Os jogos que interessam na rodada

Uma pequena análise das partidas dos principais concorrentes do Flamengo, hoje e amanhã.


* * * * * * * * * *

Atlético-MG  x Corinthians
Hoje teremos a chance de ver o impacto que a volta de Liédson pode ter no time do Corinthians. Muitos relacionaram a má fase do Timão à sua saída, mas hoje ele começa jogando. Pode mesmo fazer diferença, mas o time não jogará da mesma forma que fazia no início do campeonato, quando disparou na liderança. Agora, Alex ganhou a vaga de titular e Willian é quem sai do time. São estilos muito diferentes, que mudam o desenho da equipe.

Mas tá difícil apostar no Atlético hoje em dia. Incrível como fizeram contrataram tanta gente - parece que foram 20 este ano - e não conseguiram montar uma escalação minimamente razoável. Mal estreou e Cuca já teve uma pequena polêmica, ao estimular torcedores na saída de um treino a exigir reforços da diretoria. Sei não.


Avaí x Vasco
Mesmo jogando em Florianópolis, dá pra dizer que o Vasco é favorito. O Avaí é um dos piores times do campeonato - basta ler a escalação para entender o porquê - e só ganhou um único jogo em casa até agora. O negócio é que este jogo foi justo contra o líder Corinthians, o que mostra que "o futebol é mesmo apaixonante" e podemos ter supresas.

Vamos ver se o Vasco vai partir pra cima de cara, como fez no jogo na Ressacada pela Copa do Brasil, ou vai manter o estilo que vem adotando, de esperar o adversário em seu campo e tentar os contra-ataques com Éder Luís. Hoje Felipe e Bernardo estão fora e o time vai depender bastante para criar de Juninho e o imprevisível Diego Souza.


Inter x Botafogo
O Botafogo tem um time titular até bem interessante, mas algumas falhas na montagem do seu elenco. A principal delas: não há um substituto razoável para Loco Abreu, que possa ao menos manter as características do time. Sem Abreu, o time parece ficar sem poder de definição, com um ataque inofensivo. Desde que o uruguaio voltou da Copa América, o time subiu bastante de produção. Mas hoje, machucado, ele não estará em campo, assim como Elkesson. E o Botafogo fica com o poder de fogo bastante comprometido.

Com todo mundo disponível, os gaúchos têm um bom time e acho que podem brigar ao menos por Libertadores. Mas estão jogando muito desfalcados e hoje têm a estreia de Dorival Junior, que assume o time basicamente sem treiná-lo - e colocando Andrezinho entre os titulares. Não é animador.

Tenho a impressão de que este jogo fica no empate.


América-MG x São PauloO América-MG, lanterna do campeonato, é talvez o maior favorito ao rebaixamento neste Brasileiro. E, mesmo quando joga em casa, é como se não jogasse: tem que sair de Belo Horizonte pra Sete Lagoas e joga invariavelmente com o estádio vazio - chegou a ter apenas 732 pagantes na partida contra o Coritiba. Mas até que, nas últimas rodadas, conseguiu ser um pouco menos inofensivo: venceu o Fluminense, fez jogo duro com o Corinthians no Pacaembu e chegou a abrir 2x0 no Botafogo no Engenhão (claro - antes de levar 4 e acabar sofrendo uma virada feia). Ainda assim, pra todo mundo o São Paulo é muito favorito.

Racionalmente, até é mesmo. Mas estou com o pressentimento de que vai rolar uma supresinha neste jogo. Ajuda o fato do time de Adílson estar muito desfalcado na defesa, provavelmente escalando um único zagueiro de ofício - hoje apareceu uma matéria no GloboEsporte.com cogitando até mesmo uma absurda improvisação de Cícero na zaga. Vamos ver.

2 comentários:

Eduardo H. Costa disse...

O velho clichê da caixinha de surpresa nunca se desligará do futebol. rs.

Agora essa do Cuca eu não sabia, mas tb não me surpreende. É como dizem por ai: Ta no inferno, abraça o capeta. Mas em se tratando de Cuca, prefiro o Tiririca, pior que tá num fica! kkkkkk

Paulo Sales disse...

Com relação ao Fla, parece que Luxemburgo vai tentar de novo o 3-5-2 (ou 3-6-1). Preferia ver ele entrando com Jael e Deivid no ataque, com Deivid saindo mais pro jogo e ajudando na criação.