Os jogos que interessam hoje - dia de secar os líderes

Grêmio x Santos
Quando falava aqui que o Grêmio tinha tudo pra engatar uma boa sequência, se recuperar e voltar a ser visto como favorito ao título, contava com vitórias sobre o Botafogo - que veio - e Santos. O time paulista até anda em recuperação, mas a verdade é que o desempenho é horroroso fora de casa; só ganhou uma vez (foram 4 empates e 8 derrotas), o que tem bastante a ver com o desempenho de seu artilheiro. Dos 20 gols de Kléber Pereira, só um foi fora da Vila Belmiro.

Por isso, creio que o Grêmio é franco favorito hoje à noite - apesar de estar cheio de desfalques. Não jogam dois dos zagueiros, Pereira e Léo; os meias Souza e Tcheco; e os atacantes Marcel e Perea. Mas, como já falei no jogo contra o Botafogo, mesmo com tudo isso Celso Roth poderá manter a estrutura de time que funcionou na maior parte do campeonato, com dois volantes que marcam à frente e saem pro jogo, um articulador apenas no meio e um atacante alto na área. A aposta pra isso é na "gurizada", um monte de garotos que estão subindo juntos das divisões de base. O destaque é o meia Douglas Costa, que já dizem que é sucessor de Anderson e Ronaldinho e estreou com um gol (meio de sorte) contra o Botafogo.


Figueirense x Palmeiras
Único do pelotão da frente a jogar fora de casa, o Palmeiras ainda assim é considerado favorito pra este jogo contra o Figueirense. Ao longo do campeonato, o desempenho como visitante sempre foi a pedra no sapato de Luxemburgo pra poder se afirmar como favorito ao título. Agora, com um time mais definido e sem nenhum desfalque, é a hora de mostrar que deixou isso pra trás. 

Mas eu vejo nesse jogo várias semelhanças com o de Recife, em que o Palmeiras deixou dois pontos contra o Náutico. Mário Sérgio, retranqueiro conhecido, também deve armar o time fechado atrás mesmo em casa, como fez Roberto Fernandes há duas rodadas atrás. O estádio também coloca o público em cima do gramado, que não é dos maiores. E parece que o estádio também estará lotado, pelo que diz o noticiário. Minha aposta no bolão é em um empate.

E ainda há um ponto pra colocar esperança nos secadores de plantão: Luxemburgo decidiu continuar com sua vocação de recuperador de casos perdidos, colocando Roque Júnior como titular. Roque Júnior vagou anos pela Europa sem conseguir ser titular de time nenhum, mantendo o nome apenas pelas inexplicáveis convocações para a seleção. Não consegue ter uma sequência de jogos há não sei nem quanto tempo e, logo em sua estréia, pela Copa Sul-Americana, saiu reclamando de dores na coxa após o jogo. Sei não.


Há ainda o Sport x Vasco, que não tem nada a ver com o Flamengo na tabela - mas nenhum rubro-negro vai dizer que não prestará um pinguinho de atenção na partida. Renato Gaúcho, desta vez, vai escalar três zagueiros e três volantes, algo um tanto mais sensato para um time com uma defesa tão ruim. Como o Sport também é um dos piores ataques do campeonato, pode até acontecer do Vasco arrumar um empatezinho por lá - que, a essa altura, seria encarado como vitória.

Nenhum comentário: