Jogo do Flamengo pela Sul-Americana em São Paulo é uma boa ideia. E por que não o Fla-Flu?

O Pacaembu é um bom estádio, o Flamengo tem boa torcida paulista - e a mídia que isso geraria no principal mercado do país pode valer a pena.




* * * * * * * * * *

Foi divulgado agora há pouco que a Federação das Torcidas Organizadas do Rio de Janeiro se posicionou contra o Fla-Flu em Volta Redonda - curiosamente com o argumento de que as torcidas organizadas, que são justamente federadas a ela, poderiam protagonizar atos de violência no estádio e nos acessos à cidade. Seria um aviso de quem quer ajudar ou uma ameaça?

Ao que parece, a reivindicação é que o jogo seja mesmo no Engenhão, ainda que sem desarmar completamente a estrutura montada para o show de Justin Bieber, que acontecerá por lá poucos dias antes. Não me surpreenderia se o manifesto tenha sido combinado antes com as diretorias de Flamengo e Fluminense, que não estão felizes em ter que fazer o clássico fora da cidade. Se isso for possível, parece mesmo a melhor saída. Provavelmente a capacidade do estádio continuará maior do que a de Volta Redonda e evita-se a viagem. Mas e se não for?

Os chilenos da Universidad de Chile sugeriram o Pacaembu como palco do jogo contra o Flamengo pela Copa Sul-Americana, aparentemente interessados em jogar em uma cidade para onde há vôos diretos de Santiago. Luxemburgo parece resistente à ideia, mas eu acho ótima. E digo mais: se não der pra fazer no Engenhão, por que não o Fla-Flu no Pacaembu?

Escrevi por aqui há pouco tempo: o Flamengo tem uma torcida de tamanho bem relevante na capital paulista e não é nada de muito impossível ter o estádio lotado para este jogo - muito pelo contrário. E ter "o clássico mais charmoso do Brasil" acontecendo no estádio mais charmoso  de São Paulo, sede do Museu do Futebol, com arquibancada lotada e os dois times ainda na disputa ao menos por uma vaga na Libertadores chamaria bastante atenção da mídia por lá, o que tem muito valor.  Em um momento em que a diretoria negocia a possível renovação do patrocínio com a Procter & Gamble para o próximo ano, poderia ser um empurrãozinho mais do que oportuno.

Antes aconteceria a partida contra os chilenos, pela Sul-Americana. E o Flamengo poderia facilmente criar uma promoção com venda casada para os dois jogos, garantindo uma boa presença nas duas partidas e reafirmando por lá que tem sim muito rubro-negro vivendo na capital econômica do país. O Pacaembu é um belo estádio, o gramado está bom e a viagem até São Paulo é curta.

Sei que o estádio de Volta Redonda é moderno e até já recebeu Fla-Flu pelo Brasileiro antes, em 2005. Sei também que em Brasília - que parece ser a escolha preferida de Luxemburgo para a Sul-Americana, apesar da viagem mais longa - também há um estádio de primeira linha e uma torcida ávida por ver o Flamengo em campo. Mas se eu apitasse alguma coisa na Gávea, estudaria com muito carinho mesmo a ideia de jogar no Pacaembu, inclusive fazendo o que talvez seja (historiadores do futebol, me ajudem!) o primeiro Fla-Flu em competição oficial acontecendo em solo paulista.

8 comentários:

@papoulab disse...

André Monnerat > Dpto de mkt do Flamengo

Bosco Ferreira disse...

Esse garoto vai longe!

Bosco Ferreira disse...

Esse Luxa se mete em tudo. Ô cara do meu abuso!

Saulo disse...

Ah, a viagem pra BRASÍLIA não é significativamente maior. E há mais flamenguistas e menos possibilidades para os Flamenguistas do centro-oeste verem o Flamengo. Os paulistanos têm a possibilidade de ver o Flamengo pelo menos 4 vezes no Brasileiro, fora fortuitos encontros com paulistas na Copa do Brasil, Libertadores e Sulamericana. Com certeza a visibilidade em Sampa seria maior, mas ao mesmo tempo me compadeço desses abnegados torcedores que amam o Flamengo de longe. Nessa eu tô com o Luxa.

Eduardo disse...

Numa boa, não me agrada.

O Flamengo devia valorizar a Sul Americana e jogando num estádio "escolhido" pelo adversário seria um tiro no pé.
Mas parece não ter jeito mesmo.
Embora ache que com esse time e principalmente com esse esquema de jogo não vamos a lugar nenhum esse ano.
Não consigo ver o Flamengo fazer uma boa partida em SP domingo com a escalação burra do Luxa.

Abs

Gabriel Folha disse...

No Pacaembu tivemos, pelo Torneio Quintela de Ouro que envolvia Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Flamengo e Fluminense, Fla 0 x 0 Flu, em 1942.

Pablo Alcântara disse...

cara, porque vc não trabalha no Flamengo? perfeito.

Saulo disse...

André, quando vi a notícia "Pacaembu", logicamente que fiquei enamorado (momento bichístico), principalmente pela possibilidade maior de ver o meu Fla aqui em Sampa jogando "em casa". Olhando pra final da copinha, contra o Bahia, teremos uma noção do que nossa torcida é capaz de fazer.
Por outro lado, tb compadeço com a opinião do meu xará aí em cima. Realmente é um boa oportunidade do clube prestigiar a torcida do centro-oeste.
Mas se tratando da nossa diretoria, acho que eles vão cagar pro "off-Rio".

Sugestão: André, às vezes, sinto falta da data - no cabeçalho - do post. Apesar da sua clareza em se comunicar, acho que a exibição da data seri auma boa para, nós leitores, nos situarmos se teu texto saiu antes ou depois de determinada notícia.