Qual será o time no jogo de quinta? - Parte 2

Pelo que se lê sobre o coletivo de hoje, acertei quase o time inteiro que Caio Júnior mandará a campo contra o Grêmio. A única surpresa foi a barração de Obina para a entrada de Maxi no ataque. Como o time não treinou à tarde e não deve ter coletivo amanhã, véspera de jogo, o mais provável seria que a escalação fique mesmo a que goleou os reservas hoje: Bruno, Fábio Luciano, Jaílton e Angelim; Léo Moura, Aírton, Íbson, Kléberson e Juan; Maxi e Marcelinho Paraíba. É claro que, com Caio Júnior, nunca se sabe. Mas deve ser isso aí.

Duas coisas a observar.

A primeira: com Maxi no lugar de Obina, o time obviamente ganha em mobilidade e velocidade na frente - e Obina foi mesmo abaixo da crítica contra o Santos, enquanto Maxi conseguiu ser perigoso. O time fica sem um centro-avante de referência, mas Marcelinho pode aparecer como homem-gol na área - quem sabe?

Mas é bom prestar atenção nos efeitos defensivos da troca. Obina vem fazendo, nas bolas paradas, o papel que era de Souza, ficando no primeiro pau pra cortar os cruzamentos por ali. Maxi, é claro, não vai fazer este papel. E o Grêmio é um time que usa muito os cruzamentos em faltas para definir seus jogos - aliás, não só em faltas, mas mesmo levantamentos da intermediária com a bola rolando. Claro, não é por isso que não se pode trocar o baiano pelo argentino, mas é preciso que o técnico converse com o time pra não levar gol de bobeira em uma jogada previsível por conta disso.

E a segunda: Jaílton continua no time, mostrando que é uma das poucas certezas que o técnico tem na escalação. E ele não vem mais sendo aquele misto de volante e zagueiro criado por Joel - é zagueiro-zagueiro mesmo, lá atrás, marcando na área junto com Angelim e Fábio Luciano.

Tenho pra mim que, como volante, Jaílton é razoável o bastante pra ser reserva, sem comprometer demais quando entrar em caso de necessidade. Como o time tem muitos na posição, sua briga pra conseguir lugar no banco seria complicada, mas enfim. Agora: como titular, e absoluto, não dá. Ainda mais na zaga.

Andamos sofrendo gols por falhas de marcação de Jaílton em diversos jogos - Vitória, Portuguesa, Goiás, Santos. E agora, quando ele erra, na maioria das vezes não tem ninguém atrás pra cobrir. Além disso, o seu recuo faz o time ter um a menos no meio-campo, o que ajuda a aparecer o crônico defeito de deixar o adversário chegar tranquilo até a entrada da área pra começar a sofrer marcação. O primeiro gol do Santos, no domingo, saiu por conta disso.

Dininho e Thiago Salles, até agora, não foram confiáveis quando entraram, para que o Flamengo pudesse jogar com três zagueiros pra valer. Eu sou teimoso e ainda acho que Jônatas teria lugar nesse time, jogando de volante-zagueiro-joeliano ou mesmo de primeiro volante, á frente da zaga, simplesmente. Se não for o caso, era preferível a entrada de Toró no meio, ajudando Aírton na proteção à zaga.

De qualquer forma: esta escalação que se anuncia é a melhor em um bom tempo. A presença de Kléberson no meio pode ajudar a fazer o meio-campo pensar um tanto mais. E Aírton tem mostrado serviço quando ganha suas chances. Ainda acho que o problema do time tem sido menos de escalação e mais de movimentação, posicionamento, padrão tático; mas, mesmo assim, dá pra tentar se animar.

2 comentários:

Anônimo disse...

Boa, escreveu exatamente como eu penso. Além do Jailton atrapalhar lá atras, o time ainda fica muito plantado e sem opção no meio campo, tanto na marcação quando nas saídas de bola.

Caio Jr tem se saído uma bela merda. Repare que além do Jaílton, o Cristian tb não tem liberdade de subir ao ataque - ano passado, um dos grandes trunfos do Flamengo era o apoio dele, que tem boa técnica e bom chute. Agora ele fica plantado lá atras juntamente com Jailton e os 2 zagueiros. Essa é a principal razão do Flamengo estar parecendo um time de cones..quase a metade do time não pode avançar num possível contra-ataque...além disso, o Ibson fica tendo que correr feito louco pra tentar auxiliar os laterais no apoio..

Agora, coloca seu texto naquele outro blog deinfluência tb :-)

Abs, MAx.

Pablo Alcântara disse...

Poxa, boa análise. Concordo com essa história do Jaílton mais recuado. Realmente ele não tem ninguém pra consertar as falhas, cobrir. E outra, a chance de termos mais penalidades contra aumenta, já que ele não sabe marcar sem derrubar o adversário. Também acho que o Jonatas deveria jogar desse jeito, na frente da zaga. A saída de bola da defesa para o meio melhoraria muito. Depois da recuperação da bola, a gente pararia um pouco de perde-la justamente quando o time começa a se armar. E tome pressão contra.