Libertadores 2012 - 1a fase - 1a rodada - Lanus 1 x 1 Flamengo

Alguém pode se surpreender com Joel Santana?


* * * * * * * * * *

Bem, Joel foi Joel. Escalou o infame meio-campo com Aírton, Maldonado, Willians e Renato. Dá pra se supreender? Não dá.

Joel é Joel. Ele faz este tipo de coisa deliberadamente, porque acha que dá certo. E o pior é que, volta e meia, dá. A questão é: vale a pena assistir a futebol assim?

Vejam, as coisas mudam. Há 100 anos, tempo historicamente curto, o remo era mais popular que o futebol. Se as teses joelianas prevalecerem, porque diabos a gente vai continuar assistindo a isso aí? Sinceramente não sei.

Enfim: Joel é Joel. Quem o contrata sabe o que pode esperar.


* * * * * * * * * *

O Lanús era tido como um time forte. Se é o caso, teve contra o Flamengo uma péssima noite.

Jogaram sem nenhuma criatividade, com os jogadores longe uns dos outros, o que fez com que os passes fossem forçados demais e os erros aparecessem sem parar. Se chegaram perto do gol o tanto que chegaram, foi graças à total falta de jeito do Flamengo em sair jogando, em trocar passes, em conseguir ficar com a bola. De novo: algo previsível com a escalação que Joel escolheu. E ele mesmo achava isso - tanto que, à beira do campo, orientava o time a sair da defesa com chutões pra frente. É deliberado, é o que ele via com mais chances de dar certo. O time, na verdade, não jogou mal: fez exatamente o que era planejado.

Como futebol é uma caixinha de surpresas, o Flamengo, aos 45 do primeiro tempo, achou um gol. E até que em uma boa jogada, apesar da falha bizarra da zaga argentina. Mas é óbvio que a chance de um time que fica 99% do tempo com a bola em seu campo de ataque conseguir um gol é bem maior do que a do time que não passa do meio-campo. E, só por isso, sem grande mérito dos argentinos, o empate saiu no segundo tempo.

Escrevo antes de Joel dar sua coletiva. Tenho razoável dose de certeza que ele vai dizer que Felipe trabalhou pouco, que o jogo estava sob o controle e que o gol argentino saiu num lance isolado. Talvez mencione até um possível erro do juiz. "E poderíamos ter matado o jogo naquele gol perdido pelo Bottinelli".

A questão é a seguinte: quando você deixa o adversário ficar tanto tempo no ataque, a chance de um lance isolado - uma dividida perdida inesperada, um erro de arbitragem, uma bola desviada na defesa, uma furada de um zagueiro... - se multiplica, por melhor que você tenha armado sua defesa. Se o jogo terminasse mesmo com o 1x0 pro Flamengo, seria muita sorte - mesmo com o Lanus jogando mal. No duro, mesmo o empate caiu do céu, apesar das chances de gol criadas no final pelo Flamengo, depois da entrada de Bottinelli em campo.

Mas Joel é Joel. E às vezes dá certo. O empate hoje, fora de casa, contra o adversário mais difícil do grupo, deve ter sido um bom resultado. Certo?

* * * * * * * * * *

Ronaldinho jogou bem? Não, não jogou. Longe disso.

Mas botar a culpa nele pela falta de criatividade de um time com aquela escalação chega a ser surreal.

13 comentários:

Luiz Filho disse...

Desde sempre fui contra o joel então posso falar: Joel, não dá!
Parei com o Flamengo!

É melhor parar do que passar mal, porque enfarto na minha idade é fulminante!

Paulo Sales disse...

O grande problema é que essa tática de Joel não representa mais segurança na defesa. O time continua vulnerável. Nem é aquela coisa de fazer um ferrolho, trancando o meio-campo, para não jogar nem deixar jogar. Ontem, só não perdemos porque o Lanus foi pouco objetivo e perdeu chances claras. Contra um time mais forte dificilmente dá para segurar. E o mais incrível é ver como o Flamengo muda com a entrada de um meia. Botinelli, mesmo sem brilhar (e perder um gol), deu novo ritmo ao meio-campo. Ah, e ver Williams na posição que já foi de Zico faz a gente querer desistir do futebol mesmo.

Gabriel Folha disse...

"Ah, e ver Williams na posição que já foi de Zico faz a gente querer desistir do futebol mesmo."

Ontem foi a primeira vez em anos que optei por não assistir a um jogo do Flamengo.

Concordo com sua linha de raciocínio do inicio do post: o basquete perdeu seu lugar pro volei, o público nos estádios é cada vez menor, do jeito que as coisas vão até o insuportável futebol americano ameaça nosso futebol.

Vou continuar repetindo: muito triste ver alguem como o Joel Santana sendo levado a sério.

Luis disse...

Time e treinador medíocres. Consigo achar graça do Joel apenas em anúncio de TV ou no YouTube. No Mengão, não dá.

Eduardo H. Costa disse...

"Ah, e ver Williams na posição que já foi de Zico faz a gente querer desistir do futebol mesmo."

Boa, Paulo Sales.

Cláudio Lopes disse...

E enquanto isso, Ronaldinho toca o terror nos companheiros de equipe fora dos gramados:
http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/futebol/ronaldinho-gaucho-expulsa-companheiros-de-camarote-no-samba/

alexandre disse...

Pois é André, o Joel disse na coletiva exatamente aquilo que você mencionou, sobre o gol perdido do Bottinelli. Não tenho muitas esperanças pra esse time, ainda mais vendo jogadores como Tomás e Muralha, ainda que imaturos, sendo preteridos por outros tais como negueba e renato abreu. Sem contar a atuação apagada do Ronaldinho, incompatível com um salário de R$ 1,2 mi.

Flávio disse...

Não estou defendendo o Joel, mas alguns questionamentos são necessários:
O Wagner Love teria jogado? Sim, com certeza. Então a retranca serve porque, na cabeça do Joel, o Willians e o Botinelli jogam a mesma coisa. A diferença é que um marca melhor.
O Joel confia na garotada da base? Não confia, senão teríamos visto o Camacho e o Luiz Antônio em campo.
Ainda bem que o Botinelli perdeu aquele gol, senão o Joel teria certeza que entende tudo de futebol e nós somos completos idiotas.

Felipe disse...

André,

incipientemente, gostaria de afirmar que respeito todas as opiniões dos nobres colegas que vem até aqui dar um pitaco na prancheta do Natalino, contudo, estou achando um pouco exagerada as críticas da galera.

Não concordo com a postura tática adotada, mas acho um pouco de maldade culpar o cara por um empate jogando lá na argentina. Poxa, quando tem que criticar que o critiquem, mas ontem, e eu me refiro especificamente ao jogo de ontem, queiram os corneteiros ou não, a tática do cara deu certo. Não sei se isso já não é um pouco de politica que os blogueiros estão fazendo pra queimar a Patrícia ou não (friso que eu entendo ser desnecessária tal politicagem).

Tem vários blogs, torcedores e imprensa achando um absurdo esse monte de volantes, e eu me incluo nesse rol, contudo, temos que observar (e ressaltar para os torcedores mais desavisados) que com o time jogando assim, o Léo Moura e o Jr. César tem liberdade total para atacar sem terem que voltar... é o único ponto positivo da tática utilizada, mas merece destaque, pq afinal de contas ontem deu certo. E não me venham com gatomestragem se isso dará certo futuramente... não temos como prever exatamente o que vai acontecer.

Outro ponto que gostaria de destacar do empate de ontem: me parece, que o time voltou a jogar com vontade e raça. Destaque para as boas atuações de Willians, Airton, que jogou como jogava com o Joel, sem faltas duras, nossos laterais, e o Renato. Não quero ser o do contra, mas ontem o Renato teve uma boa atuação, participando ativamente tanto ofensivamente (ele estava lá no lance do gol), como defensivamente, para fechar o meio e dar cobertura ao Jr. César.

Sei não, mas eu gosto de ser justo, e se querem criticar o Joel, OK. Que o façam, mas ontem, na minha modesta opinião ele não mereceu ser criticado. Esperavam o que do Prachetinha? 4-3-3?

Saudações Rubro-negras a todos!
Juntos pelo mengão! Sempre!

ps. desculpe pelo desabafo, mas não li nenuhma critica nesse sentido hj e precisei dar essa desabafada.

Felipe disse...

errata:
o Airton jogou como jogava na época do Andrade, e não do JOel como no texto anterior.

André Monnerat disse...

Felipe, com toda sinceridade, não tenho o menor interesse em queimar a Patrícia criticando o Joel. Não é por aí.

Uma coisa é o que esperar do Joel. Era por aí mesmo. Mas isso eu já tinha escrito aqui - e mais: tinha dito que podia dar certo.

Outra coisa é falar da atuação de ontem, em que o time mal passou do meio-campo durante 80% do tempo, levou bola na trave e sustos diversos de um time que nem jogava bem e achou um gol num lance isolado, única jogada razoavelmente boa que fez em todo o primeiro tempo.

Escrevi aqui também que o empate seria bom resultado. Não mudei de ideia. Mas acho que, desta vez, a estratégia do Joel só deu certo se olharmos apenas o placar final. Se olhar o que foi o jogo, não deu não. Pelo que o time produziu, não devia ter saído com o empate.

Mas enfim - o que vale é o placar, certo?

Felipe disse...

Não, não André.
Sinceramente, não me referi a vc no meu comentário sobre alguns blogs estarem fazendo politica. Definitivamente não.

Só vim escrever um pouco aqui no seu blog (e eu não faço isso em nenhum outro lugar) pq considerei pertinentes as ponderações feitas no seu post e os comentários sobre o jogo em si.

Que fique claro, que não tenho nada contra ou a favor de quem apoia ou deixa de apoiar a PA. Ainda não sou sócio OFF-RIO, coisa que pretendo fazer em breve.

Sobre a pergunta que ficou no ar no seu comentário, "se o que vale é o resultado", vou ser bem sincero: com meus 28 acompanhando o Flamengo, eu sinceramente ainda não tenho a resposta. Gosto de ver um time jogando pra frente, marcando gols e sem se preocupar demasiadamente com a defesa... mas eu gosto muito de ganhar e obter bons resultados tbm. Ganhar jogando bem é lindo, mas nós que acompanhamos de futebol sabemos que isso é bem difícil ultimamente. Desconsiderando o Barça e o Santos, obviamente...

No mais é isso.
SRN

Felipe disse...

Só mais uma consideração:
eu gosto do blog por causa do Flamengo e para ler e comentar táticas e jogadores.

Profissionais ligados ao departamente de futebol RN, sonceramente não me interessam muito. Tá eu sei da importancia deles, mas pelo menos como um torcedor, busco informações e troca de opiniões sobre o time em si.

Ano passado fiquei embasbacado qdo li seus comentários sobre a tática Rocky Balboa! Achei perfeito e acompanho o blog desde então... Apenas para a troca de informações e opiniões sobre o time, esquema e jogadores. Pode ver que meus comentários sempre tem o lado tático do time... vá lá, quase sempre, pois de vez em qdo qq um surta com essa turma da Gávea. rsrsr