E o time, como vai ser?

Por enquanto, Cuca não começou a esboçar nos treinos em Teresópolis qual será seu time titular - talvez isso venha a acontecer hoje. Por enquanto, os palpites de qual será sua escalação ideal ficam sendo só isso: palpites. E aí, cada um dá o seu - vou dar os meus por aqui.

Tem bastante gente imaginando que o treinador vá repetir o 3-4-3 que usou muito no Botafogo e chegou a implantar no próprio Flamengo, em 2005. Não é a minha aposta. Isso porque Cuca usava este esquema muitas vezes recuando um dos laterais para a zaga (no Flamengo, ele fazia isso com André Santos, o mesmo que está hoje no Corinthians) - e não dá pra imaginá-lo fazendo isso nem com Léo Moura, nem com Juan.

Assim, ele teria que usar outro jogador pra fazer o terceiro zagueiro (Fabrício? Douglas? Aírton?) e escalar os dois no meio-campo. Mas ele nunca fez este seu 3-4-3 com dois alas/laterais ofensivos no meio - e escalá-los no setor faria sumirem vagas para outros titulares. Com certeza, ele teria pelo menos um volante de origem (Aírton? Willians? Toró? Jônatas?), o que faria restar apenas mais um lugar para Íbson e Kléberson disputarem. 

Enfim, não estou acreditando que nada disso vá acontecer. Cuca já deu entrevista dizendo que vai variar a escalação de acordo com o adversário e que provavelmente começará trabalhando no 4-4-2. Eu imagino que ele possa fazer um time que varie disso pro 4-3-3 durante os jogos, com dois meias/atacantes abrindo pelas pontas, como ele gosta de fazer. A escalação então seria Bruno, Léo Moura, Fábio Luciano, Angelim e Juan; Aírton (Willians), Íbson e Kléberson; Marcelinho e Fierro (Éverton ou Zé Roberto, se vier mesmo); Obina. E não vou me surpreender se ele começar os treinos com o Paraíba de fora do time, como castigo pelo atraso na apresentação.

Mas é possível ainda que ele decida partir mesmo pro esquema de três zagueiros, graças às características ofensivas de nossos laterais. Neste caso, Douglas ou Fabrício ganhariam o lugar de um desses meias/atacantes. 

Enfim: tão aí meus palpites. Vamos ver, quando vierem as primeiras notícias sobre escalação, se eu estou conseguindo imaginar bem a maneira de pensar do novo técnico do Flamengo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Faz isso comigo não, André!!!!
Fierro é dose prá mamute.
Eu só espero um time bem preparado fisicamente, e não, aquele time morto de 08.