De vez em quando a gente acerta

Quem dera eu fosse sempre tão bem no bolão. Aconteceu ontem tudo o que eu havia apostado por aqui - vitória do Grêmio e empates para Palmeiras e Vasco.

Comecei a rodada assistindo ao primeiro tempo de Florianópolis. Foi um jogo equilibrado, em que o Palmeiras tentou impor seu ritmo contra um Figueirense não tão recuado quanto eu imaginava. Mas, embora procurasse marcar mais na frente, o time de Mário Sérgio era mais perigoso quando roubava a bola em seu campo para partir no contra-ataque, especialmente quando a bola caía nos pés de Cleiton Xavier (muito bem nos passes, muito mal nos chutes). As melhores chances do jogo foram deles, e criadas assim. O Palmeiras também ameaçou, em duas grandes chances perdidas por Élder Granja - aliás, é bom observar como agora, com o esquema de três zagueiros, Luxemburgo coloca Granja e Leandro pra avançarem juntos, um cruzando bolas pro outro, a la Flamengo. 

O empate na ida pro intervalo era justo, mas até que o Figueirense poderia ter saído em vantagem. Aliás: eu fui um que apostou muito no rebaixamento deste time. Mas o futebol que mostraram ontem não foi de equipe rebaixável não. Jogando o que jogaram, é pouco provável que caiam pra série B.

Pro segundo tempo, passei pro jogo da Ilha do Retiro, em que o Vasco vencia por 2x1 e, por isso, marcava atrás e buscava apenas contra-ataques. Até uns 20 minutos, dava certo; o Sport não criava grandes chances e o Vasco até podia ter ampliado. Mas a pressão foi aumentando a partir de um pênalti de Odvan não marcado pelo juiz, até se tornar insuportável. Inexplicavelmente, Renato Gaúcho queimou sua última substituição tirando Alex Teixeira, que era perigoso nos contra-ataques, e deixando em campo Vitor, que já reclamava há tempos de cãimbras. A partir de um determinado momento, ele passou a só fazer número e o time ficou na prática com um a menos, marcando lá atrás, aceitando a pressão. Acabou sendo justamente castigado com o gol de empate já nos descontos.

Do Grêmio, não vi nada. Dizem que foi dominado pelo Santos em boa parte do tempo, mas a vitória era mesmo previsível. E não vai ser surpresa se, na próxima rodada, ampliarem a diferença para o vice-líder. Jogam contra a Portuguesa, enquanto o Palmeiras tem o clássico complicado contra o São Paulo. O Flamengo precisa vencer estes próximos dois jogos para se manter por perto e realmente se candidatar ao título. E o Grêmio, como escrevo por aqui há tempos, é o maior adversário.

2 comentários:

Déhh Flamengo disse...

Com certeza andré...
o gremio foi dominado sim...e
e eu acho que foi penalty. O zagueiro do gremio meteu a mao na bola descaradamente..o palmeiras como esperado fora de casa joga um pouco ruim...até jogou certinho ontem...maaaas..não suficiente..
flamengo rumo ao hexa
seu blog ta show
um abraço

Jírede disse...

Andre, eu assistir ao jogo Gremio e Santos ontem a noite. O tricolor jogou bem mas nao mereceu ganhar. Houve um penalte ultra-super-power claro ontem para o Peixe so que o arbitro, no estilo caseiro como as arbitragens europeias, nao marcou. Continuo como o goleiro Julio Cesar: torcendo para os times do Rio nao cairem. Meu sonho era ver o Palmeiras, Sao Paulo, Santos tudo la embaixo. Mas, infelismente, os dirigentes cariocas insistem em nao querer realizar o meu sonho.