Por que lamentar o "não" de Riquelme

A contratação do argentino provavelmente traria mais problemas do que soluções, mas a situação não permite alegria nenhuma.



Havia escrito aqui antes o que pensava da ideia de Riquelme no Flamengo. É um dos grandes meias que vi jogar, adoro o estilo do cara e por isso não conseguia achar ruim a ideia de vê-lo com a camisa do meu time. Mas, racionalmente, havia muitos argumentos contra e a chance de dar errado era enorme. Assim, não posso ficar triste por ele não ter vindo - ainda mais logo depois de ter me manifestado contra iniciativas desesperadas de última hora só para dar uma satisfação à torcida e aos críticos.

Pelo que deu pra entender, Riquelme exigiu grana, exigiu garantias e tudo lhe foi garantido - e ainda assim, ao ver só uma amostra do que encontraria por aqui, refugou. Melhor assim; fica claro que, se o jogo ontem tivesse sido um tantinho mais tranquilo e ele viesse, acabaria dando problema depois. O triste mesmo no desfecho desta novela é a exposição de uma situação que nem é nova: para atrair alguém bem posicionado no mercado, o Flamengo precisa apelar para algum tipo de rubro-negrismo esotérico do cidadão ou oferecer-lhe um caminhão de dinheiro, bem maior do que ele conseguiria em outros lugares. Por si só, o Flamengo não consegue mais se apresentar como um lugar atraente para se trabalhar. E isso é algo que já acontecia bem antes de Patrícia Amorim assumir.

Como escrevi ontem, o trabalho de higienização da imagem rubro-negra é longo e difícil. E talvez seja onde a gestão Patrícia mais tenha falhado, antes de Zinho chegar. Ele é bem intencionado e está tentando fazer sua parte nesta área. Mas, vamos combinar: não precisava ter dado tanta explicação assim sobre a recusa de Riquelme. "Não veio, preferiu seguir outro caminho", e ponto. Pra quê mais que isso?


* * * * * * * * * *

Pode ser que ainda puxem um coelho da cartola, vai saber. Mas está com toda pinta que o Flamengo verá a janela de transferências do exterior fechar-se sem trazer nenhum reforço de impacto. Daí pra frente, vai ter que contar com o que tem; se quiser trazer alguém, será ou da Série B ou algum jogador bastante descartável de outro time de Série A.

Claro, há muito campeonato pela frente ainda este ano, mas me parece cada vez mais claro que já deveriam começar a pensar em 2013. Reparem: Corinthians, Vasco, Fluminense, são todos times que jogam juntos desde o ano passado, com o mesmo treinador, e contam com isso para fazerem boas campanhas agora. E, na boa, alguém ainda acha que o ano que vem deve ser com Joel Santana no Flamengo? Está na cara que não.

O cenário de treinadores brasileiros, hoje, é para mim muito desanimador. Com raras exceções que confirmam a regra, vejo as equipes daqui jogando de forma atrasada em relação às de fora, com jogadores distantes uns dos outros, pouco participativos, insistindo em ligações diretas e chuveirinhos, dependendo enormemente de lances de bola parada. Sei que há muita gente com medo de rebaixamento - não acho que seja pra tanto - e que, por isso, não se sentiria confortável em ver alguém menos acostumado à realidade brasileira e rubro-negra assumindo agora, precisando de algum tempo de adaptação. Mas eu gostaria mesmo de ver alguém de fora chegando para comandar a equipe.

Se esta é uma ideia fora de cogitação, prestem atenção: Dorival Júnior parece estar pra perder o emprego no Internacional. Não é um nome dos sonhos, seu trabalho no Inter tem sido um tanto decepcionante. Mas, dentro do que existe por aí, não vai ser fácil encontrar alguém melhor.

2 comentários:

Marcelo Ivo disse...

André, vc leu isso?
A coisa tá muito séria e todos nós flamenguistas pensamos quase igual e parece q só vai melhorar qdo cairmos p 2¤ divisão... Isso dói muito.

http://moglobo.globo.com/blogs/comentarios.asp?post=456210&t=Desabafo+rubro%2Dnegro&n=Renato+M%2E+Prado&q=200&c=rmp&pp=1

George AFG disse...

Não tem nada a ver com a matéria, mas com o Dorival, dado o q fez no Inter, vc acha q caminharíamos pra um 4-2-3-1 André??? PV, LM, Marlon(??), Gonzales(??), Ramon; Airton/Carceres, Ibson/Luiz Antonio
Renato (como o Tinga); Thomas/Negueba, Botinelli/Camacho/Adryan/Matheus/Deivid/Renato (pior dos mundos), DM/Negueba (joga (??lol) nas 2 pontas esse rapaz) e Love/Deivid/Hernane???? Pois se jogar vamos ter jogadores tendo q aprender alguns fundamentos como o DM por ex tendo q ter participação mais efetiva na marcação e o Leo Moura aprender a marcar, por ex...