Adianta reclamar da torcida?

Como o técnico do Vasco lidou mal com as expectativas de seu torcedor e complicou um jogo que parecia tranquilo em São Januário.



* * * * * * * * * *

Incrível como foi mal o técnico Cristóvão ontem na vitória de seu Vasco sobre o Lanús. O time ganhava de 2x0 e ele resolveu tirar o armador Felipe para colocar o volante Felipe Bastos e segurar o resultado. Só que, antes da troca acontecer, o Lanús diminuiu para 2x1, resultado que passou a ser um tanto ruim para o Vasco.

Pois Cristóvão não desistiu da troca, para incompreensão geral no estádio. A soma do gol argentino com a substituição difícil de se justificar fez o clima nas arquibancadas, que era festivo até minutos antes, mudar totalmente. A torcida parou de cantar e passou a só gritar junta para xingar o técnico de burro. Difícil dizer o que o time em campo sentiu mais: o gol inoportuno do Lanús, a saída de Felipe, que fazia uma partida até boa, ou a pressão dos próprios torcedores impacientes.

Alguns vão dizer que os vascaínos que pagaram ingresso não entenderam a Libertadores, não ajudaram o time, não perceberam o seu papel. Pode até ser - e volta e meia ouvimos este tipo de crítica à torcida do Flamengo e a outras tantas por aí -, mas é o tipo de coisa difícil de se lutar contra. Não adianta: não se tira o armador do time para colocar um cabeça-de-área logo em seguida de um gol do adversário, quando o placar ficou ruim. Pode pedir para o torcedor compreender o quanto quiser que não vai adiantar.

Claro, o Vasco havia entrado em campo já com uma escalação muito ofensiva e o normal, quando Felipe e Juninho estão juntos, é um dos dois precisar sair no meio da partida. Mas aquele não era o momento e, se fosse, com certeza Felipe Bastos não era o mais indicado para entrar.

* * * * * * * * * *

O resultado foi até bom para o Lanús, mas sua vida na Argentina não vai ser fácil. O Vasco tem ido bem fora de casa na Libertadores (na verdade, desde a Copa do Brasil do ano passado que seu desempenho em mata-mata fora de casa tem sido melhor do que em São Januário - algo que tem a ver tanto com o comportamento da torcida quanto com as características do time, que muitas vezes prefere mesmo jogar no contra-ataque) e deu pra ver, ontem, que tecnicamente os argentinos são bem inferiores. Meu palpite é que o Vasco avança.

A atuação do Lanús de ontem não serviu em nada para ajudar a consolar o rubro-negro que ainda não se conformou em ficar de fora da Libertadores. Com os adversários que teve nesta primeira fase, o Flamengo tinha obrigação de se classificar.

3 comentários:

Eduardo H. Costa disse...

O Vasco eu quero ver na final pra atingir a meta novamente...

Luis disse...

O Vasco ontem deu uma deu Flamengo. Parece que o técnico deles aprendeu com o nosso!

Paulo Sales disse...

Fugindo do assunto do post, acabei de ler que o Flamengo quer trocar Victorino, do Cruzeiro, por Botinelli. Será que já não basta encher o time de volantes, ainda vamos perder o único meia com estilo de meia no elenco? É muita falta de planejamento e conhecimento de futebol. Tantos jogadores pedindo para ser dispensados e escolhem logo Botinelli.