Presentes para Dorival Júnior

Em boa hora, o novo treinador ganhou tempo para trabalhar e dois reforços: Liédson e Cáceres.



O Flamengo ganhou de presente, num momento em que realmente está precisando, um tempinho extra para treinar. O adiamento do jogo contra o Atlético-MG é o tipo de coisa que é incrível que ainda aconteça no Brasil, mas os rubro-negros (assim como todo mundo que está lutando na parte de cima da tabela e deve estar interessado em ver o time de Cuca aproveitando um pouco menos essa incrível boa fase para somar pontos) não têm do que reclamar.

Além desta folga na tabela, Dorival Júnior ganhou ainda dois novos reforços: um que parecia certo há tempos, mas só agora poderá jogar, e outro que já fala como jogador do clube, mas ainda não foi confirmado oficialmente pela diretoria. São eles o volante Cáceres e o atacante Liédson.

* * * * * * * * * *

Nunca vi o tal do Cáceres jogar. O fato de ser da seleção do Paraguai poderia ser um indício de que o cara tem qualidades, mas andamos vendo vários jogadores de seleções sul-americanas passando por aqui sem conseguir grande coisa - como Victorino no Cruzeiro, Arévalo no Botafogo e Fierro no Flamengo. Sem falar, por enquanto, em González, atual titular da zaga rubro-negra que até agora não mostrou muito. Então, o negócio é esperar pra ver ele em campo mesmo.

Não dá pra saber se Dorival imagina lhe dar em breve alguma chance como titular, embora a marcação no meio-campo tenha deixado a desejar nas duas partidas do time sob seu comando. No esquema que vem sendo treinado, com apenas três no meio, Cáceres provavelmente luta por espaço com Aírton - agora machucado - e Luiz Antônio, já que parece que o treinador vê Íbson como um jogador mais ofensivo.

* * * * * * * * * *

O Flamengo está mais mal servido em seu elenco de atacantes do que de volantes. Então, é de se imaginar que Liédson - que hoje não é um "reforço de peso", e sim uma aposta - já comece com mais chances de jogar do que Cáceres.

Na verdade, o time ganharia mais com um atacante com outras características, de maior velocidade e que buscasse mais as jogadas pelas pontas. Liédson não é lento, nem um centroavante daqueles de jogar só na área; mas, na verdade, joga em posição bem parecida com a de Vágner Love. Não é impossível imaginar os dois jogando juntos, especialmente com o que o Flamengo tem hoje à disposição, mas em um elenco mais forte eles provavelmente disputariam posição.

Liédson teve um ano passado bom pelo Corinthians, mas não esteve bem no primeiro semestre de 2012. Andou num jejum de gols meio desagradável e acabou perdendo a posição de titular que manteve na campanha do título brasileiro de 2011. Dizem que já é efeito da idade pesando, e pode até ser. Mas não faz tanto tempo assim que ele estava jogando bem por aqui mesmo e não é impossível que volte a render ainda.

Vale considerar que, no ataque, o Flamengo não tem mesmo garotos que pareçam minimamente prontos para serem titulares. Ter alguém mais cascudo na frente para chamar um tanto a responsabilidade de fazer os gols pode ser bom para aliviar o peso nos que estiverem subindo agora com mais espaço pra jogar em outras posições - como Adryan, Mattheus, Thomás e Luiz Antônio.

Não foi preciso pagar a ninguém pela liberação de Liédson, pois estava sem contrato. Como vinha no banco do Corinthians, também não deve estar exigindo salário de jogador top do mercado. O acordo até o final do ano que vem, se o contrato não tiver variáveis em torno de seu rendimento, me parece meio exagerado. Mas, dependendo de quanto tiverem se disposto a gastar, me parece uma aposta bem razoável, ao menos pra aliviar um pouco a barra até o fim deste ano.

* * * * * * * * * *

Um dos questionamentos maiores à contratação de Liédson é o seu físico. Quanto à idade, realmente é uma aposta: não esteve bem nos últimos meses, jogou bem no ano passado, vamos ver com o tempo qual o seu potencial atual. Mas fala-se ainda de problemas de contusão, e é isso que está segurando o anúncio oficial do Flamengo. Aí é questão de confiar na avaliação do departamento médico. Se for aprovado, está aprovado e vamos em frente.

6 comentários:

Luis disse...

Um jogava no Libertad, que tem nível de Friburguense. O outro tá bichado.

andrew disse...

O Luiz nessa tenho que discorda não sei como o cáceres joga, mas o libertad não é time a nivel de friburguense pois tava na libertadores e chegou as quartas de finais coisa que o nosso flamengo não conseguiu, o que é uma dura realidade, pelo que ouvir falaa o cáceres é um volante de marcação, bom em cabeceio e que sabe chegar bem no ataque e defende bem também e ainda conto com a raa dele e vontade de defender o mengão ois o cara praticamente se colocou no flamengo coisa que anda meio em falta no flamengo.
Qunato ao Liedson acredito que é uma boa contratação apesar dos seus problemas físicos acredito que ainda pode render e além disso ele já trabalhou bastante nesse esquema de marcação pressão que o dorival está implantando então se encaixa bem no sistema tático em falar nisso sua maior importancia no corinthians era tática mesmo, pois ele fazia isso muito melhor que os outros atacantes e era uma das peas fundamentais para o corinthians em 2011, espero que faça o mesmo aqui

Pedro Concy disse...

Diz-se que vai receber 250 pratas por um contrato de 18 meses.
Se ele tem esse problema crônico no joelho, despender 4,5 milhões não me parece propriamente um investimento, talvez uma despesa.
O que fica claro é que, para não ficar com o peso de seguidas tentativas fracassadas (Riquelme, Diego, Felipe, etc), buscaram qualquer um com um mínimo nome pra apresentar no auditório da Gávea.
Talvez fosse mais válido investir no Pelé, no Ronaldo...

André Monnerat disse...

Pedro, "problema crônico de joelho" é o que eu disse: exame médico existe pra isso. E eu tendo a acreditar em nosso departamento médico.

Fizeram lá os exames, seguraram o anúncio da contratação enquanto não fizeram uma tomografia no joelho do cara. E, pelo visto, chegaram à conclusão de que ele pode jogar.

Então, acho que pode-se até achar que ele não vai mais render, pela idade. É uma opinião. Mas, pela questão do joelho, vou deixar pra criticar só se voltar a acontecer.

Pedro Concy disse...

André, nem entrei no mérito da idoneidade do dpto médico do Fla.
Mas temos que relativizar a chancela clínica neste caso.
Ele está apto a jogar futebol? Sim.
Agora, pode jogar em alto nível? O Corinthians diz que não. O rendimento dele este ano diz que não. As lesões sequenciais dizem que não.
Além disso, como você abordou, não é uma posição que o instável elenco rubro-negro esteja mais carente.
Respeito opiniões contrárias, mas pra mim não vale a aposta...

André Monnerat disse...

Olha, Pedro, eu acho uma aposta.
Ele foi mal este semestre - não por contusões. Mas não faz muito tempo, jogou bem.

E acho, na verdade, que o elenco precisa sim de atacante. O ideal seria ter outra característica, mas ele pode jogar. E fato é que a janela de fora fechou e, aqui dentro, não há muita opção não. Ele estava livre, o Flamengo está sem dinheiro pra comprar quem não esteja...

Enfim: eu acho que, na situação atual, se os exames o liberaram, é uma aposta válida. Não um reforço de peso, não uma certeza, mas não acho absurdo trazê-lo não.