O time para o jogo de amanhã

O desfalque de Léo Moura foi a pior notícia da semana. Flamengo vai precisar saber jogar pelas laterais, mesmo que não conte muito com seus laterais. Texto da coluna semanal no FlamengoNet


* * * * * * * * * *

Depois de muitas críticas pelo futebol ruim e pela indefinição no esquema do time, Luxemburgo parece ter mesmo encontrado seu time base ideal. Pra estreia no Brasileiro contra o Avaí, a estrutura está toda lá e não tinha mesmo o que inventar. O meio-campo com Willians, Renato, Bottinelli e Thiago Neves foi o que melhor se encaixou desde o início do ano e é bom mesmo insistir com a formação, apenas fazendo os ajustes necessários.

Fora o meio-campo, os problemas mais complicados já são conhecidos. Na lateral esquerda, ao que tudo indica Egídio estará de volta, naquele revezamento cansativo com Alvim e, eventualmente, alguma improvisação como as de Angelim e Renato. No ataque, Wanderley segue como titular, apesar da péssima atuação contra o Ceará. Apesar de pior tecnicamente, Wanderley ao menos parece ter mais apetite pelo gol do que Deivid, buscando condição de chute o tempo inteiro. Não deixa de ser alguma vantagem em um time em que muitas vezes parece haver falta de objetividade.


* * * * * * * * * *

Não sabemos bem ainda o time que Silas vai escalar, já que deve poupar parte dos titulares para o jogo de volta contra o Vasco pela Copa do Brasil. De qualquer forma, o que espero é um jogo de dinâmica parecida com a daquele contra o Ceará, no Engenhão: o adversário fechado, jogando toda a responsabilidade de buscar a vitória para o Flamengo e esperando alguma bobeada para marcar o seu golzinho. Com um agravante: o gramado de Macaé é menor que o do Engenhão e facilita a marcação.

Mais do que naquele dia, vai ser preciso saber jogar pelas laterais. No tal jogo contra o Ceará, isso aconteceu no segundo tempo, quando Thiago Neves e Bottinelli passaram a jogar mais abertos e as jogadas passaram a sair bem mais com eles do que com os fracos laterais que o time tem. Se o time depender o tempo inteiro dos cruzamentos de Galhardo e Egídio, que não andam acertando muito, a coisa pode se complicar bastante.

* * * * * * * * * *

Contra o Vasco, o Avaí mostrou uma defesa forte e não muito mais que isso. Não houve muito poder de criação no meio (a responsabilidade é de Marquinhos, que não é dos jogadores mais ágeis), nem mesmo velocidade no contra-ataque. No sábado isso pode até mudar um pouco com a provável troca no ataque do grandalhão e lento William, que saiu machucado do jogo de São Januário, por Rafael Coelho. Este é o centro-avante que se destacou fazendo muitos gols na série B pelo Figueirense e depois não deu certo no Vasco; agora é o artilheiro do Avaí na Copa do Brasil, mas andou suspenso dos últimos jogos. Não é grande coisa tecnicamente, mas se mexe bem mais do que William.

Por outro lado, a saída de William pode enfraquecer o time no jogo aéreo, no qual insistiram muito contra o São Paulo no jogo da Ressacada, quando tiveram obrigação de atacar. Poderia ser um problema para a nossa zaga, em especial para David, que costuma falhar muito em cruzamentos pelo alto. Não sei como o Avaí vai se sair neste aspecto sem seu centro-avante.

Mas o grande ponto forte dos catarinenses na hora de atacar foi o lateral/ala Julinho, de quem falei no SobreFlamengo após o jogo de quarta. E ele vai jogar pelo setor de Galhardo, que em seus últimos jogos mostrou muita lentidão na hora de marcar. É bom que Willians e Wellinton estejam bastante atentos na cobertura, não só para evitar cruzamentos mas também para bloquear os chutes de direita que ele costuma testar depois de cortar para o meio.

Fato é que o desfalque de Léo Moura, que parece que nem será apenas por esta jogada, foi uma notícia realmente muito ruim.

3 comentários:

Paulo Sales disse...

Já imagino o que vai acontecer. O Flamengo não vai conseguir atuar pelas laterais, Luxemburgo vai trocar Botinelli por Fierro, para jogar aberto na direita, e perderemos um jogador de meio-campo. Por que não, então, mandar Fierro a campo desde o início, no lugar de Galhardo? Pelo que me lembro de partidas anteriores, ele tem bom poder de marcação, e no apoio pode ser mais efetivo que Galhardo. Não seria uma opção interessante?

André Monnerat disse...

Paulo, a maioria das vezes que vi o Fierro de lateral, não gostei não. E olha que eu sou dos poucos que ainda defendem ele.

Mas, em comparação com o que o Galhardo tem jogado... Eu iria de Fierro mesmo. Tamos precisando de lateral direito pro banco do Léo Moura.

Luis disse...

Além de tudo o que já foi dito na imprensa, blogs etc (falta de lateral esquerdo, zaga fraca/inexperiente e falta de um camisa 9 decente), acho que já dá para começar a dizer que o Galhardo pelo menos por enquanto é uma decepção no time de cima.