Jogo: Coritiba 3 x 0 Flamengo - Brasileiro 2012 - 23a rodada

Deprimente.



Como  encontrar ânimo para escrever sobre o Flamengo depois de um jogo como o de ontem? Até agora, o que mais se ouviu sobre as chances deste time enfrentar a queda para a Série B é que "não vai acontecer, mas só porque este ano tem vários times ainda piores". Pois vejam: este Coritiba, que passou por cima do time de Dorival Júnior ontem, era simplesmente o primeiro time acima da zona de rebaixamento. Será mesmo que o futebol que o Flamengo tem jogado o coloca claramente acima de alguém?

Como já escrevi aqui, o elenco é simplesmente ruim, mal servido em praticamente todas as posições. Mas, além disso, funciona muito mal coletivamente, o que faz com que os jogadores, que já são fracos, pareçam ainda piores. Fato é que o grupo é este aí e dificilmente chegará alguém que faça a diferença ainda para este campeonato. É bom o técnico encontrar logo seu caminho pra fazer esses aí conseguirem jogar o seu melhor  - e que isso possa ser suficiente para ao menos manter-se onde está na tabela.


* * * * * * * * * *

As atuações de quem entra em campo fazem com que os que estão no banco sempre pareçam melhores - até a hora em que estes têm sua chance e a gente fica com saudades do anterior. Ramon, por exemplo, tem ido sempre muito mal na lateral esquerda e cheguei a ver gente no Twitter dizendo que preferia o Magal. Pois este jogou ontem e mostrou que a coisa está realmente feia naquela posição. O cara simplesmente nunca estava em sua posição na hora de marcar.

* * * * * * * * * * *

O gol entregue por Wellinton, em uma jogada daquelas com a sua assinatura, foi triste de se assistir. Mas o pior momento foi mesmo o primeiro gol do Coritiba. Parecia lance de final de pelada de churrasco, quando já está todo mundo meio cansado, pensando na carne que tá saindo e na cerveja que está gelada, e ninguém mais volta pra marcar. A liberdade com que o adversário recebeu a bola foi inaceitável em um time profissional.

E, se tiverem alguma dose de masoquismo para assistir novamente ao lance, reparem na atitude de Muralha (que, pra mim, é bom jogador e pode ter muito futuro) durante o lance. O cara vê o passe saindo, vê no que o lance vai dar, e ainda assim volta em direção à área rubro-negra trotando. Se ainda por cima faltar vontade, aí é que a vaca vai pro brejo mesmo.

* * * * * * * * * *

No duro, a derrota lá em Curitiba, cidade onde parece haver alguma maldição contra o Flamengo, era mais do que previsível. Incrível mesmo é não ter acontecido com gol de Deivid.





8/9/2012 - 18h30 - Coritiba 3 x 0 Flamengo
Estádio Couto Pereira - Curitiba, PR
Renda/Público: R$ 249.499,00/ 12.033

Árbitro: Sandro Meira Ricci (PE/Fifa)
Auxiliares: Altemir Hausmann (RS/Fifa) e Fabiano da Silva Ramires (ES)
Cartões Amarelos: Gil, Deivid, Lincoln e Rui Díaz (COT); Magal (FLA)

Gols: Lincoln, aos 16'/1°T (1-0); Rafinha, aos 11'/2ºT (2-0); Everton Ribeiro, aos 26'/2ºT (3-0)

Coritiba: Vanderlei; Ayrton, Rafel Bonfim (Luccas Claro, no intervalo), Demerson e Eltinho; Willian, Gil (Rui Díaz, aos 34'/2ºT), Rafinha e Lincoln (Robinho, aos 19'/2ºT); Everton Ribeiro e Deivid. Técnico: Marquinhso Santos.

Flamengo: Felipe, Léo Moura, Welinton, Frauches e Magal; Muralha, Ibson, Luiz Antonio (Adryan, no intervalo) e Bottinelli (Camacho, aos 24'/2ºT); Negueba e Vagner Love. Técnico: Dorival Júnior.

11 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Pelo que to vendo nas escalações, o Dorival ta tentando usar tudo que tem nas mãos pra ver se o time melhora, o problema é que com isso o, o time fica sem um padrão definido, os jogadores ficam inseguros por não saberem se serão ou não escalados na próxima partida. Acho que uma boa sugestão é escalar o time com um meia fixo, que pode ser o Adryan ou o Matheus ou ambos e na frente usar o Tomás aberto por um lado do campo com o Hernane ou o Liédson do outro lado e o Vágner Love centralizado, treinar à exaustão essa formação e repetí-la com o decorrer dos jogos sem maiores alterações... Dorival, acho que o caminho é por aí, agora tem que ter mais tranquilidade, o time anda muito nervosinho!!

Paulo Sales disse...

Difícil encontrar o que comentar, André. Magal me fez ter saudade de Rodrigo Alvin (uma ironia sem graça, claro) e Wellington... o que dizer? Frauches foi para a bola com Lincoln de uma forma tão infantil. O meio-campo é muito ruim e até jogadores promissores como Luiz Antonio estão muito mal. Ibson, que eu sempre quis ter de volta ao Mengão, joga com uma displicência inacreditável.
Me parece um péssimo momento para cair na tabela, e tenho medo. Dorival não tem culpa, faz o possível. Agora é torcer para rolar logo uns 3 pontinhos antes que o bicho pegue de vez.

Unknown disse...

Não tem jeito...já foi tentado de tudo.

Aposto que TODOS querem a cabeça do Wellinton. Tudo bem todos têm razão, inclusive eu, mas tiramos ele e quem entra? O Frauches??? Com aquele posicionamento e aquele combate do 1º gol??? O cara entrou pulando como se fosse pelada do play com 10 anos de idade. Aquilo foi rídiculo!!!

O caso das divisões de base do Flamengo deveria ser investigado pelo FBI, CIA, Polícia Federal...todo mundo. Jogadores como Negueba, Thomas, Frauches, Wellinton, Matheus...como conseguem ENTRAR no Flamengo, como conseguem se manter no Flamengo e, mais impressionante, como conseguem se profissionalizar no Flamengo???

Não têm a menor condição técnica, não sabem se posicionar, não sabem dominar uma bola...são patéticos. A divisão de base do Flamengo é simplesmente patética!!!

Não vou nem falar dos contratados: Magal, Adriano, Liédson, Hernani..ou dos IDOSOS L.Moura, Renato Canelada...

Esse ano temos que rezar MUITO !!!

Luis disse...

Por um bom tempo que não tivemos treinador que realmente treinasse o time.

Por um bom tempo não tivemos treinador que fizess o "coaching" técnico e psicológico adequados de quem sai das bases.

Há muito tempo não fazemos contratações que resultem em passes valorizados, adequadas ou isentas de interesses.

Com isso, vamos ter que rezar para não cairmos para a Segundona e para conseguir pegar uma vaguinha na Sulamericana ......

André, o Andrade seria a solução? O Adriano pode resolver?

fla_2010 disse...

Dorival nao tem tempo pra treinar, ok! Mas não dá pra entender essa filosofia de se mexer tanto no grupo. Não sei que teoria motivacional está por trás, mas no time, joga quem tá melhor. E no banco, fica quem estiver em condições de entrar e segurar a onda.

Chega desses rodizios e argumentação de que tem que se dar experiencia para os novos. Por que colocar no banco Nixon, Fernandinho etc..?!?!? Welinton falhou, mas está mais pronto que Frauches e Marlon. Airton tem que jogar, mesmo com a volta do Caceres! Hernane é opção de banco, como Deivid deveria ter sido. O momento é de seriedade, não de se fazer experiências com garotos, que se mostram muito crus ainda.

André Monnerat disse...

Acho que falar em Andrade é partir pra superstição. O que pode até vir a ser válido, sei lá.

Do Adriano eu já falei bastante aqui o que eu acho. Agora é esperar mesmo.

Bosco Ferreira disse...

Vou fazer o mesmo comentário que fiz durante a libertadores de 2010 e não sei por quanto tempo ainda vou ficar carimbando esse comentário sobre O problema do Flamengo. porque não são os garotos os (ex) ídolos ou treinadores. - "O problema do Flamengo é a cartolagem, e isso não é de agora não, vem de décadas sem que o torcedor perceba". Não vai mudar tão cedo porque gente de bem não consegue nem registrar chapa lá dentro nas eleições.

Bosco Ferreira disse...

O pior é que ela disse que se reelegerá facilmente, mas caso não queira mais, reelegerá o seu sucessor. Com isso, nada será auditado. Tudo será incinerado. Alguem duvida de que ela não consiga?

Bosco Ferreira disse...

Enquanto isso vamos perdendo torcida no nordeste para os organizados gambás.
http://blog.opovo.com.br/gol/datafolha-aponta-ceara-na-lideranca-entre-as-torcidas-na-capital/

fla_2010 disse...

Foi noticiado que Airton foi vetado para o jogo de amanhã e Muralha foi escolhido para o seu lugar.

Na ausencia de Airton e Caceres, que se coloque um terceiro zagueiro na proteção.. ou esse Amaral..

Muralha no combate direto ao Neymar é pedir pra sofrer!!!