Estadual 2013 - Taça Guanabara - 6a rodada - Friburguense 0 x 4 Flamengo

Já dá pra dizer que o Flamengo-2013 é, ao menos, mais rápido que o da temporada passada.


Lógico, o adversário era muito fraco. Mas não eram também quase todos os anteriores? Até fazer 2x0, antes da metade do primeiro tempo, o Flamengo mostrou seu melhor futebol da temporada, marcando bem adiantado e criando chances de gol. Com o jogo praticamente decidido, e a chuva apertando, o ritmo naturalmente caiu até o intervalo. Na volta, o Friburguense entrou numa de tentar atacar com tudo; ganhou a posse de bola e recebeu de volta seguidos contra-ataques. Mesmo com o time marcando mais atrás, Felipe não foi ameaçado e, se não fosse uma certa vontade que bateu em cada um dos jogadores de "deixar o seu", a goleada poderia ser maior.

A defesa não foi testada pra valer e certamente outros adversários marcarão melhor. Mas, em relação à temporada passada, já dá pra dizer que o time evoluiu claramente ao menos em um aspecto: a velocidade. A entrada de Elias, Rafinha e Nixon (que, mesmo sendo o ponto baixo do ataque hoje, ao menos é veloz) no lugar de jogadores como Renato Abreu, Cléber Santana e Liédson já faz diferença. E ontem, como contra o Vasco, os contragolpes saíram com uma naturalidade que não se viu em momento nenhum de 2012, qualquer que fosse o oponente.

* * * * * * * * * * 

Foi só o Friburguense, é só o Estadual, mas é bom o torcedor estar feliz. O negócio mesmo é diretoria e comissão técnica terem sabedoria para aproveitar a tranquilidade que isso traz para o trabalho sem cair nas armadilhas que o oba-oba prepara.

A torcida gritou que Rafinha - que jogou bem mesmo, deu passe para dois gols e marcou um muito bonito - é melhor que Neymar e um repórter um tanto sacana lhe perguntou no final se dava pra dizer que sua atuação ontem tinha sido melhor que a do craque do Santos em Wembley. Ainda bem que ele nem se enrolou e respondeu rápido que "ainda precisa comer muito feijão com arroz". Eu diria que ele pode levar isso ao pé da letra.

Rafinha é muito fraquinho fisicamente. Com a marcação frouxa dos jogos que está enfrentando agora, especialmente quando o time pode jogar no contra-ataque, isso acaba pesando menos. Mas pode ser bem diferente quando enfrentar defesas mais fechadas, que lhe deem menos espaço e o obriguem a aguentar mais o tranco - e mesmo agora ele já mostra cansaço e cai de rendimento no fim de cada partida. Me parece talentoso, melhor que outros garotos que surgiram com algum brilho em inícios de temporadas anteriores, vale a aposta. Mas por enquanto ainda precisa ser visto como alguém em preparação, não um jogador pronto pra ser titular absoluto do Flamengo. 

Enquanto isso, Hernane segue tendo a tal de estrela e deixando seus gols. Nessa, os elogios vão se tornando mais frequentes e hoje já surge no GloboEsporte.com matéria comparando sua média de gols com a de Vágner Love. Tomara que siga dando certo o ano inteiro e ele se mostre um artilheiro incontestável no Brasileiro. Mas eu sigo não botando a menor fé - e, independente de eu estar ou não enganado, o cara nem reserva tem, ruim ou bom.

E por isso, mesmo feliz com o sucesso atual da dupla - é melhor ganhar do que perder, certo? -, torço para não ser verdade que a diretoria já começa a achar que contratar reforços para o ataque pode não ser tão importante assim. Claro, não se pode gastar mais do que tem, há necessidades também em outras posições e, se não der pra trazer ninguém, paciência. Mas não dá pra achar que o elenco está bem servido ali.

* * * * * * * * * * 

Ah: este jogo deveria acontecer hoje, em Nova Friburgo. O Friburguense gastou uma grana para preparar seu estádio pra receber os grandes mas, na última hora, surgiu um laudo dizendo que não havia sido suficiente. E aí o jogo magicamente passou pra quarta, 22h, horário da Globo, num estádio pronto para receber suas transmissões - e onde ocorreria no mesmo horário uma partida do Botafogo, convenientemente remarcada.

É uma avacalhação.




6/2/2013 - 22h - Friburguense 0 x 4 Flamengo
Estádio Cláudio Moacyr - Macaé, RJ
Renda/público: R$ 123.620,00/ 7.306 pagantes

Árbitro: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)
Auxiliares: Dibert Pedrosa Moises (RJ) e Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ)
Cartões amarelos: Sergio Gomes (FRI); Hernane e Rafinha (FLA)

Gols: Hernane, 6'/1ºT (0-1); Hernane, 12'/1ºT (0-2); Rafinha, 9'/2ºT (0-3); e Cleber Santana, 16'/2ºT (0-4)

Friburguense: Afonso, Sérgio Gomes, Cadão, Diego Guerra e Flavinho; Bidu, Zé Victor (Elan, 18'/2ºT), Marcelo e Jorge Luiz; Ziquinha (Lohan, 28'/2ºT) e Rômulo. Técnico: Gérson Andreotti.

Flamengo: Felipe, Léo Moura, Renato Santos, Wallace e João Paulo; Amaral, Ibson e Elias (Renato, 18'/2ºT); Nixon (Adryan, 23'/2ºT), Rafinha e Hernane (Cleber Santana, 15'/2ºT). Técnico: Dorival Júnior.


4 comentários:

Luis disse...

André, eu vi umas reportagens dias atrás comparando o Hernane com o Nunes. É sacanagem. O Nunés era muuuito melhor!

Para termos chances nos campeonatos que temos pela frente e que valem alguma coisa, precisamos mesmo de um camisa 9. Mas, na boa, pensando na relação custo vs benefício, mesmo levando em conta a grandeza do Mengão, sou mais o Hernane do que o VLove, que é uma mala sem alça e que não vale o que cobra.

Quanto ao jogo, vc o descreveu bem. Jogamos bem, mas foi muito fácil, mesmo com a chuva.

Sei que o teu blog é sobre o Mengão, mas a Copa de 2014 está se aproximando e tenho curiosidade em saber o que vc pensa de RGaúcho, Neymar, Kaká & Cia.

Cleber Soares disse...

Ao amigo Luiz,

Em relação a comparação de Hernane com Nunes, concordo com você. Mas ressalto que tal comparação se da pelo motivo que os dois são artilheiros... e lembrando sempre, o Nunes na época era considerado botinudo, mas com uma sorte e faro de gol impressionante, e isso foi o que o consagrou.

Vou discordar de você em relação a Love. Achei certa a decisão da diretoria em esclarecer para o cara que não tinha e nem podia pagar o montante do sálario que recebia. vida que segue e até a próxima.

Mas é inegável que Love é acima da média, se estivesse nesse time de hoje, com a postura que vem apresentando e com uma diretoria firme por trás, garanto que ele estava deitando e rolando...mas é só minha opinião. Um abraço e SRN.

BLOG DO CLEBER SOARES
www.blogdoclebersoares.com

SOMOS FLAMENGO
www.somosflamengo33.blogspot.com

Eduardo disse...

E o Ibson jogando bem. Que coisa!!! Melhor darem um tempo desse negócio de querer negociar o cara de todas as formas.

Com relação ao ataque com certeza precisamos de outros, pois até tem a questão física de o cara se machucar.

Com relação à mudança de local, foi a globo mesmo e o Friburguense não deu um pio. Levou uma boa renda que deve dar para pagar a folha de alguns meses. Escroto.

www.andrewmilton.com disse...

O jogo foi bom, masi infelizmente não dá pra afirmar nada sobre o futebol do flamengo contra times fracos como o friburguense entre outros, mas pelo os jogos o que se pode afirmar é que vários dos problemas do ano passado foram resolvidos, como a falta de criatividade no meio, de jogadas trabalhadas, e até de combativividade, mas alguns ainda permanecessem, como o problema infernal com bolas aéreas e com a lentidão da zaga, que com o Renato Santos e o Amaral melhorou, é isso que dá pra se afirmar por enguanto, além claro do que o andré já faou a velocidade.
Quanto ao Hernanes ele continua em uma faze espetacular fazendo o que a profissão lhe exige, gols, mas continuo com a mesma opinião do jogo passado, precisamos de um atacante, o Hernanes é fraco tecnicamente e isso pode prejudica em jogos com pouca oportunidades onde se exige no minimo um bom dominio e visão de jogo para chutar na hora exata e no momento exato, apesar de ele parecer ter melhorado em alguns aspectos do jogo passado pra cá, fruto de treino que pode sim melhorar sua tecnica e deixa-lo como o camisa nove, mas enquanto isso deve-se contratar outro atacante.