O Rio pode voltar à série B

Com o Brasileiro se encaminhando para sua reta final, tem muita gente no Rio de Janeiro preocupada com uma possível participação na série B. Tristão Garcia calculou em 90% a chance de termos um time do Rio estar na segunda divisão no ano que vem. Mas eu diria que a chance pode ser ainda maior, já que o matemático esqueceu-se de considerar um fator em suas contas: o Duque de Caxias, único clube do estado ainda vivo na série C.

O Duque de Caxias é o melhor do Rio na Série C 2008O time da Baixada é o líder do grupo 27, na terceira fase da competição. Com 10 pontos, joga na última rodada fora de casa contra o Atlético-GO, vice-líder, 3 pontos atrás. Os dois primeiros colocados vão para o octogonal final, que definirá os quatro que sobem à série B. Basta ao Duque de Caxias o empate para garantir a vaga - o terceiro colocado é o Guaratinguetá, também com 7 pontos. Mesmo com derrota, o time deve passar de fase, pois tem uma vitória a mais que os paulistas e 8 gols de vantagem no saldo. A campanha do Duque de Caxias, dirigido pelo desconhecido Marcelo Buarque e sem nenhum daqueles veteranos manjados de times pequenos do Rio no elenco, é a segunda melhor entre todos os grupos nesta fase.

Mas o bom desempenho parece não ter empolgado ainda o povo da cidade. O time joga no Estádio Romário de Souza Farias - conhecido como Marrentão! -, com capacidade para 4.000 pessoas. A média de público, no entanto, é de 1.397 pessoas por jogo, apenas a 31a. entre todos os participantes. Mas torcida não tem mesmo sido sinônimo de sucesso na série C - os dois líderes destacados no quesito, Santa Cruz (quase 20 mil pessoas por jogo) e Remo (13 mil de média) já estão fora.

A trajetória do Duque de Caxias é algo de impressionante. O clube foi fundado em 2005, substituindo na cidade o antigo Tamoio. Com apoio da prefeitura local, conseguiu vaga para a segunda divisão do Rio em 2006, e já em 2007 garantiu o acesso à elite do estado. Mas a vaga para disputar a série C este ano caiu no seu colo; o time foi beneficiado com as desistências de Cabofriense, Bangu, Nova Iguaçu e Olaria, que ficaram à sua frente na Copa Rio de 2007.


* * * * * * * * * * * * * * * *

A última vez que um clube do Rio esteve na série B foi em 2003, quando o Botafogo foi vice-campeão. Antes dele, a última participação de uma equipe do estado na competição foi em 2002, quando o Americano foi rebaixado. Desde então, nunca mais um time pequeno do Rio conseguiu participar da segunda divisão nacional.

E a tendência é que isso se torne cada vez mais difícil. No ano que vem, a série C terá apenas 20 clubes - os 16 melhores deste ano e os 4 que caírem da série B. O acesso através dos estaduais será para a série D, que será disputada pela primeira vez no ano que vem. Ou seja: se o Duque de Caxias conseguir subir para a Série B, não haverá times do Rio na terceirona de 2009.

Um comentário:

Déhh Flamengo disse...

Eu acho isso ótimo para o nosso futebol do rio de janeiro, um time do interior disputando a serie B
seria muito bom e poderia marcar o ressurgimento dos cariocas, sou flamenguista mas nao torco pra vasco e flu cairem..
seu blog eh show de bola...
SRN! abraço