O elenco do Flamengo campeão carioca de 2009 - O técnico

Cuca, técnico campeão carioca 2009 pelo FlamengoNo início do campeonato, muitos apostavam em um título mole, mole, fácil, fácil para o Flamengo. Afinal, o clube mantinha toda a base do time que disputou de perto o título brasileiro em 2009, enquanto via adversários remontando elencos inteiros, com sérias dificuldades financeiras para isso.

Mas mesmo tendo a tal base montada do ano passado, Cuca demorou bastante a encontrar uma maneira com que goste de ver o time jogar. Aliás, difícil dizer que ele já conseguiu isso. Coletivamente, o time teve uma ou outra boa atuação, normalmente comprometida pela falta de pontaria dos atacantes. Mas na maior parte do tempo, realmente teve problemas sérios pra criar chances de gol. É também uma decepção não ver o Flamengo conseguir mostrar uma jogadinha ensaiada sequer em bolas paradas, algo com que ganhou fama no Botafogo (tá certo que não há no Flamengo um cobrador como Lúcio Flávio, mas enfim). 

Mas Cuca tem pelo menos uma bela qualidade neste seu trabalho atual: não tem compromisso com o erro. Caio Júnior, por exemplo, insistiu primeiro com Souza, depois com Jaílton, além de todos os limites imagináveis, até torrar as chances que tinha de título brasileiro ou, ao menos, vaga na Libertadores. Cuca até que foi um tanto além com Obina do que a maioria gostaria - mas a verdade é que, a partir do quinto jogo do campeonato, ele já não era mais titular. Com Cuca, medalhões como Juan, Léo Moura e Íbson foram substituídos quando estavam mal, sem grande crise de consciência. É elogiável.

E não há dúvida que este título foi mais importante para Cuca do que pra qualquer outro no grupo. Sem a conquista, eu diria que sua queda seria apenas questão de (pouco) tempo. Se o resultado dos pênaltis tivesse sido outro, "pé-frio" seria a expressão mais elogiável a ser utilizada para descrevê-lo. E, pelas entrevistas no pós-jogo, Cuca sabe muito bem disso.

Com a faixa no peito e a perspectiva de que Adriano resolva os problemas de conclusão lá na frente, Cuca vai ter um tantinho mais de tranquilidade pra seguir seu trabalho no Brasileiro. É esperar pra ver o que vai acontecer com o elenco a partir do meio do ano e observar até onde ele será capaz de levar este time.

2 comentários:

Alan disse...

Po... colocou até o Lenon e o Paulo Sérgio, e não coloca o Cuquinha como técnico? O cara foi técnico também... heheheh...

vôo do urubu disse...

O que mais me agrada no Cuca é que vê, ao contrário do Caio aquele, o mesmo jogo que nós - as coletivas do Caiojunho eram de lascar.

Saudações pentatricampeãs!