Morales no Flamengo - furada à vista!

Começou a circular a informação de que o Flamengo está negociando a contratação do centro-avante uruguaio Richard Morales. O primeiro lugar onde vi foi o Lance, com declarações dele dizendo que o contrato está quase fechado, e já me contaram que a informação surgiu porque estão dando a notícia em rádios do Uruguai.

Se é pra valer, é bom a diretoria pensar 15 vezes antes de fechar o negócio. Não parece uma boa idéia.


A situação atual do cara


Morales foi expulso no final do clássico entre Nacional e Peñarol, pelo campeonato uruguaio, mês passado. Depois do jogo, anunciou que estava abandonando a equipe e se falou inclusive em sua aposentadoria. Aos 33 anos e enfrentando problemas físicos que impediram que jogasse normalmente nas últimas semanas, "El Chengue" disse que não tem mais "forças para seguir nesta luta".

Parece alguém com o espírito pra entrar no Flamengo nesta situação? A pinta que dá é que estão agora tentando encaixá-lo em algum clube para fazer um dinheirinho em fim de carreira - até no Sport Recife já se falou de sua contratação, como substituto de Leandro "Piu Piu" Machado.


O histórico


Se fosse há um tempo atrás, Morales não seria um reforço a ser descartado. Trata-se de um dos grandes ídolos da história do Nacional, onde foi tri-campeão uruguaio entre 2000 e 2002. Transferiu-se para o Osasuña, no que foi a maior transação da história do clube espanhol até então. Fez ainda história na seleção uruguaia, marcando o gol da classificação sobre a Austrália para a Copa de 2002, depois de 12 anos de ausência da Celeste em mundiais. Jogou a Copa e fez gol.

Voltou da Espanha para o Nacional com grande moral. Vi algumas poucas partidas pela Libertadores, inclusive a contra o Flamengo - estava no estádio em Montevidéu. Lendo os jornais de lá, dava pra ver a moral que ele tinha; o tratavam nos textos após o jogo quase que como um herói nacional de guerra. Trata-se de um jogador grande (1,96m de altura!) e que sabe usar o corpo dentro da área (fez dois gols na vitória sobre o Flamengo naquele dia).

Mas, pelo menos por lá, ficava fixo dentro da área esperando cruzamentos - e o time jogava em função dele, insistindo em bolas altas o tempo inteiro. Difícil imaginar funcionando no time atual do Flamengo, em que todos os centro-avantes - Souza, Obina, Vandinho - saem da área o tempo inteiro e mal tocam na bola dentro dela. É bom dizer ainda que não vem fazendo muitos gols por lá. Segundo as estatísticas da ESPN, jogou 14 partidas no Clausura 2007/2008 (duas saindo do banco de reservas) e marcou apenas dois gols. Confiram a artilharia dos últimos Apertura e Clausura uruguaios - Morales não aparece nas listas.


O palpite

Em minha opinião, o Flamengo só deveria trazer um centro-avante de área se fosse alguém realmente indiscutível, o que não é o caso. Minha impressão é que a chance dele dar certo seria a mesma de Vandinho ou Obina. A prioridade deve ser um meia criativo - posição em que o elenco não tem absolutamente ninguém, bom ou ruim.

3 comentários:

Anônimo disse...

Acertou na mosca, Leonardo Gracián pode estar vindo..

Parabéns..

Anônimo disse...

Olá. Desde o seu post do Gracián, eu venho espalhando o link do post exaustivamente no site Flamengo-RJ, no urublog, e até no site oficial do Fla (não aceitaram os posts).

Parece que deu certo, a UOL está anunciando o interesse do Fla no Gracián.

Apesar de eu ter ajudado, espalhando exaustivamente a sua "matéria" sobre ele, os créditos são inteiramente seus. Eu, como rubro-negro, te agradeço por ter dado esta luz.

Anônimo disse...

Nicholas, obrigado a você pela audiência e por ter espalhado o link - o blog realmente deu um senhor upgrade de audiência nos últimos dias (muito pelos posts do Vandinho, do Gracián e do Morales, que se espalharam).

Não sei se tenho essa importância toda pra fazer um jogador ir parar no Flamengo. Mas tomara que ele venha mesmo e a coisa dê certo.

Abraço!