Brasileiro 2011 -12a. rodada - Santos 4 x 5 Flamengo

Simplesmente, o jogo do ano.




* * * * * * * * * *

"O chato é imaginar que, com o esquema atual de Luxemburgo e o outro banco ocupado por Muricy, é bem capaz de um jogo reunindo jogadores como os que veremos em campo hoje acabe sendo amarrado, tenso e com poucos lances de emoção. Tomara que não seja assim."

A minha previsão no texto antes deste Flamengo x Santos foi a mais furada do mundo, coisa de quem não entende nada de futebol mesmo. E o desejo que eu expressava na última frase deste parágrafo foi mais do que atendido. Que jogaço-aço-aço.

E, defesa bizarra à parte, que atuação do Flamengo. Na metade do primeiro tempo, já perdia de 3x0. Mas foram bem poucos os momentos em que se pôde dizer que o Santos era melhor em campo. Talvez por ter saído atrás com poucos minutos de jogo, o time buscou o gol desde sempre. E criou muitas chances, especialmente no primeiro tempo - no segundo, o Santos corrigiu um tanto o posicionamento de sua defesa, que antes jogava sempre em linha, e deixou o Flamengo concluir menos. Ainda assim, acabou sofrendo dois gols e levando uma virada histórica. Foi a melhor atuação ofensiva do Flamengo no ano, de longe.

Contribuiu pra isso o posicionamento de Ronaldinho Gaúcho. Em vez de colado na lateral esquerda, Ronaldinho jogou mais centralizado, aproximou-se de Thiago Neves e isso deu ao time a articulação no meio que lhe faltava. E, talvez motivado por toda a atmosfera do jogo, a badalação em torno do adversário e até a atuação impressionante de Neymar (o que foi aquele terceiro gol? O último drible em cima de Angelim? Coisa de maluco.), Ronaldinho jogou hoje muita bola.

Mas outros jogadores também tiveram boas atuações ofensivas. Thiago Neves foi bem; Luiz Antônio, ofensivamente, foi bem pela direita e ajudou Léo Moura a jogar o que não jogava havia um bom tempo; Deivid, depois de um gol perdido de maneira bizarra no primeiro tempo, recuperou-se e fez uma boa segunda etapa, sendo decisivo no gol da virada; Bottinelli entrou bem no lugar de Luiz Antônio e ajudou no toque de bola quando o time precisou.

E, aspectos técnicos à parte, os jogadores mostraram uma força psicológica impressionante para, dentro da Vila Belmiro, depois da desvantagem que sofreram tão cedo, conseguirem continuar jogando o que jogaram. Dominaram o Santos tecnicamente, taticamente e moralmente. No final, depois de tudo o que o Flamengo fez, até mesmo Neymar - que, de novo, jogou muita bola - sucumbiu e foi desarmado seguidas vezes nos últimos minutos, como não acontecera em toda a partida. Acabou, vejam vocês, levando cartão amarelo por falta em Willians. Quem diria?


* * * * * * * * * *

Em um jogo que teve de tudo, como esquecer da bizarra cavadinha de Elano no pênalti perdido no primeiro tempo, seguido pelas desajeitadas embaixadinhas de Felipe?

Especialmente depois do que fez na Copa América, Elano não podia ter inventado o que inventou ali. Devia ser proibido de bater pênalti pro resto da vida.


* * * * * * * * * * 

No jogaço-aço-aço da Vila Belmiro, uma ausência ilustre: Paulo Henrique Ganso.


* * * * * * * * * * 



E hoje ficou mais do que claro por que a prioridade absoluta do Flamengo, na hora de reforçar seu elenco, tinha que ser a zaga. Depois do perrengue que Wellinton passou no primeiro tempo, David Braz entrou no segundo disposto a mostrar por que está na reserva. Um negócio horroroso, principalmente pelo lado direito da defesa. A cada vez que Neymar pegava na bola, era um pânico generalizado. O problema não era só os zagueiros, claro; falta de proteção, falta de cobertura e bolas idiotas perdidas na frente, como no passe errado de Renato que gerou o segundo gol, também pesaram. Mas não dá pra relevar atuações como as de hoje de Wellinton e David.

Fico satisfeito que tenham escolhido colocar o dinheiro que havia (se é que havia) em Alex Silva. Tomara que ele entre bem.

13 comentários:

Renato disse...

Eu quero soh dizer uma coisa, ficou baratinho pro santos, podia ter sido 6,7 ou mais... fora o ole do fim do jogo...
Neymar eh genio, inegavel, mas futebol nao aceita covardia e soberba...
Renato

Cleber Soares disse...

André,
simplesmente fantástico!!!!!
o melhor jogo do mengo do ano, melhor dos dois últimos anos, mesmo com essa zaga horrorosa...
Um resultado desses é de time campeão, basta segurar o intusiasmo.

BLOG DO CLEBER SOARES
www.clebersoares.blogspot.com

Eduardo H. Costa disse...

Repito o que os colegas comentaram: Histórico! Épico! Talvez o jogo mais emocionante de todos os brasileiros de pontos corridos!

Emoção a parte, segue as minhas observações:

Concordo André. Mais uma prova que a nossa zaga é fraca, mas a deles também não é boa.

Ronaldinho é movido a desafios. Fato. O Cão, seu fiel escudeiro, quando compra a briga ninguém segura. Luiz Antônio jogando com a pegada jovem e tranquilidade de veterano. Ótima surpresa!

Renato deu uns moles de novo, mas ta limpo. Ele peca de um lado e recompensa no outro. Willians pegou o timing do Neymar na metade pro fim do segundo tempo. Pra mim, o Neymar se jogou no penalti marcado. "Sorte"(ou azar deles?) nossa a displicência do Elano. O R10 sofreu penalti não marcado do Dracena, mas o destino nos presenteou com o gol da vitória em jogo dramático.

Não gostei da gracinha do Felipe no penalti. Vale como provocação em cima do meninos? Até vale, mas é uma faca de dois gumes. Tem dia que dá certo, outro não. Eu prefiro o respeito. É como disse o colega ali, o futebol não aceita covardia e soberba. Genialidade a parte, o Neymar foi o mais petulante de todos.

Ganhou Ronaldinho Gaúcho que uniu habilidade com experiência. O futebol é coletivo. E ele sabe disso. Comandou do início ao fim. Com direito a gol dos tempos de guri.

Sem mais caô... FUI!

Eduardo H. Costa disse...

Ah sim... esqueci de dizer que o Felipe fez uma boa partida.

Pronto. FUI!

Eduardo H. Costa disse...

Os laterais também foram bem. De um lado a experiência do Leo Moura. Do outro a raça do Junior Cesar.

Ah se esse time consertar a zaga.... enfim, seriedade até o fim. É tudo o que peço!

Agora vou dirmir! Desculpem a embromação!

Saulo disse...

Simplesmente não consigo dormir.. Que jogo!!

Agora parece meio louco maaaaas...

E se o Fla formasse com Felipe, Leo M, Alex Silva, Airton, Junior Cesar, Willians, Luis Antonio, Renato, TN7, R10 E Deivid?
SÁBADO, TODOS PRA MECA!!

Unknown disse...

Quase enlouqueci com este jogo!!! Não havia o que parasse o Neymar. Talvez o melhor jogo da carreira dele.

Entretanto...nada pode ser pior do que "adolescentes" confiantes...tiveram o que mereceram.

Discordando de outros, achei MUITO legal o que o Felipe fez no penalti. Embaixadinha foi pouco. Aquela cobrança palhaça do Elano teve resposta a altura. Ele deve aprender a respeitar o Flamengo. Quando se tem a oportunidade de matar o Flamengo, você deve fazê-lo, e rápido. Caso contrário será castigado.

Eu já disse a questão do desafio do Ronaldinho algumas vezes para os meus amigos. Ontem o Ronaldinho jogou A VERA, como acho que só tinha feito contra o Ceará no jogo de volta, e ainda assim, foi muito melhor ontem.

Até o Thiago Neves se redimiu da palhaçada dos cartões amarelos.

Ainda assim eu SUPLICO: Pelo amor de Deus!!! Mandem o Wellington embora!!! A torcida precisa pegar pesado com ele como pegou com o Fernando.

Finalmente Léo Moura resolveu atacar e isto faz a maior diferença, ainda mais com a boa revelação que está sendo o jovem Luiz Antônio.

Ronaldinho: Sinta-se desafiado a conquistar os títulos do Brasileirão e da Libertadores que você não tem!!! Com você a fim de ganhar nada pode nos segurar!!!

"Vamos FLAMENGO!!! Vamos ser campeões, VAMOS FLAMENGO!!!

Gabriel Folha disse...

Seguindo o pedido do Luxa, vou colocar melzinho na boca por esse jogo, mas...

Renato não recompensa de lado nenhum, entregou bola pra dois gols.

Perfeita colocação sobre os zagueiros, acho que vale mais não ter ninguem, pelo menos diminui o risco de penalti.

Se o Deivid não comemora gol contra o Santos acho que a torcida poderia não comemorar gol dele, troca justa, embora ele dificilmente faça gol.

Endosso a campanha "Cutuque o Ronaldinho vc tb", qndo ele quer ele ainda é muito melhor que os outros.

É, talvez precise de um pouquinho mais de mel...

Guga disse...

André,

Excelente jogo!

Parabéns aos Flamenguistas.

Ahhh se o Gaúcho jogasse todos os jogos dessa forma....nunca mais precisaríamos de Elano"s" na seleção.

Assim como acontece com diversos colegas, cada dia que passa tenho mais antipatia por esse Renato (dentro e fora de campo).

Dentro de campo tem comprometido tecnicamente em alguns momentos, além viver reclamando de toda e qualquer jogada “duvidosa” ou marcação do árbitro. O cara deve sinceramente achar que é uma referência, um "líder” (o Felipe tem esse perfil também).

Fora de campo me irritam sobremaneira as entrevistas centradas e "articuladas". Máscara total.

Bem, o momento é de felicidade para os amantes do futebol.

Jogão...Jogo do ano sem dúvidas!!!

Abração,

Gustavo
antipatia por esse Renato (dentro e fora de campo).

Dentro de campo tem comprometido em alguns momentos, além viver reclamando dentro de campo com o árbitro, como se fosse um "lider do time" (o Felipe tem esse perfil também).

Fora de campo me irritam sobremaneira as entrevistas centradas e "articuladas". Máscara total.

Bem, o momento é de felicidade para os amantes do futebol.

Jogão...Jogo do ano, sem dúvidas.

Abração,

Gustavo

Marcelo Ivo disse...

Jogão. Fiquei tão eufórico que lá pelas duas da manhã tava vendo o VT do jogo.. Tirem o Renato pelo amor de Deus (quero saber quem ele tá comendo pra não sair nunca daquele time!!!).
Devolvam o Aírton pro Benfica, peguem nosso milhãozinho de volta e vamos jogar com o Luis Antônio!!!!
E Felipe fez certo. Quis debochar dele, ele devolveu. Vale lembrar que naquele momento o Flamengo tava perdendo.. fazer embaixadinha perdendo é pra quem tem caráter. Neymar jogou muito ontem, é um dos melhores do mundo mas só faz embaixadinha e balãozinho qdo tá ganhando.
É isso aí, vamos ser campeões!!!!

patrick disse...

Zaga horrível!!!
Angelim já está eternizado na nossa História, mas já deu pra ele..
Welinton e David são muito, muito ruins.

Com mais um zagueiro e um centro avante era só entregar a taça pra gente! Deivid tem boa técnica, mas não serve mais pra ser centro-avante.

Qto aO Jogo?

Êxtase!!!

Até agora pilhado, elétrico, feliz... Há muito tempo que o Flamengo não era Flamengo!!!!

JLD disse...

Acho que Luiz Antonio e Airton são complementares, o LA é bem mais ofensivo. Eu jogaria com Airton, Willians, LA e TN. Um senhor meiocampo, na boa...

Luiz Filho disse...

Sei que agora não é hora de corneta, até porque quase infartei ontem quando senti dormência nos DOIS BRAÇOS após o 5º gol, mas após DEZ capas de jornal...

http://ninhodanacao.blogspot.com/2011/07/confira-as-capas-dos-jornais-depois-da.html


... é a hora de assumir a camisa limpa até o fim do brasileiro e planejar (e executar) o patrocínio de 2012 que pelo que parece terá libertadores. Não é possível que não se tenha patrocínio.
Digo mais alavancando o clube com um programa decente de sócio torcedor e deve ser agora logo após dessa vitória tão importante, épica os profissionais do Clube de Regatas do Flamengo devem mostrar a força do clube!