJE eles não tem condições de serem titulares. HOJE. Ao lado de um Fabio Luciano, eles poderiam com certeza. Jogando juntos ou com o Airton, o Toró ou até o Angelin NÃO PODEM.

4) Pra mim os concorrentes do Flamengo ao título são o São Paulo, o Corinthians, o Cruzeiro e o Inter. TODOS eles jogaram até agora alternando times reservas, mistos e titulares. E estavam com a cabeça em outras competições. Eles estão ou à nossa frente ou 1 ponto atrás. Ou seja, passada 1/5 da competição a NOSSA CAMPANHA É FRAQUÍSSIMA.

5) Um dos grandes problemas do Flamengo hoje é a falta de jogadores capazes de modificarem a partida. Eu até acho que o Fierro, o Everton, o Everton Silva, etc tem qualidades. Mas falta alguém pra incendiar o jogo.

6) O que eu estava prevendo sobre o Petkovic começa a acontecer. A contratação absurda dele faz com que a torcida peça por ele TODO JOGO. Aí o Cuca tem que guardar uma substituição pra ele. Ontem, por exemplo, alguém acha que o Cuca ía tirar o Ibson, o Emerson ou o Adriano? Não, claro que não. Então quem ía sair era o Everton. Mas como é que você bota o Fierro se daqui a pouco você será OBRIGADO pela galera a colocar o Petkovic. Enfim, ele vai entrar 20 vezes, em 1 jogo ele vai dar um passe e alguém virá dizer PET, PET, PET. Pra mim é menos um no banco. E atrapalha.

7) Tô ficando de saco cheio do Cuca. O time joga um futebol burocrático, chato, sem variação e continua dependendo dos laterais. Tô ficando de saco cheio do Cuca!

André Monnerat disse...

Patrick, concordo sobre os zagueiros que dão bicos pra frente o tempo todo (é demais mesmo). E gostaria também de ter alguém que "incendeie" o jogo, como você pede.

Mas a solução pras duas questões é contratação, né? E aí, me parece que a realidade mais próxima é a gente perder jogador, e não ganhar.

Eu estou relutante em falar nas possibilidades de título ou algo assim deste time até julho passar e eu entender realmente qual é a da diretoria em relação ao time que teremos pro campeonato.

Eu concordo que a campanha não é boa - mas não por resultados como o de ontem, claro. Ruim mesmo foram o empate com o Avaí e, nas circunstâncias, a derrota pro Sport.

E isso da dependência dos laterais - eu falei disso depois do jogo com o Inter, com todo mundo eufórico com a goleada. Continuam dando a bola pra eles e torcendo pra resolverem sozinhos. Se o Íbson estiver num dia bom, dá uma amenizada nisso ali pelo meio. Mas, no geral, ainda falta realmente termos jogadas pelas extremas, e não só dependermos de lampejos de Léo Moura e Juan. Ainda mais que eles não tão naquela grande fase que já tiveram.

Mundo Flamengo disse...

Olá, caros.
Eu gostei muito dos zagueiros. Principalmente o Fabrício.

Se eles são a solução atual, são outros 500. Infelizmente não vejo nenhum deles, e nem o Angelim, com porte e moral para atuarem no meio da zaga.

A questão toda é que, se trouxerem alguém para a posição, terão de deixar Wellinton ou Fabrício na reserva.

E não sei o que lhes parece, mas creio que a diretoria está apostando em um dos dois para o mercado num futuro próximo. Até porque as opções pratas-da-casa do meio para frente ainda não pegaram no tranco. E não têm espaço.

Marcos Monnerat disse...

Eu acho que esse time do Flamengo tem 0% de chance de buscar o título e, no máximo, 5% de chance de conseguir vaga na Libertadores do ano que vem. O campeonato desse ano está mais forte que o do ano passado e o nosso time é o mesmo do ano passado, sem o Fábio Luciano, com os laterais ainda piores e o Adriano (o único reforço).

Enquanto a base do time se mantiver com Bruno, Leo Moura e Juan, a gente não poderá sonhar com o título nacional. Eles já mostraram o que fazem quando parece que o time vai chegar lá.

Daniel Félix disse...

O resultado final foi até justo, por conta de um jogo tão chato e pragmático. se ganhássemos entraríamos no G4, mas o empate não foi tão ruim assim.
p.s. graças a deus Kléberson voltou.

Anônimo disse...

Clube sem dinheiro, com sérios problemas na zaga, o que faz?

Contrata mais um atacante a peso de ouro!!!

Esse é o Flamengo!