Os primeiros negócios confirmados nas férias rubro-negras

Na prática, Flamengo cede dois jogadores ao Cruzeiro para trazer Victorino. Saída de Willians poderia ter acontecido antes.


* * * * * * * * * *

Segundo o Lance, o Flamengo fechou hoje a troca de Bottinelli pelo zagueiro uruguaio Victorino, do Cruzeiro. Vale notar: eu pelo menos não havia lido qualquer rumor sobre isso em lugar nenhum. Podem falar mal da troca, mas ao menos nessa aí conseguiram trabalhar em silêncio.

Bottinelli é bom batedor de faltas, sabe se colocar em campo quando escalado em sua verdadeira posição e é um dos poucos meias mesmo do elenco do Flamengo - o outro seria Camacho, que tem tido pouquíssimas chances com Joel. Mas, tecnicamente, é não mais que razoável. Tem alguma moral com a torcida devido a alguns bons chutes de longe que acertou mas, para alguém de sua posição, em muitos jogos limita-se demais a lances burocráticos e ainda é de errar muitos passes fáceis. Diria que tem nível para ser uma boa opção de banco para um time no nível que o Flamengo deveria ter.

Já o Victorino de que me lembro pode chegar para ser titular, e não apenas porque concorre com Wellinton. É zagueiro com uma passagem muito boa pela Universidad de Chile (inclusive fazendo gol na eliminação do Flamengo na Libertadores de 2010) e frequentador da seleção uruguaia - foi titular em vários jogos na Copa do Mundo de 2010, chegando às semifinais. Tem personalidade e é forte no jogo aéreo. No entanto, nos últimos tempos vinha sendo criticado no Cruzeiro, mas há que se levar em conta que o time vem muito mal desde o ano passado e chegou a conviver (vejam só vocês) com polêmicas por atrasos de salário no início do ano. Com ele por aqui veremos de perto se o que andou vivendo foi apenas uma má fase ou se os bons tempos no Chile e a campanha na África do Sul é que foram enganosos.

A troca pura e simples dos dois, por empréstimo, considerando as necessidades atuais do Flamengo, não me pareceria mau negócio. O time já precisava mesmo de zagueiro e agora, com David Braz e Gustavo de saída, a questão que antes era de qualidade passou a ser também numérica.

Porém, o negócio se torna tosco quando lembramos que há muito pouco tempo o Flamengo liberou Alex Silva de graça para o mesmo Cruzeiro (e, dizem, ainda pagando parte dos salários do zagueiro). Foi a chegada deste reforço que tornou Victorino dispensável na Toca da Raposa. Na prática, o Flamengo está cedendo dois jogadores em troca de um - e ainda por cima se responsabilizando por uma fatia dos vencimentos de um dos que jogarão em Minas. Fica a impressão de que podiam ter negociado bem melhor.


* * * * * * * * * *

Apesar de achar que Victorino pode ser mais útil no Flamengo do que Bottinelli neste momento, a saída do argentino faz com que o elenco fique ainda mais necessitado na posição de meia armador. E Íbson, se vier mesmo, não é jogador para ocupar este espaço - embora Joel talvez não pense assim, já que era mais ou menos essa função que ele fazia no Flamengo de 2007. Mas como andaram falando por aí também em gente como Douglas e Renato Augusto, dá pra tentar acreditar que quem está lá dentro sabe desta carência. Vamos ver o que conseguem anunciar, com toda a falta de grana, até o Brasileiro começar.


* * * * * * * * * *

Outro negócio confirmado hoje é a saída de Willians, contratado pela Udinese. O cara corre muito, rouba muitas bolas, mas mesmo nos padrões de cabeças-de-área grossos que muito time por aqui ainda usa, tem defeitos graves demais: passa muito mal para querer ser o segundo volante, não tem noção de posicionamento boa o bastante para ser o primeiro. Mesmo suas boas estatísticas de bolas recuperadas devem ser posta em perspectiva: ele conseguia retomar muitas bolas porque sempre partia para o bote, o que fazia com que também levasse muitos dribles e cometesse faltas em excesso. Teve seus méritos jogando aberto pela direita num esquema em que era preciso mais gente correndo para Pet poder jogar em 2009, mas no geral sua maior utilidade era quando escalado para fazer marcação individual em cima de algum destaque adversário.

Acho que o Flamengo perdeu o timing para negociá-lo melhor, pois sua fama de "maior ladrão de bolas do Brasil" já foi mais forte. Houve época, vejam vocês, em que lia até gente da imprensa paulista falando que ele mereceria uma convocação para a Seleção. Hoje, sua saída é até boa para o elenco (e para o jogador, claro), mas não vai render tanto assim financeiramente ao clube, dono de apenas 30% de seus direitos.

Atualizando: Isso é pra aprender a não confiar em notícia sem confirmação oficial do clube. O Flamengo desmentiu em seu site que esteja trocando Bottinelli por Victorino. Podem descartar então quase tudo neste texto. O elenco segue muito necessitado de zagueiros e ainda faria bem a contratação de um meia com nível para ser titular.

8 comentários:

alexandre disse...

É André, com essas notícias de hoje eu fiquei bem preocupado, ainda mais depois de ler declarações do Joel de que o time precisa contratar mais volantes. Pelo visto, o time para o brasileiro será mesmo sem praticamente nenhum armador de ofício e repleto de volantes, bem ao estilo Joel. A saída de Willians foi uma boa, mas quem consegue explicar como um time com uma folha salarial tão alta pode possuir um elenco tão ruim e com poucas opções? Esse ano de 2012 ainda vai dar muita dor de cabeça...

alexandre disse...

Ah, e ainda teve a lamentável decisão de voltar com o Thomás para os juniores. Parece que estão fazendo de tudo pra afundar o Flamengo.

Sidney Jr. Miranda disse...

Com diversas contratações não vai sobra tempo para entrosa o time.

Essa vai ser uma das desculpas pela possível falha na busca pelo título.

Amor o Flamengo de coração, mas essa diretoria tem feito uma péssima administração.

Pensando somente no seu Bolso e esquecendo do patrimônio principal que é fazer sua torcida feliz.

Paulo Sales disse...

Não sei, André. Acho que Botinelli vai fazer falta, mesmo achando uma boa a chegada de Victorino. Falta no Flamengo jogador que se posicione como meia e que dê dinâmica de jogo naquela parte do campo. Pelo visto, Ibson e Kleberson serão os responsáveis pela armação, o que não seria mal se tivéssemos um meia a mais. Com Ronaldinho se escondendo lá na esquerda, ficamos sem esse jogador e Deivid vai ter que voltar várias vezes para buscar bola. Em suma: o problema maior, é claro, está no Gaúcho.

André Monnerat disse...

Paulo, eu concordo contigo, acho que vamos sentir falta de meia com a saída do Bottinelli. Mas troca é troca, íamos perder algo - e acho que o Victorino pode ser mais importante agora do que o argentino (que já era banco mesmo).

Minha impressão é que o Joel vai escalar o time com Volante-Renato-Íbson; Deivid-Love-Ronaldinho.

fla_2010 disse...

Como falado, realmente perdemos o "timing" de negociar o Willians. E temos que aproveitar as últimas atuações de Kleberson para negociá-lo.

Não adianta achar que o cara virou craque da noite pro dia. Ainda mais considerando a chegada do Ibson. Vai ser banco e temos outras opções nessa posição de segundo ou terceiro volante (Luis Antonio, por exemplo).

Por fim, mesmo que esse Caceres seja contratado, só poderia atuar em agosto e Muralha não foi bem como primeiro volante nas chances que teve. Renovar com Airton seria importante para manter time equilibrado.

Luis disse...

O Flamengo nunca foi bom em contratações, dispensas etc, e sempre perde dinheiro, mas acho que ninguém aguentava mais o Williams (podia/devia ter saído antes) e eu acho um Botinelli uma enceradeira com bola nos pés.

Certamente perdemos (ou deixamos de ganhar) mais dinheiro outra vez, mas me parece que o Fla do 2o semestre está um pouco mais forte do que no 1o. Ficaria de fato mais foprte se a gente se livresse do mala do Ronaldinho é uma questão ética.

Quanto ao Thomás, sinceramente acho o erro foi tê-lo subido cedo demais. O cara realmente ainda não está maduro e não é tão talentoso quanto Neymar (longe disso) & Cia. Vamos ver se ele aguenta o tranco de dar um passo para trás. Se aguentar, pode virar um bom jogador no futuro.

ok disse...

o que me preocupa é a forma como joel planeja armar este time pro brasileiro.
Este time com ronaldinho, love e deivid parados lá na frente esperando a bola dificilmente dará certo! a marcação do meio fica fragilizada.
renato abreu e júnio césar não têm a menor condição de serem titulares.
Acho que o camacho, pelo que apresentou quando jogou, deveria ter mais chances.
o problema é que o joel quer transformar todos os meias em volantes.