A nova direção do Departamento de Marketing do Flamengo

Quem é Marcus Duarte, novo Diretor Executivo de Marketing do Flamengo - figurinha repetida no álbum do clube. Texto da coluna da semana no FlamengoNet.




* * * * * * * * * *

Foi anunciado hoje o novo Diretor Executivo de Marketing do Flamengo, cargo que estava vago desde a saída de Harrison Baptista para a Traffic. O escolhido foi Marcus Duarte e, com informações de alguns amigos rubro-negros enviadas por e-mail, deu pra saber melhor quem é o novo responsável pelo departamento que tem a maior responsabilidade de aumentar as receitas do clube.

Marcus Duarte não será uma figurinha nova no Flamengo. Já passou pelo clube, entre 2005 e 2006. Na época, o Flamengo envolveu-se com o Botafogo no projeto da Arena Petrobras, projeto de João Henrique Areias para que os dois clubes tivessem onde jogar em uma época de Maracanã fechado - diz-se que o Botafogo soube na época aproveitar melhor os espaços a serem explorados e, surpreendentemente, teve uma receita maior do que o Flamengo com isso. Também é desta época a campanha das pulseirinhas de borracha para o CT, mais uma das muitas criadas para que os torcedores contribuíssem com as obras. Na época, a ação aconteceu em muito devido à iniciativa de torcedores que se reuniram pelo Orkut para criar a campanha Conte Comigo Mengão. As pulseiras bateram recordes de vendas, mas o resultado não foi relevante para que o projeto saísse do papel.

Em seu perfil no LinkedIn, vemos que Marcus Duarte não estava empregado no momento, procurando por novas oportunidades. Antes, passou pelo Vasco, Vitória, Comitê Paraolímpico Brasileiro e Top Sports, além de outras experiências fora do mundo esportivo com vendas de seguros no setor bancário. Há ainda esta apresentação da MD Marketing Sports Consulting, sua consultoria, onde ele mostra um tanto dos seus projetos anteriores de marketing esportivo. Aparecem lá, por exemplo, a captação de patrocínios para o Vasco (como o do Habib´s, contestadíssimo pelas gestões anteriores pelo valor extremamente baixo), o acordo do Flamengo com a Schincariol e ações em áreas VIPs de estádios pelo Brasil.

Independente da capacidade de Marcus Duarte, posso dizer que preferiria um perfil diferente de profissional. Preferia alguém com uma experiência mais marcante em empresas de porte fora do futebol, pra trazer uma visão diferente da que costumamos ver nos departamentos de marketing dos clubes - em sua maioria cheios de ideias repetitivas e limitadas, longe de explorar os potenciais das marcas que têm em mãos. Pra mim, este é um mercado que está precisando de pessoas diferentes, trazendo experiências diferentes.

Mas devemos sempre levar em consideração também as limitações com que os profissionais de marketing costumam lidar nos clubes, ainda mais em anos um pouco mais distantes. Não há orçamento, não há estrutura, não há uma visão clara da diretoria sobre o que pretende do departamento. No caso do Flamengo, por exemplo, o Marketing sempre foi cobrado da falta de um projeto de Sócio Torcedor - mas nunca teve liberdade para lidar com os ingressos de jogos, questão sob responsabilidade do Departamento de Futebol e complicada na relação com a BWA, nem com o direito a voto para sócios com mensalidades mais baratas, algo visto com muita restrição pelos Conselhos do clube. Então, por mais que a impressão dos resultados finais não seja das melhores, é bom tomar cuidado para fazer julgamentos definitivos sobre as pessoas sem ter tido contato com a realidade interna com que lidaram. Normalmente, o buraco é mais em cima.

Agora, em sua nova fase no Flamengo, já sabemos que o seu trabalho continuará fortemente influenciado pelo ocupante anterior de seu cargo, Harrison Baptista. Afinal, é ele o responsável dentro da Traffic pela relação com o Flamengo. E hoje as principais áreas em que o Marketing do clube pode atuar estão fortemente influenciadas por contratos com a Traffic: a captação de patrocínios, o licenciamento de produtos e o Sócio-Torcedor.

* * * * * * * * * *

E agora fica a expectativa pelos novos contratos de patrocínio. Dizem que finalmente "bateram o martelo" para fatiar o uniforme e várias negociações estão bem adiantadas. A que me parece mais curiosa é a que também parece mais próxima de ser fechada: a com o site de vendas coletivas Felicidade Urbana, virtualmente desconhecido antes das notícias envolvendo o Flamengo. Claro, colocar sua marca na camisa do Flamengo é tiro certo pra ganhar reconhecimento imediato, mas pelo que pude conhecer do site, suas ofertas parecem ser restritas ao Rio de Janeiro e não atualizadas diariamente - além de ter um nome feito para se confundir com o de um concorrente.

Enfim, dá pra apostar que não veremos marca nenhuma ainda este mês. É o tempo pra galera correr e garantir seus uniformes limpinhos, antes que seja tarde.

2 comentários:

lussiannosousa disse...

Me parece mais um tapa buraco, como o Veloso - tb diretor remunerado. É surreal ver o que o Corinhthians idealiza e FAZ com um homem forte no marketing, enquanto o Flamengo passa vergonha ¬¬

patrick disse...

Ótimo post, dando um panorama da situação do nosso marketing. E apesar de algumas restrições ao corinthians, eles fazem um trabalho muito bom.

É inspirador e frustrante ao mesmo tempo olhar esses trabalhos bem feitos.