Por que a eleição do Flamengo tem que ser numa segunda-feira?

Mudar a data para um fim-de-semana pode facilitar a vida de muita gente para ir votar. Se você é sócio e concorda com isso, manifeste-se!



Está duro acompanhar os jogos do Flamengo enquanto este ano não acaba e ainda há o risco de rebaixamento (repito que não acredito que vá acontecer, mas a tabela até o final do campeonato não é nada tranquila e é bom torcer para nenhum dos de baixo, em especial o Palmeiras, resolver inventar uma arrancada). Mas, além da possibilidade de estar na Série B no ano que vem, há uma outra disputa, que acontecerá fora de campo, que terá grande impacto na vida do Flamengo nas próximas temporadas: as eleições do clube, em dezembro.

Infelizmente, este é um processo que conta com a participação de uma minúscula parcela da torcida do Flamengo: pouco menos de 6 mil pessoas. São os sócios com direito a voto. Em um universo tão reduzido, é importante que o máximo de gente possível vote, para que a decisão final reflita da melhor maneira os desejos dos rubro-negros. E algo pode influenciar decisivamente nisso: a data da eleição.

Não sei dizer desde quando, mas as eleições do Flamengo têm acontecido sempre às segundas-feiras, e é preciso ir à Gávea para votar. Para quem mora no Rio e trabalha, já é um complicador; para os off-Rio, fica ainda pior. Além de se dispôr a viajar de sua cidade para votar, ainda precisa arrumar uma desculpa para o chefe. É complicado.

O ideal seria que o processo de votação mudasse bastante, criando a possibilidade de se votar à distância - como o Inter já consegue fazer, por exemplo. Mas, por enquanto, sem tanto esforço nem necessidade de mexer no estatuto, poderiam ao menos realizar a votação em um fim-de-semana, facilitando bastante a vida da maioria dos sócios.

Esta questão ainda não está definida. A chapa de Ronaldo Gomlevsky encaminhou pedido para que isso seja feito e já houve reunião sobre o tema, mas parece que o presidente da Assembleia Geral, Bernardo Amaral, não está convencido de que isso seja o melhor a fazer.

Este então é um recado para os sócios: se você, como eu, acha que mais gente participaria das eleições se a votação for no fim-de-semana, manifeste-se. Clique aqui, entre na Ouvidoria do clube e envie sua mensagem sobre o tema.

* * * * * * * * * *

Já escrevi aqui que faço parte dos Sócios Pelo Flamengo, grupo formado no final de 2010 para reunir associados interessados em realmente mudar o Flamengo por dentro. Sou Sócio Proprietário desde 2009, com direito a voto este ano. E estou com o grupo na posição que decidiu tomar, apoiando a chapa Fla Campeão do Mundo, encabeçada por Wallim Vasconcellos.

Ainda vou escrever com calma sobre isso. Apenas não quis tocar no tema das eleições sem já deixar claro que tenho lado nessa.

Um comentário:

Bosco Ferreira disse...

Até que em fim o André resolveu entrar na luta. Boa notícia essa. Quanto ao rebaixmento, parecia muito dificil, semana passada, mas com essa melhora do Palmeiras e do Sport, se considerarmos que eles ainda tem pela frente clubes cariocas que podem amolecer para eles, no fim da rodada de Domingo, saberemos se esse perigo aumentou. Mas que a coisa está assustadora está.