A diferença que faz escolher Fierro ou Bottinelli para o jogo de hoje à noite

Os dois têm características diferentes e a entrada de um ou outro pode mexer com o posicionamento de Ronaldinho e Thiago Neves contra o Cruzeiro.


* * * * * * * * * *

Mais uma vez Luxemburgo não poderá repetir seu time titular, com o paredão formado por Willians e Aírton à frente da zaga, devido à suspensão de um dos dois volantes. Hoje é a vez de Willians ficar de fora e o treinador ainda não anunciou o que vai fazer para substituí-lo.

A opção natural seria Luiz Antônio, mas o garoto segue contundido (e li outro dia que Fernando também, vejam vocês - lembram dele?). Com as ausências, Luxemburgo convocou para o jogo Lorran e Muralha, dos juniores. Mas parece que a escolha do substituto de Willians está mesmo entre os gringos Fierro e Bottinelli. Ambos com características obviamente muito diferentes das do titular ausente.

Bottinelli serviria para dar mais toque de bola no meio-campo. Com o tempo, ele vem ganhando ritmo, se adaptando melhor ao Brasil e entrando melhor nas partidas. No início, parecia saber se colocar em campo, ter bom sentido tático, mas errava demais nos passes e conclusões. Ultimamente, os erros vêm caindo e andou até fazendo gols. Já poderia ser titular. Se ele entrar, Renato deve jogar mais fixo atrás, como segundo volante, na formação que Luxemburgo usava até o anúncio da contratação de Aírton.

Fierro pode fazer um papel mais semelhante ao que Luiz Antônio fez contra o Santos, jogando aberto pela direita e fazendo companhia a Léo Moura no apoio. Sei que a grande maioria da torcida não gosta do chileno, mas é muito comum Léo Moura subir de produção quando ele está em campo. É um jogador que tem vários defeitos, é inseguro no Flamengo até hoje, mas tem uma grande qualidade quando joga em sua melhor posição: sabe se deslocar à frente da linha da bola para receber o passe, o que cria opção de jogada. Porém, também sua entrada exige que Renato fique mais atrás; toda vez que inventam de colocar Fierro de volante, por mais boa vontade que ele tenha pra marcar, acaba se atrapalhando e fazendo faltas perigosas próximo à área.

Caso o escolhido seja Bottinelli, ele deve jogar mais centralizado no meio-campo e Ronaldinho tende a se posicionar mais aberto pela esquerda, com Thiago Neves à direita; se for Fierro, o chileno atua na ponta direita e Thiago Neves deve vir mais para o meio - e como Fierro não é armador, Ronaldinho também deve se aproximar mais de Thiago para ajudar na articulação.

Se pensarmos taticamente e lembrarmos da partida contra o Santos, a entrada de Fierro pode ser interessante para repetir o desenho daquela noite; mas se levar em consideração a produção individual dos dois concorrentes à vaga, Bottinelli tem feito por merecer seu lugar. Acho que será ele o escolhido.

De qualquer forma, é torcer para que Aírton esteja num bom dia e Renato erre menos passes no meio do que fez na Vila Belmiro. David será o titular e, mesmo sem Neymar do outro lado, a proteção à zaga tem que funcionar melhor do que aconteceu no jogo contra o Santos.


* * * * * * * * * *

Se não haverá Neymar, haverá Montillo. E as lembranças do Flamengo quando o enfrentou são as piores.

O argentino joga muita bola. Andou tendo menos destaque nas últimas rodadas, mas Joel Santana, fiel a seu estilo, andou o adiantando para o ataque. Hoje, sem Roger, ele volta ao meio-campo; será o único meia de criação, com três volantes atrás e Wallyson e Ortigoza na frente. Basta ler a escalação para perceber o quanto o Cruzeiro deverá depender de Montillo hoje para criar. Não dá pra ser pego desprevinido nessa.

8 comentários:

Unknown disse...

Estou torcendo pela entrada do Fierro, mais pelo crescimento do Léo Moura quando alguém está perto dele, do que pelo Fierro mesmo.

Não acho que o Botinelli seja um grande acréscimo frente ao Fierro, além do que tem mesmo disposição para compor o meio de campo.

Vamos torcer por mais uma vitória hoje!!!

Luiz Filho disse...

Somos poucos os defensores do Fierro. É uma boa dor de cabeça, sinal que o elenco evoluiu. Acho que o Luxemburgo vai escalar o Bottinelli por uma indicação que ele deu: a convocação do Lorran para o jogo.
Ele sabe que o Renato quando começa o jogo de volante cansa mais e o Joel pode colocar o Montillo pelo lado direito em cima de Renato e JR. César. O Lorran é canhoto e joga ali devendo entrar quando o Renato cansar.
Esse jogo é a melhor oportunidade para acabar com esse tabú porque o Cruzeiro está todo desmantelado e com inicio de crise entre torcida e direção, mas devemos lembrar que o Flamengo é o grande motivador do campeonato. Todo mundo quer jogar contra agente. Com a posse da bola e sem dar mole na defesa devemos controlar o jogo e transformar motivação em depressão, sem dar chance para o contra-ataque do cruzeiro, o que o Joel quer.

Ninho da Nação disse...

É importante demais um boa saída pela direita com Léo Moura, por isso o Fierro deve começar jogando.

Botinelli entra no segundo tempo pra comandar o meio de campo e Ronaldinho vai pro ataque, mais perto da área, até porque é quando fica exausto.

Contra o Grêmio foi assim. Lá no ataque que Ronaldinho pressionou o Victor e quase marca em outras duas boas chances.

Gabriel Folha disse...

Muito bom ter como opções Fierro e Botinelli.

Ambos sabem jogar bola e podem melhorar muito o meio-campo do Flamengo; evitar a saída de bola com Renato, Willians e Airton é um alento.

É bom quando as opções não são Jailtons, Andrés Gomes, Fernandos e afins.

Se não fosse o Deivid seria time pra ser campeão!

Alan disse...

Na contra mão da maioria, prefiro a entrada do El Pollo. O time volta, na minha opinião, à melhor formação que teve no ano, apenas trocando o Willians pelo Aírton, o que não é grande diferença tática hoje. Pra não falar de ritmo de jogo, que o argentino tem hoje muito mais do que o chileno.
Fierro e Lorran se tornam excelentes opções pro segundo tempo, dependendo de como estiver a partida. Isso o Luxa vai saber ver bem.
Uma dúvida: falando em chilenos e volantes, cadê o Maldonado? Já não devia ter se recuperado?

lussiannosousa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
lussiannosousa disse...

Eu tô muito curioso pra saber do deivid. O cara ganha - até onde se sabe - 500 mil por mês e, dos poucos gols que faz, não comemora - como ocorreu contra o santos. Quero saber se esse FDP não vai cmemorar, de novo, se fz gol contra o Cruzeiro. Isso é justa causa. O cara mal faz gol e qundo fz resolve dar moral à outra torcida? VTNC!!!!

Unknown disse...

Comentário pós jogo: NÃO AGUENTO MAIS VER O BOTINELLI AVACALHANDO O TIME !!!

Esse cara não sabe dominar a bola. Ele foi o melhor volante do Cruzeiro. Era ele pegar a bola e 2 coisas eram certas: Ou perdi o domínio ou errava o passe. Que cara ruim!!!

Além do mais não tem a menor disposição para marcar!!!

Chega de Botinelli!!!