A Seleção avacalha o Campeonato Brasileiro

A convocação de Ronaldinho para um jogo dois dias antes do clássico com o Corinthians é mais um caso ridículo. Mas este tem seus agravantes.


* * * * * * * * * *

Eis que eu estava errado. Não houve nenhum bom senso e Mano Menezes convocou, para um amistoso estúpido em Londres contra Gana, uma porção de jogadores de times brasileiros. Dos times que disputam a liderança, foram convocados não só Ronaldinho, mas também Ralf, Jefferson, Dedé e Lucas. O Santos, prejudicado por tantos jogos e hoje brigando pra sair da zona do rebaixamento, vai ficar não só sem Neymar e Ganso, mas também Danilo. Cruzeiro e Inter ficam sem Fábio e Damião. Todos estes podem reclamar (embora vá ter certo efeito cômico no caso do Corinthians). Se a absurda programação anunciada realmente for cumprida, os jogadores estão fora de duas rodadas (no caso do Flamengo, jogos contra Avaí e Bahia) e chegam de uma viagem de horas de avião na véspera das partidas do dia 7 (inclusive o esperado Corinthians x Flamengo).

Este caso agora chama mais atenção de nós, rubro-negros, por ser Ronaldinho Gaúcho e por prejudicar o time em um jogo decisivo, contra o atual líder do campeonato. Mas vamos combinar que este campeonato já está completamente avacalhado pelos compromissos da Seleção - e também da Seleção sub-20, que ainda está desfalcando algumas equipes de jogadores importantes, inclusive titulares. Se pontos corridos é um formato que premia a regularidade, está claro que esta regularidade foi prejudicada para várias equipes, algumas por muitos jogos. É óbvio que o Flamengo não é o mesmo sem Ronaldinho - como não o São Paulo não é o mesmo sem Lucas, o Santos não é o mesmo sem Neymar. Estas equipes foram obviamente muito prejudicadas ao ficarem várias rodadas sem seus principais jogadores, assim como seus adversários se deram bem naquelas partidas.

(O que inclui até o Flamengo, que jogou contra o São Paulo, com quem também está disputando a liderança, sem Lucas.)

O calendário tem que ser modificado, é óbvio. Há questões estruturais do futebol brasileiro que precisam ser tratadas para que este tipo de situação não se repita, é claro. Sabemos de tudo isso, já escrevi aqui sobre isso mais de uma vez. Mas, no caso desta convocação de hoje, houve pontualmente uma enorme falta de bom senso - isso se não quisermos embarcar em alguma teoria da conspiração.

Como escrevi ontem, há dois jogos logo em seguida, contra um adversário de respeito, em que todos estes jogadores que atuam por aqui poderiam ter suas oportunidades sem time nenhum ficar desfalcado. A coisa fica ainda mais incrível quando descobrimos que a apresentação está marcada para o dia 30, quando o jogo é apenas dia 5, desfalcando os times em uma rodada a mais apenas para que os jogadores fiquem treinando mais tempo pra enfrentar Gana. Chega a ser desaforo. Em sua coletiva pós-convocação, Mano Menezes disse que "temos que entender como brasileiros que jogar na Seleção é importante". Pois eu duvido que, como brasileiro, qualquer torcedor de qualquer dos times prejudicados (não vale incluir o Corinthians nessa) prefira ver seu jogador na Seleção do que em seu time neste caso.

É óbvio que as críticas vão cair em cima de Mano Menezes, e ele tem sim sua participação. Mas está também no papel dele, já que é seu emprego que corre risco e ele quer contar com o que tiver de melhor para salvá-lo. Quem deveria intervir na situação é a CBF, que é responsável também pelo Campeonato Brasileiro e deveria zelar por ele. Mas, novamente, ela mostra que está cagando um monte para o que quer ou sente o torcedor brasileiro e se preocupa apenas com a preservação da marca que mais lhe rende dinheiro e divulga seus dirigentes pelo Mundo - a da Seleção. Da ligação desta com o torcedor brasileiro, a CBF já não cuida há muito tempo; o que importam são os dólares que vêm de fora.

A pergunta é: se a Seleção não liga a mínima pra mim, eu devo ligar pra ela? E devo eu sentir alguma simpatia por Tim, Vivo, Nestlé, Ambev, Nike, Gillette, Tam, Seara, Extra e Volkswagen quando associam suas marcas a esta palhaçada? Neste momento, qualquer empresa que diga que é o "qualquercoisa oficial da Seleção Brasileira" não marca ponto nenhum comigo.


* * * * * * * * * *


Vai ser uma enorme palhaçada se Ronaldinho ficar no banco em Londres. Mas, se a ideia é realmente que ele ainda jogue contra o Corinthians, numa enorme forçação de barra, torço pra que ele não entre em campo pela Seleção mesmo.

Um comentário:

saulo disse...

Na época do jogo do Flamengo contra o Corinthians aqui no Rio, quem era a principal peça do Flamengo? Thiago Neves, certo? E numa convocação turismo, perdemos o nosso principal jogador naquele momento. O São Paulo também perdeu Lucas, que jogou no máximo 20 min. naquela excursão, e tomou de 5. Ah, sem nos esquecermos que o jogo do Santos contra o Fluminense foi adiado pois o Santos não tinha Neymar e Ganso. Mas milagrosamente contra o Corinthians, na visão da CBF isso não foi um problema. As benesses que o Andrés Sanches conseguiu com a CBF tão aí se esfregando na cara de todos. Não é teoria da conspiração. São negócios. Gostaria que algum jornalista fizesse um levantamento de quantos jogadores do empresário ligado ao Mano Menezes e ao Andrés Sanchez foram convocados e comparasse com o número de jogadores de outros empresários pra vermos se a proporção é aceitável. Cadê o Jucilei que foi convocado pra ser vendido? Na boa, se alguém cutucar esse mato aí, vai sair coelho que não acaba mais.