Dênis Marques é uma boa?

Estou em falta com alguns assuntos importantes dos últimos dias - como o título brasileiro do Flamengo no basquete, a saída de João Henrique Areias e a assinatura do protocolo de intenção de aquisição do CFZ. No entanto, vou começar a colocar a pauta em dia talvez pelo tema menos importante: a contratação de Denis Marques. É uma boa?

Sendo sincero: pouco me lembro de Denis Marques jogando no Brasil. Tenho na memória algumas notícias dele fazendo gols pelo Atlético-PR, quase nenhuma imagem dele realmente jogando. Assim, deixo o espaço aberto às opiniões de quem realmente o viu jogar, o que não é o meu caso. E vou me abster de comentar as especulações sobre seu salário, já que nunca se sabe no que acreditar nesse campo. Mas devo dizer que, pelo momento atual dele no Japão, não faz o menor sentido se estiver custando caro.


A carreira no Brasil

O que dá pra falar é um tanto da trajetória do cara. Começou no Mogi-Mirim, onde se destacou no Campeonato Paulista de 2001. Mas ainda durou por lá três anos, até ser vendido para o Kuwait. A passagem pelo Oriente foi curta, no entanto; logo estava no Atlético-PR, onde chegou para ser reserva da dupla formada por Dagoberto e Washington na campanha do vice-campeonato brasileiro de 2004.

Com a contusão de Dagoberto, Denis Marques até ganhou algum espaço no fim do campeonato e fez seus gols. Este pequeno destaque e a semelhança capilar com Oséias, que fez muito sucesso por lá anos antes, ajudaram o cara a garantir sua vaga de titular em temporadas seguintes. Chegou a fazer uma dupla de razoável sucesso com Alex Mineiro e, em 2007, foi vendido para o Japão. Completou sua passagem pelo Atlético Paranaense com mais de 100 jogos e uma média um pouco acima de 0,3 gols por partida.


Como ele andava nos últimos tempos

É desta fase no Japão que ninguém tem ideia de como foi. Pesquisando, descobri que ele não se deu bem de primeira (na primeira temporada, fez apenas 2 gols em 13 partidas), mas chegou a se destacar como artilheiro de seu time - o Omiya Ardija, que fica pelo meio da tabela na J-League - no ano passado, com 8 gols em 20 jogos.

Mas, mesmo assim, sua imagem por lá não é das melhores. É visto como um jogador técnico, mas que não demonstrava muito interesse em campo nos últimos tempos. Levantam dúvidas sobre suas condições físicas, pelo tempo que passou contundido. E este ano, apesar de não ter mais se machucado, passou a maior parte da temporada no banco. É isso aí: Denis Marques chega pra disputar posição de titular por aqui, mas no Japão estava na reserva. Em 2009, foram 8 partidas - a maioria saindo do banco - e apenas um gol. Sua saída do time, no momento, está sendo vista por lá como "boa para todo mundo".

3 comentários:

Marcos Monnerat disse...

Acho uma tristeza essa contratação. Claramente uma cavada daquelas do empresário do jogador.

O cara não vai fazer nada de mais aqui no Flamengo, assim como não faria nada de mais nenhum moleque do juvenil do clube, que pelo menos seria bem mais barato.

Não consigo aceitar o Flamengo, com 300 milhões de reais em dívidas impagáveis continuar a contratar jogadores vindos do exterior com salários altos.

Marcelo Constantino disse...

Eu vejo gente ainda espantada em ver como o Flamengo contrata um "quem?" pagando caro e para uma posição que não é prioritária no time.

Ora, fazer negócios é exatamente a fonte de vida da turma do futebol do Flamengo. É fazendo negócios, preferencialmente envolvendo valores mais altos, que enche os bolsos da turma.

Patrick disse...

Não vejo nada demais no futebol dele.