Jogo: Flamengo 1 x 1 Grêmio - Brasileiro 2012 - 25a. rodada

Em um empate que até animou a torcida pelo 2o tempo, vale analisar melhor o gol do adversário para entender por que a defesa tem sofrido tanto.



Já lhes aviso: não assisti pra valer ao empate entre Flamengo e Grêmio. Acompanhei o resultado durante a partida, vi os melhores momentos, mas não é o bastante para comentar o jogo. Pelo que li, o Flamengo jogou muito mal o primeiro tempo, teve uma mudança tática no segundo após a entrada de Adryan no meio-campo (e não no ataque) e, a partir do gol de falta do garoto, pressionou até o final pelo empate. Poderia ter ganho e saiu aplaudido de campo.

Mas deixo pra vocês, que realmente viram a partida, o espaço para comentários. Afinal, Léo Moura levou jeito como meia? Wellinton Silva teve uma atuação melhor que as que o veterano vinha tendo na lateral direita? Adryan foi realmente bem ou o gol de bola parada melhorou as avaliações sobre sua atuação? Como se saiu Liédson como titular? E Vágner Love, apesar de não ter marcado, foi melhor que na partida anterior? Digam lá.

* * * * * * * * * *

Pra não deixar de dar alguma opinião, vou destacar apenas o lance do gol do Grêmio. Após a derrota para o Santos, comentei que eu plantaria dois volantes à frente da zaga, para minimizar os problemas que o time sempre vai ter com a fragilidade técnica de sua defesa. Ter dois jogadores ali, com funções defensivas mais claras, talvez ajude a organizar a marcação no meio e deixar os zagueiros menos expostos. Pois pode até não ser solução - em futebol, cada um tem a sua visão e não existe verdade absoluta -, mas a jogada do gol gaúcho mostra como o trabalho dos cabeças-de-área precisa melhorar.

Neste caso, vale prestar atenção especialmente em Cáceres. Vejam no posicionamento do time no início da jogada:


Reparem que já há uma desorganização na recomposição, quando Zé Roberto tem a bola em seu campo de defesa: o lateral Ramon marca onde deveria estar um meio-campista, com Luiz Antônio ocupando seu lugar na defesa. Cáceres se posiciona em uma área onde nem dá combate direto a Elano, nem está no caminho do passe que ele receberá; na prática, não está marcando ninguém. E, entre os dois que estão posicionados como volantes (naquele momento, Cáceres e Léo Moura) e os dois zagueiros, que nem aparecem na tela, há um enorme espaço onde o jogador gremista poderia receber a bola sozinho.


Por conta deste espaço grande entre as linhas, Frauches tem que sair lá de trás, correndo uma distância relativamente grande, para dar combate a Elano quando ele vai receber a bola. Reparem que, neste momento, González já está no mano a mano com Marcelo Moreno. Aqui já não há mais sobra na defesa - Luiz Antônio está com o gremista Pará, que está junto à linha lateral, fora da imagem.


Frauches chega a fazer o corte, mas a bola sobra para o meia gremista Zé Roberto - que havia tentado o primeiro passe e, depois disso, avançou sem ser acompanhado da melhor forma por Ramon. Frauches segue no combate a Zé Roberto e, depois, ao lateral direito Pará, que acaba recebendo a bola com Luiz Antônio à distância, posicionado para impedir seu avanço. Enquanto aconteciam estas divididas, era o tempo para Cáceres recuar para se aproximar de Elano e ocupar o lugar do zagueiro que havia saído de sua posição graças ao buraco no meio-campo - mas ele segue se movimentando olhando apenas a bola, em uma área em que não está marcando ninguém. E neste momento não só não há sobra como González está na zaga sozinho com dois adversários. O gol do Grêmio já está desenhado.


Como a falta de um volante marcando Elano no primeiro momento fez Frauches sair de sua posição e nenhum volante apareceu para cobri-lo, o meia do Grêmio mais uma vez recebe a bola sem ninguém o marcando de perto. Luiz Antônio chega atrasado ao tentar correr por uma distância relativamente grande para tentar marcá-lo, enquanto González precisa se preocupar ao mesmo tempo com quem está com a bola e com quem se desloca às suas costas - como aconteceu com Frauches na Vila Belmiro. Fica fácil para Marcelo Moreno avançar no espaço vazio, receber o passe e tocar na saída de Felipe.

Assistam abaixo ao vídeo. Ao vivo, sem se dar conta de como ocorreu a movimentação dos jogadores do Flamengo, Luiz Carlos Júnior narrou o lance como "uma jogada de pura qualidade dos jogadores do Grêmio" - quando, na verdade, eles tiveram seu trabalho bastante facilitado pelas falhas de posicionamento do sistema defensivo rubro-negro, a partir de seu meio-campo. É isso: os zagueiros já não são bons, mas enquanto a proteção a eles seguir sendo tão mal feita, seus defeitos vão parecer ainda maiores.




16/9/2012 - 18h30 - Flamengo 1 x 1 Grêmio
Engenhão - Rio de Janeiro, RJ
Renda/Público: R$ 233.790,00/11.968 pagantes/15.625 presentes

Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa/MG)
Auxiliares: Fabio Pereira (TO) e Carlos A. Nogueira Junior (SP)
Cartões amarelos: Léo Moura, Marcos González (FLA); Gilberto Silva, Vilson (GRE)

Gols: Marcelo Moreno 17'/1ºT (0-1); Adryan - 15'/2ºT (1-1)

Flamengo: Felipe; Welington Silva, Frauches, Marcos González e Ramon; Luiz Antonio (Adryan - intervalo), Cáceres, Ibson e Léo Moura (Bottinelli - 36'/2ºT); Liedson (Nixon - 28'/2ºT) e Vagner Love. Técnico: Dorival Júnior

Grêmio: Marcelo Grohe; Pará, Werley, Gilberto Silva e Anderson Pico; Marco Antonio (Vilson - 12'/2ºT), Souza (Marquinhos - 30'/2ºT), Elano e Zé Roberto; Kleber e Marcelo Moreno (Leandro - 12'/2ºT). Técnico: Vanderlei Luxemburgo

10 comentários:

Ad@1LtoN disse...

Leo Morto hj é um imprestavel.
E olha que sou fã do cara, mas não dá mais.
pior que tem uma porrada de comentarista incensando essa ida dele pro meio, sendo que ele nunca teve jeito pra coisa, e nunca demonstrou nada parecido.

Cabron disse...

Ainda bem que Léo Moura tomou o 3o cartão, pois o W. Silva foi muito superior na lateral mas mesmo assim com certeza iria para o banco se o LM voltasse para sua posição de origem em alguma mexida no meio-campo.

Liédson até se movimentou bem enquanto teve gás, perdeu um gol que não costuma perder.

Já o Love perdeu duas oportunidaes bem claras, uma delas preferiu rolar no meio quando deveria ter amassado para o gol. Tá faltando confiança...

fla_2010 disse...

Estive ontem no Engenhão pela primeira vez desde a eliminação no Estadual desse ano. A torcida se não compareceu como deveria, apoiou durante todo o jogo, mesmo com o primeiro tempo horroroso.

No segundo, além da entrada do Adryan (que deu outra movimentação no ataque), a recuada do Ibson tb fez ele crescer e até o Cáceres, que tinha sido um dos piores em campo no primeiro tempo, melhorou.
Claro, que em parte facilitado pelas mudanças do Luxa, colocando o Grêmio todo atrás.

Welington Silva foi bem, se apresentando e querendo jogo, com atuação superior ao que Leo Moura vem mostrando. Esse último fez um primeiro tempo ridículo.. perdido em campo, lento e sem saber o que fazer com a bola! No segundo melhorou alguma coisa, mas teve atuação bem fraca.

O preocupante é a fase do Love, nossa única esperança de gols lá na frente. Luta muito, andou fazendo desarmes na defesa... mas qdo teve chance de finalizar, sempre pecava.. ou demorava muito, ou escolhia o passe qdo deveria chutar.. deveria usar a semana para treinar finalizações intensivamente.

Por fim, o goleiro Felipe tomou gol idêntico ao que tinha tomado contra Coritiba e Santos.. saindo, vendido, facilitando o trabalho do atacante, que só teve que tirar a bola dele.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Prezado Monnerat.
Após ler sua análise do lance do gol do Grêmio, muito bem ilustrada pelas imagens postadas, fiquei me fazendo algumas perguntas, tais como:
1)será que alguém no Flamengo – técnico, comissão técnica – faz coisa parecida?
2)imagino (e espero) que sim, mas, se faz, será que isso é mostrado e discutido com os jogadores ?
3)se é mostrado e discutido com os jogadores, será que há atenção e interesse por parte (pelo menos de alguns) deles ?
4)se há atenção e interesse por parte dos jogadores, será que eles (pelo menos alguns) entendem o que está sendo mostrado ?
É isso, no mais, parabéns pelo blog, que acompanho sempre, embora raramente faça comentários. Gosto muito de suas análises, sempre muito sensatas e pertinentes.
Um abraço.
Augusto Freire

Luis disse...

Wellinton Silva (que é fraco) fez bem mais do que o Leo Moura vinha fazendo.

Cáceres e Ibson de fato fizeram um 2o tempo razoável, o que deu uma arrumada na defesa.

Adryan foi bem para a idade. Mil milhas distante do que o Neymar era, mas ele tem valor. Assim como outros jovens do Fla.

Liédson foi um ótimo jogador, mas talvez a sua carreira já tenha chegado ao fim. A conferir.

Vágner Love foi mais uma vez patético. As noitadas devem estar boas. Péssima fase técnica.

Gabriel Folha disse...

Cáceres rascunha ser mais um volante no nível de André Gomes, Jaílton, Douglas Silva e afins. Não joga nada com a bola no pé, erra uma quantidade inaceitável de passes e defensivamente é fraquíssimo, tanto no posicionamento quanto no combate.

O problema do Love não são as noitadas, ele simplesmente não sabe jogar bola, mas tanto disseram que ele tem talento que ele acreditou. Ganhando o que ele ganha, com o cartaz que ele tem, qualquer um poderia cometer esse erro de juízo. Mas, não joga NADA!!!!

Liédson já estava aposentado no Corinthians, claro que ele continuaria assim por aqui.

Saudades do Egídio...

Flávio disse...

O Cáceres e o Ibson melhoraram no segundo tempo por uma razão simples: o Flamengo tornou-se ofensivo, recuando o Grêmio.
Concordo com você e defendo a escalação do Muralha com o Cáceres.
Assim sobraria para o Ibson, para o Léo Moura ou para o Luiz Antônio. Pode escolher na moedinha, não fará diferença alguma.
Mas o pior em campo foi o Love. Que coisa! Não foi falta de oportunidades, foi ruindade mesmo.

LUIZ ALBERTO MARINHO disse...

Excelente análise da jogada do gol do Gremio. Podia mandar o material para o Dorival Junior, por favor? ;-)

Eduardo disse...

E como o Gonzales é lento. Impressionante!!!

O resto o pessoal disse tudo.

Ah, vamos ter que procurar um lateral esquerdo.