Brasileiro 2012 - 7a. rodada - Flamengo 3 x 2 Atlético-GO

A vitória sobre o lanterna do campeonato veio em mais um jogo ruim, que mostrou como o grande problema do time hoje é seu meio-campo.



Um primeiro tempo pavoroso, típico do Flamengo de Joel. E um segundo tempo em que, mesmo nos 15 ou 20 minutos em que houve algum motivo para se animar graças à atuação de Adryan, o time levou sustos atrás e precisou de mais uma boa atuação de Paulo Victor para não sofrer mais gols. Hoje as manchetes falam em "alívio" e "sobrevida" para o treinador, mas a verdade é que a vitória sobre o lanterna do campeonato veio em mais um jogo ruim - e graças a dois gols de falta de Renato, novamente mostrando sua importância para um time que não funciona.

O Flamengo tem problemas sérios em sua zaga, em que mesmo Gonzalez, da seleção chilena, não passa segurança - o cara é muito fraco com a bola nos pés, como mostrou no segundo gol do Atlético ontem. Os laterais que vêm jogando são mesmo muito fracos, principalmente Magal. Na frente, Vagner Love não está tendo boas atuações e Diego Maurício segue longe do que prometia ser quando apareceu pelas primeiras vezes nos profissionais.

Mas, como ficou demonstrado ontem, o maior problema do time de Joel Santana é mesmo o meio-campo. A reivindicação mais óbvia é a entrada de um armador no lugar de um dos volantes, para dar ao setor alguma criatividade. Mas, mesmo sendo necessárias mudanças de nomes, as questões vão além disso, além da escalação. Os jogadores se colocam sempre longe uns dos outros, além de se movimentarem pouco e lentamente. Isso faz com que os passes sejam sempre mais complicados e os erros vão aparecendo em sequência. O número de passes errados neste jogo foi simplesmente obsceno.

A falta de jeito para trocar passes não causa problemas só na hora de atacar. Qualquer time que devolva tanto a bola ao adversário vai ser pego desprevenido atrás com frequência, fazendo a defesa sofrer. Além disso, mesmo com tantos volantes o meio-campo rubro-negro simplesmente marca mal, sempre à distância, incomodando pouco quem está com a bola. Com isso, o combate pra valer começa mesmo apenas perto da entrada de sua área, expondo os defensores - que já não são mesmo grande coisa e assim ficam parecendo ainda piores.

Joel fala muito na defesa, trabalha muito a defesa. Mas, se quer mesmo tentar seguir adiante em seu trabalho apesar de já ser dado como demitido pela imprensa, deveria começar a esquentar a cabeça com seu meio-campo. Tanto com a bola quanto sem.


* * * * * * * * * *

Adryan entrou no intervalo e tornou-se a grande notícia do jogo. Não foi o meia que o time precisa, colocando-se sempre muito aberto pela direita, mas por uns 15 ou 20 minutos sua presença fez com que o Flamengo conseguisse produzir algo na frente. É mesmo talentoso, rápido, esperto e com grande facilidade para concluir, como mostrou em seu gol.


Mas, de novo: foram apenas 15 ou 20 minutos, e contra o Atlético Goianiense. Ele é bom, mas ninguém pode afirmar nem que aguente o ritmo entre os profissionais por um jogo inteiro. Sou a favor mesmo de, em não sendo possível fazer grandes contratações, apostar mais nos mais novos (ele, Camacho, Thomás e por aí vai) para mudar o time. Mas não é bom começar a enxergá-lo antes da hora como salvador da pátria. 



1/7/2012 - 18h30 - Flamengo 3 x 2 Atlético-GO
Engenhão - Rio de Janeiro, RJ
Renda/Público: R$ 111.610,00 /4.200 pagantes

Árbitro: Heber Roberto Lopes (PR)
Auxiliares: Ivan Carlos Bohn (PR) e José Carlos Dias Passos (PR)
Cartões amarelos: Gilson, Marcos, Gabriel (ATG)

Gols: Felipe, 27'/1ºT (0-1); Renato, 34'/1ºT (1-1); Adryan, 11'/2ºT (2-1); Renato, 15'/2ºT (3-1); Felipe, 34'/2ºT (3-2)

Flamengo: Paulo Victor, Wellington Silva (Adryan, intervalo), González, Marllon e Magal; Amaral, Luiz Antônio, Renato e Ibson (Muralha, 43'/2ºT); Diego Maurício (Bottinelli, 30'/2ºT) e Vagner Love. Técnico: Joel Santana.

Atlético-GO: Marcio, Marcos (Elías, 15'/2ºT), Gilson, Gabriel, Eron; Pituca, Fernando Bob (Ernandes, 15'/2ºT), Joilson, Bida; Wesley (Danilinho, 32'/2ºT) e Felipe. Técnico: Hélio dos Anjos.

2 comentários:

alexandre disse...

O Flamengo deveria aproveitar jogadores como Felipe, Maldonado, D. Maurício e Welinton para possíveis trocas, e parar de ceder jogadores de graça aos adversários (mesmo que pouco aproveitados no time). Achei um tanto estranha a opção de Luis Antônio pela direita, mais uma patacoada de Joel.
Por fim, acho loucura pagar o que estão pedindo no Diego, acho que não vale nem metade disso. Pelo visto, esse ano vai ser bem longo.
E André, gostaria de saber sua opnião sobre as últimas movimentações de união da oposição, que parece que vai dar em nada. Será que corremos o risco de ter que aturar a turminha da Patrícia por mais 3 anos?

Luis disse...

Será que o Joel não vai cair ??????