Brasileiro 2011 - 11a. rodada - Flamengo 1 x 1 Ceará

O Flamengo perdeu a chance de se aproximar do Corinthians porque achou que os três pontos contra o Ceará eram garantidos. Não é assim que funciona.


* * * * * * * * * *

Como comentei após a última partida, Luxemburgo vem seguindo sempre o mesmo padrão de comportamento: escala o time no mesmo esquema que funciona pouco ofensivamente e só altera pra melhorar a produção na frente se o placar não é o que ele gostaria. Ontem isso acabou cobrando seu preço: mesmo com o time jogando mal, saiu o 1x0 no primeiro tempo que fez com que o treinador se acomodasse com o esquema chato que montou; acabou que, quando o Ceará conseguiu o empate, o tempo já havia passado, ele já havia queimado substituições e não houve como reagir. Um castigo merecido.

Sem Ronaldinho e Thiago Neves, Luxemburgo procurou manter o mesmo esquema que vinha jogando, simplesmente substituindo-os por Bottinelli e Diego Maurício. O rendimento do time foi parecido com o que acontece quando os titulares estão em campo: até conseguiram manter a posse de bola, mas foram pouquíssimo objetivos. O gol saiu no único chute certo em todo o primeiro tempo, quando o Ceará até já havia criado chances mais perigosas de gol.

No segundo tempo, o Flamengo achou que a vantagem pequena era o bastante para empurrar o jogo com a barriga até o final e deixou o Ceará se animar e ir ao ataque. E mesmo sem fazer nada demais, o Ceará foi controlando a partida até chegar ao empate, em um lance em que o Flamengo pagou o preço por manter um zagueiro tão sem jeito com a bola nos pés como Wellinton em campo. Aí Luxemburgo, que havia feito substituições burocráticas antes do gol do Ceará, até tentou colocar o time mais pra frente. Não adiantou.

Não dá pra saber se o resultado seria diferente se Ronaldinho e Thiago Neves tivessem jogado. Mas o fato é que os três pontos da partida de ontem valeriam a mesma coisa que os de qualquer outro jogo - e não vieram porque o time, desde quarta-feira, achou que a vitória aconteceria naturalmente. Não é assim que funciona.

Achei estranha apenas a ausência de Deivid. Sabia que Ronaldinho, Thiago Neves e Aírton ficariam de fora, mas não tinha lido nada sobre o desfalque do centroavante. Ou ele entrou em campo e eu não percebi?



23/7/2011 - 21h - Flamengo 1 x 1 Ceará
Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, em Macaé (RJ)
Renda e público: R$ 123.480,00 / 4.737 pagantes

Árbitro: Célio Amorim (SC)
Assistentes: Kléber Lúcio Gil (SC) e Marco Antônio Martins (SC)

Cartão amarelo: FLA: Welinton

Gols: Renato, 32'/1ºT (1-0); Felipe Azevedo, 35'/2ºT (1-1)

Flamengo: Felipe; Léo Moura, Welinton, Ronaldo Angelim e Junior Cesar; Willians, Luiz Antonio (Thomás, 37'/2ºT), Renato e Bottinelli (João Vitor, 33'/2ºT); Diego Maurício (Vander, 23'/2ºT) e Deivid. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Ceará: Diego; Boiadeiro (Enrico, 25'/2ºT), Fabrício, Diego Sacoman e Vicente; Michel, João Marcos, Heleno e Thiago Humberto (Felipe Azevedo, intervalo); Osvaldo

9 comentários:

@papoulab disse...

Não acho que o Welinton tenha sido o culpado. Pior que ele é o Luiz Antônio, tem zero capacidade de ser profissional.
Mas não é tão ruim quanto o João Victor, que, aos 40' do 2º tempo, colocou a bola pra fora pro jogador do Ceará fazer cera.
Agora, revoltante mesmo é ver Vander entre os profissionais do Flamengo. O cara já tem 20 anos, era reserva num time pequeno e vem pro Flamengo pra ganhar experiência. Ridículo! Impossível não pensar que o Luxemburgo não tenha algum envolvimento com esse cara.

patrick disse...

Como sempre, ótima análise do jogo.
Extremamente irritante esse resultado, assim como foi contra o Bahia.
Sentimento comum quando se refere a esse time.

Luxa, na crítica às declarações do TN, disse que esse esquema é pra encaixar tanto R10, qto TN. O problema, visto por todos, é que não tem ninguém a jogar pelo meio, a não ser o cracaço Renato! E para piorar, o atacante nesse esquema deveria ser alguém rápido, que se movimentasse bastante (pelo menos ele enxerga isso, ao insistir tanto no André - apesar do nome não agradar à maioria...). Inclusive, o esquema 4-2-3-1 só funcionaria com intensa movimentação dos meias, também.
Mas ninguém tenta sair da mesmice nesse time...

Vai ser difícil segurar até mesmo uma vaga na Liberta se continuar com esse esquema/escalação.

Marcos André Lessa disse...

Renato é mantido titular simplesmente pq é paneleiro profissional, daqueles que sabem como desagregar um grupo para derrubar o técnico. Acho injustiça julgar os garotos, mesmo o Luiz Antonio. O Fla vai conseguir uma vaga na LIbertadores e a torcida vai gritar Luxa Burro pq não foi campeão.

Unknown disse...

Nâo acho que o 1º tempo tenha sido ruim. Pode não ter sido brilhante mas o time se movimentou bem, inclusive mais intensamente do que com os "craques" Thiago Neves e Ronaldinho.

Quanto ao 2º tempo foi mesmo uma palhaçada. Achar que o jogo está ganho com 1 x 0 apenas??? Já são 4 pontos no lixo por causa da SOBERBA!!! Quando vão aprender???

Aliás, sobreba que começa pelos líderes técnicos do time que precisam ser colocados em seus lugares. Eles são MEROS jogadores e não podem ficar decidindo a revelia da comissão técnica e da diretoria quando vão jogar e quando não vão jogar!!! O pior é que ninguém cogitou punição nenhuma!!!

E agora senhor Thiago Neves, vai jogar a vera e vai ganhar os 3 pontos contra o Santos (com Neymar e Ganso) que o time não ganhou contra o Ceará??? Esse cara para mim deveria trabalhar num circo dando uma entrevista desta. Tremendo desrespeito com o time e com o clube. PALHAÇADA deste cara que não está jogando tanto assim para achar que vai fazer a diferença nos jogos "mais importantes".

Aliás esta entrevista só demonstra a TOTAL falta de inteligência (para não dizer BURRICE) deste cidadão. Os 3 pontos são os mesmos. Tanto faz ganhar do Ceará ou do Santos. Vamos somar os mesmos 3 pontos.

Ele e Ronaldinho acham que são os donos do time e do clube??? O pior é que a mensagem do técnico e da diretoria é de que são mesmo. Porque fizeram o que fizeram e não aconteceu nada!!! Por essas e outras é que o clube não evolui.

Quantos aos garotos, não concordo com NENHUMA crítica ao Luiz Antônio. O cara é bom tecnicamente, rouba bem bolas, faz poucas faltas e serve para acertar o posicionamento do Willians que deve ser PRIMEIRO volante. Nunca segundo. Porque simplesmente não sabe fazer bons passes e conduzir a bola.

Quando jogamos com Aírton o Willians fica de 2º volante e acaba entregando bolas demais jogando fora todo o seu trabalho de roubar a bola.

Concordo tbm com a crítica ao João Vítor. Aliás, agora já acho que essa palhaçada de Fair Play tem que acabar. É melhor ser cada um por si e deixar que o juiz seja o responsável pelas decisões de justiça durante a partida. Nunca se sabe se o cara está caído fingido ou é sério.

Luis disse...

A presidente tinha que mandar o Ronaldinho e o Thiago para Macaé, para assistir o jogo da arquibancada.

O Ronaldinho estava jogando futivolei hoje/domingo as 11:30am, dois ou três quiosques do lado direito do Pepê.

Palhaçada isso.

Marcelo Constantino disse...

Eu entendo que o time dominou as ações -- ainda que sem qq objetividade, é verdade -- durante a maior parte do primeiro tempo, com a bola do meio pra frente.

E acho até que o Devid, ainda que apagado (não me lembro de jogo dele no Flamengo que não tenha sido apagado), ao menos conseguiu dominar e passar a maior parte das bolas que recebeu. Deveria ser básico, mas não era o que geralmente ocorria.

Agora, tem uma coisa que eu devo estar defasado: aquele inacreditável Fernando ainda está no elenco? Com tantos desfalques e nem assim ele fica no banco?! [não que eu queira; dou graças aos deuses de ele não estar lá, mas seria uma escolha teoricamente lógica, à frente dos juniores e juvenis]

Eduardo H. Costa disse...

Na moral galera, o Flamengo pode até ganhar esse Brasileiro porque esse campeonato chato pra burro é longo e ninguém conseguiu até hoje se manter lider do início ao fim. Talvez os bambi num ano de sorte, mas enfim...

A questão discutida aqui foi o jogo Flamengo X Ceará. Eu apenas gostaria de botar os pontos nos "i"s nos dois erros que percebi no gol de empate:

Tomamos um gol onde a bola foi perdida no campo de ataque. Parece que foi o Wander. OK, acontece.

DAÍ, o Ceará toca bola até errar e sobrar pra mula do Wellinton que ao invés de bicar a bola como um zagueiro de várzea do seu mesmo nível o faria, ele tenta sair tocando no meio de dois caras. Ele perde a bola pro ataque do Ceará que por sua vez aproveita a chance, faz a tabelinha e chuta. O Wellinton ainda tenta se jogar no meio da tabela pra tentar arrumar a cagada. Cai de bunda, e não adianta nada. Gol do Ceará.
DETALHE: QUEM foi o cara do Flamengo que se propôs a marcar um dos jogadores do Ceará que acreditou no lance até o fim??? Quem? QUEM? O Deivid.... que passou o jogo sem fazer grandes coisas e inventa de ajudar a marcação mas que na hora H deixou a galera na mão. Um MOLE MONSTRUOSO! Cagada do zagueiro que se acha um Gamarra, mais um cara que se prontifica a ajudar na marcação mas não o faz até o fim. Resumo, palhaçada de amador... O campeonato é chato mas tem que ser levado a sério porque é loooongo demais. Os detalhes é que fazem a diferença.

FUI!

ps: To irritado mesmo. A declaração do Wellinton até começa bem onde ele assume o erro, mas o seu orgulho se mistura com arrogância ao dizer que a torcida ainda vai indolatrá-lo... na moral, assume o erro e sai de cabeça baixa dizendo que vai melhorar que ta limpo. Agora não vem tirar onda com palavras não. Mostra em campo que sabe jogar, ou pelo menos tenta que até agora eu só vi um cara grande e desengonçado jogar bola que fala pelos cotovelos quando erra. Já basta aquela desculpinha no carioca do gol contra... "ai que foi o vento"... ah para ow...

Bosco Ferreira disse...

Suspensão a vista: Tomar um cartão de prpósito para não jogar o próximo jogo pode prejudicar outros clubes que brigam juntamente com o Ceará para conseguirem uma vaga na Sul Americana. STJD pode suspender RG e TN por atitude anti esportiva que motive uma mudança no resultado da partida.
http://www1.folha.uol.com.br/esporte/949956-kleber-ronaldinho-e-thiago-neves-vao-parar-no-tribunal-da-cbf.shtml

Unknown disse...

É seu Thiago Neves e agora !?!? Vai jogar bola contra o Santos e garantir os 3 pontos que VOCÊ abdicou contra o Ceará???

É seu Thiago Neves...você realmente não tem nada na cabeça...agora corre o risco de ser suspenso e prejudicar ainda mais o seu empregador que lhe paga R$700.000,00 por mês para você ESCOLHER quando quer trabalhar ou não...

Por essas e outras que não conseguimos patrocínio...quer quer uma imagem destas??? Imagem da desorganização, da falta de comando, da baderna, da falta de resultados...

Este cara tinha que ter uma bela multa no salário de marajá dele.

Se qualquer um de nós faz o que ele fez somos demitidos por justa causa.