Brasileiro 2012 - 11a. rodada - Cruzeiro 1 x 0 Flamengo

Análise rápida do último jogo de Joel Santana como treinador do Flamengo e um pouco sobre esta sua passagem pelo clube e sua saída.



Foi um jogo curioso no primeiro tempo, em que dois times lotados de volantes mostravam marcações igualmente frouxas no meio-campo. Neste cenário, o Flamengo foi até melhor com a bola nos pés, inclusive com atuações razoavelmente boas de Íbson e Renato. Porém, os gols perdidos - em especial pelo supervalorizado Vágner Love - pesaram no último lance antes do intervalo. A marcação pela esquerda foi sempre ruim e foi por ali que Ceará teve grande tranquilidade, com Ramon marcando à distância, para cruzar para a área; Marllon não acompanhou Borges, que se antecipou à saída ruim de Paulo Victor e fez o gol que mudou o cenário para o segundo tempo.

Em vantagem, Celso Roth pôde fazer com tranquilidade o que mais gosta e recuou a marcação de seu time, diminuindo os espaços que o Flamengo tinha na primeira etapa. Com mais dificuldade, Renato e principalmente Íbson (que segundo tempo horroroso!) caíram de produção e o time passou a criar menos, embora dominasse a posse de bola. Faltava alguém mais criativo no meio e até poderia ser Adryan, que vinha até bem mesmo deslocado para o ataque; mas Joel preferiu justamente tirar o garoto, colocando o improdutivo Hernane dentro da área. Ainda tentou depois melhorar o passe com as entradas de Camacho e Mattheus, mas não foi o suficiente. Se "justiça" contasse alguma coisa no futebol, o Flamengo - que jogou alguma coisa melhor do que em partidas anteriores - até deveria ter tido resultado melhor ontem, pois teve mais chances claras de marcar que o Cruzeiro. Mas competência para empurrar a bola pras redes conta, e muito.


* * * * * * * * * *

E Joel caiu.

Tenho uma imagem de Joel como treinador provavelmente melhor do que a média. Não acho um grande técnico, mas também não acho pior do que uma porção de outros que são mais levados a sério por aí. Não dá para contratá-lo esperando futebol bonito e ofensivo, não é muito recomendável esperar com ele trabalhos de alto nível no longo prazo e não gosto de seu estilo de jogo, mas ele sabe trabalhar dentro dele e consegue alguns bons resultados. Para não falar do próprio Flamengo, Joel teve bom rendimento recentemente no Botafogo, ia razoavelmente bem dentro das limitações que o seu Cruzeiro tinha - o time despencou pra perto da zona do rebaixamento depois de sua saida - e deu uma salvada no Bahia. Seu lado folclórico acaba atrapalhando um pouco na comparação com outros "profissionais mais respeitáveis".

Porém, nesta passagem pelo Flamengo ele foi mal, mesmo dentro do que se pode esperar de seu estilo. Não deu os resultados de curto prazo que dele costuma se esperar e não tornou a defesa mais segura. Teve bons períodos de treinamento e não conseguiu com eles fazer o time evoluir ou sequer ganhar um jeito definido de jogar.

Minha impressão é de que manteve-se por mais tempo no cargo, mesmo sem boas atuações, em um primeiro momento porque Zinho queria ser justo e dar-lhe algum tempo de trabalho e, depois, porque não havia disponível no mercado algum nome que agradasse. Por isso, considerando até que a atuação contra o Cruzeiro não foi nenhum desastre, não creio que seja coincidência sua demissão logo depois da saída de Dorival Júnior do Internacional.

Vamos ver.

2 comentários:

Luis disse...

No jogo contra o Cruzeiro o Fla mostrou mais uma vez que está com o time totalmente desarrumado (um bando em campo) e o Joel teve todo o tempo do mundo para arrumá-lo.

Apesar do folclore e de ser retranqueiro/"cagão", ele já foi um treinador razoável, mas nesta última temporada no Fla mostrou que já está mais doi que na hora de se aposentar. Nâo tem mais energia para treinar o time, não tem mais paciência para lapidar a garotada, não consegue mais segurar a pressão sem demonstrar stress, não enxerga mais o jogo adequadamente, está cada vez mais "cagão" ou avesso a riscos etc.

Além disso, um time (ou uma marca) como o Fla não pode ter em seu comando alguém folclórico. Se a gente quiser voltar a ser grande(pois não somos mais - temos apenas uma torcida grande), acho que o perfil do Joel não serve.

André, o Joel caiu tarde (muito tarde), nunca deveria ter voltado e agora é juntar os cacos para 2013. E que a atual presidência/diretoria seja enxotada da Gávea.

Mas até que o Zinho está mostrando pulso e bom trabalho, vc não acha?

André Monnerat disse...

Olha, eu acho que o Zinho é bem intencionado, tem os conceitos corretos, mas anda ultimamente parecendo meio desesperado pra dar respostas de curto prazo em meio a essa situação complicada toda.