Estadual 2012 - Taça Guanabara - 4a. rodada - Botafogo 0 x 0 Flamengo

Com uma previsível atuação ruim, o Flamengo saiu muito no lucro com o empate.


* * * * * * * * * *

O Flamengo saiu muito no lucro com o empate que arrumou em seu primeiro clássico do ano. Jogou pior que o Botafogo o tempo inteiro, viu o adversário perder várias chances de gol, terminou com um a menos em campo e ainda contou com um erro do árbitro, que deixou de marcar ao menos um pênalti para o adversário.

E não dá pra se surpreender com a atuação horrorosa do time, escalado pelo interino Jaime - que aliás fez apenas substituições medrosas, que nada acrescentaram durante o jogo - da mesma forma que Luxemburgo o fazia: cheio de volantes, com pouca opção de criatividade e nenhum jogador de velocidade na frente. Foi hoje, como sempre, um time lento e previsível. E com um defeito grave na defesa que também é recorrente: perde todos os lances pelo alto, com os jogadores sempre olhando apenas para a bola, nunca para o adversário. O Botafogo teve assim muitas chances de fazer seu gol, o que só não ocorreu graças à grande atuação de Felipe. É torcer para Gonzalez entrar bem neste time, pois esta dupla de zaga atual é das mais fracas que eu já vi no Flamengo.

O que dizer de Willians? Fez um pênalti não marcado no primeiro tempo, errou os passes de costume e arrumou uma expulsão patética. Se tem uma posição em que o Flamengo está bem servido hoje é exatamente a dele, com vários jogadores que poderiam entrar em seu lugar entre os titulares. Se a diretoria for esperta, dá um jeito logo de arrumar algum dinheiro o negociando.

Já o Botafogo teve momentos até bastante bons na partida, em especial nos primeiros minutos, quando funcionou bem sua marcação no campo do adversário. O time ainda não engrenou no ano em termos de resultados, mas é bastante interessante. Tem um grande goleiro, bela dupla de volantes, boas opções de criação no meio, jogadores de velocidade para atuar pelas pontas e um centroavante confiável - embora hoje tenha ido mal, perdendo ao menos uma chance inacreditável. Não acho Andrezinho grande coisa, embora tenha jogado bem o clássico. Mas, em um time que não depende apenas dele para criar, pode acrescentar.

No Flamengo, agora é ver o que Papai Joel vai inventar, em especial a partir da estreia de Vagner Love. Com ele, não dá pra esperar que o time ganhe muito em criatividade e ousadia, mas ao menos o clima entre os jogadores deve melhorar. Vamos ver o quanto isso pode fazer de diferença nas atuações, em especial de Ronaldinho - que hoje, sem o doping motivacional da última quarta, foi novamente apagadaço e passou quase desapercebido em campo. Claro, a posição em que tem sido escalado e o time como um todo não ajudam. Mas ele podia ao menos estar um pouco mais a fim de jogar.

Um comentário:

Luis disse...

O mais incrível é que a maior parte desse time já está jogando junto há meses e meses, seguindo com os mesmos problemas: zaga (fraquíssima) com problemas de posicionamento, um monte de volantes (ou equivalente) que não sabem sair jogando, um ataque inoperante e o Ronaldinho que parece um vagalume (mais no desligado do que ligado).