Brasileiro 2009 - 6a. rodada - Coritiba 5 x 0 Flamengo

Creio que seja até besteira perder tempo falando de razões táticas para uma derrota como a ridícula goleada de hoje. 5 x 0, com cinco gols patéticos, entregues de graça ao adversário, que só teve o trabalho de aproveitar os presentes. E talvez esteja respondida a pergunta que deixei no ar no meu texto de sexta-feira - afinal, Cuca podia contar com seus comandados?

E está mais atual do que nunca outro texto anterior, falando das mudanças necessárias. Ali, eu dava minha opinião não só sobre a necessidade de se buscar caminhos sem Bruno, Juan e Léo Moura, os três caros jogadores que formam a base deste time propenso a vexames. Mas também falava sobre as razões extra-campo para estes inaceitavelmente comuns desastres: os salários não pagos, o descontrole de orçamento, a falta de estrutura, a indisciplina, a falta de hierarquia, enfim. Está mais do que reforçada a campanha: choque de ordem, já!

É óbvio que, assistindo à partida, você poderá apontar diversas razões do jogo para o resultado. A atuação pífia de Bruno, as falhas seguidas de posicionamento na defesa, o erro infantil do já manjadamente verde Wellinton, a constrangedora falta de condições de jogo de Adriano, a costumeira vontade de Aírton querer ganhar alguma coisa - sabe-se lá o quê - na base do mau-caratismo travestido de malandragem.

Mas vamos ser mais práticos: é óbvio que o Flamengo não tem time pra apanhar de 5 do Coritiba. Ou pra levar 4 gols em dez minutos do Sport. Ou para levar 5 do Atlético Paranaense na última rodada do ano passado, ou perder de 3x0 para o fraco Atlético-MG no Maracanã, ou... Escolha aí o papel triste que você quiser pra usar de exemplo. Vou repetir a imagem que já usei: o Flamengo é, hoje, como a sua operadora de celular - é só esperar, ela vai te fazer morrer de raiva novamente em algum momento. Essas coisas acontecem por um monte de razões que vão bem além da qualidade técnica dos muito bem pagos jogadores que estão por lá.

É isso: já passou da hora de mudar de rumos, mudar de mentalidade, entender onde realmente está o problema. O que o Flamengo está fazendo é desperdiçar dinheiro, e energia de sua torcida, num tipo de luta que não tem vitória possível. Estão enxugando gelo na Gávea, em um processo cada vez mais cansativo de se acompanhar.




14/6/2009 - 16h - Coritiba 5 x 0 Flamengo
Couto Pereira - Curitiba, PR

Árbitro: Wilson Luiz Seneme (Fifa-SP)
Auxiliares: Vicente Romano Neto (SP) e Anderson José de Moraes Coelho (SP)
Cartões amarelos: Pedro Ken, Leandro Donizete, Rodrigo Heffner, Leozinho, Felipe (CTB)
Cartões vermelhos: Ariel, 43'/1ºT (CTB); Aírton, 43'/1ºT (FLA); Felipe, 32'/2ºT (CTB)

Gols: Welinton (contra), 7'1ºT (1-0); Marcos Aurélio, 41'/1ºT (2-0); Bruno Batata, 23 segundos, 2ºT (3-0); Bruno Batata, 16'/2ºT (4-0); Leozinho, 29'/2ºT (5-0).

Coritiba: Vanderlei, Cleiton, Rodrigo Mancha e Felipe; Rodrigo Heffner, Pedro Ken (Jaílton, 17'/2ºT), Leandro Donizete, Renatinho e Guaru (Leozinho, 27'/2ºT); Marcos Aurélio (Bruno Batata, intervalo) e Ariel. Técnico: René Simões.

Flamengo: Bruno, Welinton, Aírton e Ronaldo Angelim; Everton Silva, Toró, Ibson, Everton e Juan (Fierro, 11'/2ºT) ; Josiel (Aleílson, 11'/2ºT) e Adriano. Técnico: Cuca.

6 comentários:

Henrique Mendes disse...

É isso mesmo. Eu só não consigo vislumbrar, infelizmente, como poderia se dar o choque de ordem tão necessário. Do jeito que esse paradigma falido e atrasado se arraigou no Flamengo é difícil pensar em uma transição para um modelo saudável.

Flora disse...

Perfeito!!!

Anônimo disse...

dalhe coxa!!! quem será p próximo!!!

Marcos Monnerat disse...

Comece por demitir Bruno, Leo Moura e Juan.

Continue por não gastar 11 milhões de reais para comprar os direitos federativos do Íbson.

Siga por deixar ir embora todos os jogadores que tem contratos sendo encerrados no meio do ano.

Por fim, determine planos de trabalho que componham pelo menos 40 horas semanais, como qualquer trabalhador brasileiro. Seja de treinos físicos e de campo, seja com palestras, reuniões, estudos sobre adversários.

O mais difícil disso tudo é depender do Kléber Leite e sua corja para conseguir isso...

Max disse...

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Flamengo/0,,MUL1194170-9865,00.html

o que acha disso?

André Monnerat disse...

Max, vamos ver.
A cada vez que o filme se repete, falam em "aprender com o que aconteceu".

É esperar pra ver.