Jogos-treino e times mistos

No ano passado, todos os clássicos do Carioca fora dos mata-matas (semi-finais e finais de turno, final do campeonato) valeram absolutamente nada. Com o aumento no número de times pequenos, o número de rodadas cresceu; guardavam os confrontos entre os grandes para o fim de cada fase e, com isso, eles chegavam sempre já classificados. Somando isso às disputas da Copa do Brasil e, principalmente, da Libertadores, acontecceu que vimos uma sequência de jogos que deveriam ser pontos altos do campeonato, mas transformavam-se em jogos-treino entre aspirantes.

Este ano, mudou um pouquinho só. Com os grandes voltando a jogar também fora de casa e a má campanha do Fluminense, o Flu x Vasco do domingo passado teve seu valor. Mas o Flamengo x Botafogo de domingo que vem muito provavelmente será um amistoso para os dois - talvez com ambos poupando jogadores e um público bem menor do que poderia ser se a partida tivesse acontecido há duas ou três rodadas. Por que repetiram o erro e deixaram o grande confronto do grupo para o fim desta primeira fase da Taça Guanabara? Era previsível que isso aconteceria.


* * * * * * * * * * * * * * *

O Flamengo já entra amanhã em campo com o famoso "time misto". Cuca ainda iria acertar em manter Obina na frente - ele tá precisando mesmo de ritmo e de chances pra quebrar o gelo e tirar um peso das costas, e o jogo de amanhã era uma boa oportunidade. Mas, com a frebre que pegou o baiano, serão seis os titulares de fora - além dele, estão fora Íbson e Willians, suspensos, e Léo Moura, Marcelinho Paraíba e Aírton, poupados.

Teremos a chance então de começar a conferir:

- Quem é o tal Éverton Silva, contratado para a reserva de Léo Moura. Em seu vídeo-divulgação no YouTube, o descrevem como "lateral e meia" - e é por aí que o titular andou jogando mesmo. É bom saber se há no banco uma opção pra manter o nível em sua ausência; Luizinho, no ano passado, não decepcionava.

- Se o tal do Douglas pode ser, finalmente, um bom reserva para a zaga. No ano passado, sempre que Fábio Luciano ou Angelim não podiam jogar, era um Deus nos acuda. Havia a expectativa de que Fabrício pudesse ser um bom suplente, mas este já saiu. Thiago Salles a gente já viu em campo - e ou ele andou "amadurecendo" e aprendendo a se colocar em campo, ou é mais um que não dá pra contar, como eram Leonardo e Dininho em 2008. Esperemos que Douglas corresponda, para que Cuca não tenha que ficar improvisando volantes sempre que um dos titulares da defesa não puderem jogar.

- Como anda Kléberson? Eu gostei da atuação dele no primeiro jogo, o único que vi inteiro no ano. Saí de viagem e ele saiu do time, sendo esquecido até na hora das substituições. Vai ter sua chance de tentar voltar a ganhar espaço - o que eu gostaria que acontecesse.

- Jônatas vai mesmo jogar de armador? Se é isso aí, capaz até de se dar bem, contra mais uma molezinha que o Carioca oferece. Periga Cuca acreditar que ele pode jogar nessa função. Como já disse, não boto fé.

- Josiel tem prazo de validade - seu contrato vai só até o meio do ano e o salário é alto. Pra ficar, tem que mostrar muito serviço (e, de repente, aceitar diminuir o que recebe). Se danar de fazer gols amanhã, periga começar a ganhar a vaga de Obina - e essa febre que apareceu numa hora ruim pode acabar lhe custando o lugar entre os titulares.

- Toró? Toró é Toró. Esse, não tem o que esperar de diferente.

Um comentário:

vôo do urubu disse...

O papo de poupar jogador em pleno início de temporada é de rolar de rir, os caras ao menos podiam fazer suas besteiras calados, ou inventar algo de uma originalidade q não fosse involuntariamente tão hilariante.

Saudações rubronegras!