O Flamengo que Joel Santana escalou para enfrentar o Olímpia

Um time bastante ofensivo para os padrões joelianos. Ele pode estar achando ruim ter tantos desfalques, mas estou achando melhor assim.




* * * * * * * * * *

Os desfalques foram aparecendo, um atrás do outro, e Joel provavelmente teve que mudar bastante seus planos para o time do Flamengo. E, ao contrário do treinador, eu não estou reclamando muito da situação não.

Pelo visto, Joel usou o Fla-Flu para testar a formação que vai entrar em campo hoje. Sendo isso mesmo, Bottinelli deve entrar no lugar de Kléberson, como um volante pela direita com alguma liberdade para apoiar, assim como Luiz Antônio deverá fazer pelo outro lado. Muralha é o volante mais fixo, centralizado; à frente dos três volantes, Thomás e Ronaldinho jogam um de cada lado, por trás do centroavante Vagner Love.

Não gosto deste posicionamento para Bottinelli. Kléberson já é mais de vir de trás mesmo, mas o argentino se posiciona melhor quando joga realmente de meia, mais centralizado. Com estes mesmos jogadores, seria mais jogo colocar Luiz Antônio mais atrás para deixar Bottinelli jogar na armação mesmo. De qualquer forma, em relação ao time que jogou contra o Emelec na semana passada, esta escalação é bem mais animadora.

É bom ver que Joel nem tem pensado em usar o esquema de três zagueiros que colocou em campo na semana passada sem ter Léo Moura disponível. Deu pra sacar que ele pensava naquela opção para usar muito os avanços de seu melhor lateral - tanto é que, quando ele se machucou, colocou logo em seu lugar um atacante, Negueba, e não quem seria o seu reserva imediato, Galhardo. Realmente, armar um esquema para apostar no poder de decisão de Galhardo (incrivelmente pré-selecionado por Mano Menezes para as Olimpíadas, coisa de louco) e Júnior César não seria razoável.


* * * * * * * * * *

Já defendi muito Deivid por aqui, nas épocas em que foi mais perseguido. Dizia que era melhor que os reservas que viviam ganhando chance em seu lugar (Wanderley, Jael) e que o esquema que Luxemburgo utilizava, com muito pouca gente na frente, atrapalhava seu rendimento.

Mas nunca deixei de falar do que é, pra mim, seu maior defeito: a lentidão. Hoje, com Vagner Love garantido de centroavante, eu vejo como algo complicado colocar Ronaldinho e Deivid juntos em campo. É preferível que um dos dois saia, para abrir espaço no meio-campo tanto para quem se apresente para armar o jogo, quanto para gente de mais velocidade. E como Ronaldinho não vai ser barrado mesmo...

7 comentários:

Paulo Sales disse...

Minha única preocupação é a escolha de Muralha como primeiro volante, até por falta de jogadores da posição. Ao contrário de Luiz Antonio, um jogador pronto e com muitas virtudes, acho Muralha ainda meio inseguro. Mas pode ser que jogos como esse sejam ideais para dar a maturidade que ele precisa. E sim, André, Botinelli rende muito mais jogando centralizado como meia. Vamos ver no que vai dar.

André Monnerat disse...

Eu fico meio preocupado com o Muralha também. Não sou contra ele seguir carreira de primeiro volante não, mas já escrevi aqui que ele tem entregado muito na saída de bola. Tenta umas jogadas complicadas em posições muito perigosas.

Mas o Maldonado me deixou uma impressão tão ruim a última vez que jogou de titular que acho que tem que ser o Muralha mesmo.

fla_2010 disse...

Pra quem ainda tinha dúvidas, escalação de hoje escancarou toda a deficiência do nosso setor defensivo. Vão falar que o time recuou quando abriu a vantagem, mas o fato é que quando o Olimpia quis partir pro ataque, sempre levou perigo.
Estamos acostumados a jogadores de seleção.. e por isso, exigimos tanto de alguns. O fato é que sem Willians e Airton não temos ninguém para a posição de primeiro volante!
Muralha não marca. Só reparar nas estatísticas. Vigia tanto à distância, que mal é capaz de fazer faltas!
O treinador teve sua colaboração, colocando mais uma vez o inútil Negueba! Mas o banco hoje era de uma mediocridade só! Elenco é fraco e se Leo Moura e Willians não se recuperarem, o time não vai longe!

saulo disse...

Pra mim Muralha e Luís Antônio são lúcidos, rápidos na saída de bola, e tocam a bola com precisão. Muito melhores que Willians e Airton. O Flamengo deixou a vitória escapar nas Mãos do PV que se posicionou muito mal e pulou tarde nos dois chutes cruzados. Felipe não tomava nenhum dos dois. Outra, depois daquela cabeçada que ele botou pra escanteio tinha que ter ficado uns oito minutos no chão. Depois do empate o cara do Olímpia caiu e só se levantou com os acréscimos acabados. E o Júnior César, na boa, não dá. 44 minutos do segundo tempo, time tomando pressão. Uma bola disputada no alto na lateral que ele tinha obrigação de cortar pra fora e gritar na cara do paraguaio, ele tenta cabecear pra trás sem ter a mínima noção de quem tá atrás dele? Brincadeira. bola no pé do jogador dos caras que meteu no Bianchucci. O FDP ainda foi correr que nem um louco pro meio da área, pra nem a esperança de impedimento a gente ter. Pra fechar com chave de ouro, ainda vira de lado e deixa a bola passar entre as pernas dele. Na boa...espero que o Flamengo tenha chances de classificação contra o Lanus, porque senão e vou pra xingar esse inútil o jogo todo.

André Monnerat disse...

fla_2010, fui ao Engenhão ontem e ainda vou escrever sobre o jogo. Mas já adianto que discordo MUITO dessa sua análise.

Paulo Sales disse...

É claro que o resultado acaba desdizendo tudo, mas o Flamengo fez ontem sua melhor partida em muito tempo. Um time rápido, com jogadas de ultrapassagem, que consegue sair pro jogo e chegar no gol. O primeiro tempo foi equilibrado, mas no segundo o Fla dominou amplamente a partida, com Ronaldinho, Love, Botinelli e Luiz Antonio tendo ótimas atuações. A partir dos 3 a 0, o time relaxou e deixou o Olimpia gostar da partida, e Joel vacilou ao não reforçar o setor defensivo logo após o primeiro gol. Vamos lamentar por muito tempo esse empate, até porque Joel pode usar a desculpa da inexperiência para voltar àquele time pesadão de antes.

André Monnerat disse...

Paulo, acabei de publicar meu texto sobre o jogo e vi algo bem parecido com o que você escreveu mesmo.