O empate com o Sport, a saída de Deivid e o primeiro turno surreal do Atlético-MG

Três assuntos num texto só. Lê aí.



Que atuação horrorosa, a do Flamengo no primeiro tempo de ontem, em Volta Redonda, contra o Sport. O time voltou a mostrar seus problemas costumeiros com a bola - falta de qualidade na saída de bola, pouco poder de criação no meio, ausência de jogadas combinadas entre os pontas e os laterais e a própria pouca efetividade de Thomás e Negueba. Mas a tudo isso somou-se uma quantidade ainda maior do que o normal de erros de passes, inclusive os mais fáceis. Ramon, por exemplo, teve atuação simplesmente lamentável.

Não assisti ao segundo tempo mas, pelo que li, o time melhorou alguma coisa após as substituições de Dorival Júnior. Como já escrevi, percebo que o esquema que o treinador escolheu acertou bem o time defensivamente, ainda mais se considerarmos as limitações dos dois laterais na marcação e a fragilidade técnica dos zagueiros. Mas, ofensivamente, ele exige a escalação de dois atacantes de velocidade que atuem pelos lados do campo - e, na verdade, o elenco não tem hoje nenhum jogador confiável com estas características. Fora isso, nunca vi time que funcionasse bem nesta formação sem um verdadeiro meia; os que estão lá hoje não são confiáveis, mas era melhor apostar em um deles do que seguir sem nenhum em campo.

Talvez tenha servido pra alguns que começavam a se empolgar sem tanto motivo assim acertarem suas expectativas.

* * * * * * * * * *

Deivid está de saída.

Por anos ele foi dos jogadores mais citados por rubro-negros na hora de especular reforços desejáveis. Mas chegou em um momento ruim, não foi bem de primeira e acabou nunca rendendo o que se esperava dele quando foi contratado. Mas veio melhorando na parte final da temporada 2011 e este ano até teve seus melhores momentos - e, justamente quando estava melhor, foi barrado por Joel e nunca mais voltou.

Se eu fosse o treinador, ele hoje estaria disputando a posição como titular com Liédson. Mas, com o esquema que Dorival escolheu, Liédson por lá e Adriano se preparando pra ter seu lugar, realmente ficava cada vez mais difícil ele entrar em campo.

E o Flamengo se livrou de um salário alto e, provavelmente, de parte da grande dívida que tinha com o cara.

* * * * * * * * * *

Meu palpite, desde o início do campeonato, era de que o Fluminense seria campeão este ano, inclusive com alguma tranquilidade. Terminou o primeiro turno e o tricolor realmente teve o melhor aproveitamento da história dos pontos corridos - se não contarmos o Atlético Mineiro.

O Atlético é o que está acontecendo de mais fora de padrão neste campeonato. Vai saber se isso se sustenta até o final. O time está bem montado e funciona bem, mas não sei se tem elenco para suportar se tiver desfalques importantes, algo que não vem acontecendo.

E tem Ronaldinho. Assisti a alguns jogos dele até certo ponto do campeonato e não era nada melhor do que jogava no Flamengo; fazia um papel de coadjuvante total, sem marcar gols, sem dar assistências, enfim. Danilinho e, principalmente, Bernard é que eram protagonistas, com Jô aproveitando as oportunidades como centroavante. Mas, desde o jogo contra o Vasco, comecei a ver o cara realmente jogando bem. E a arrancada que ele deu aos 43 do segundo tempo para fazer seu golaço contra o Cruzeiro é o tipo de coisa que nunca se viu dele com a camisa rubro-negra.

Não sei se aposto que isso vá durar. É esperar pra ver.

Nenhum comentário: