Obras do CT começam no fim do mês. E a prestação de contas?*

O clube já poderia ter começado a explicar a quem aderiu à campanha dos tijolinhos como mostrará o uso do seu dinheiro


* * * * * * * * * *

Tenho certeza de que as obras do CT começarão pra valer em algum momento, andarão e o clube terá finalmente uma estrutura mais próxima da que todos esperamos. Só ouvi até hoje boas referências sobre Alexandre Wrobel, vice de Patrimônio do clube, que está à frente do projeto do Ninho do Urubu. E desde o início acreditei que este acabaria sendo o maior legado deixado pela saída de Zico, pela chegada de Luxemburgo e todo o clima de "temos que dar a volta por cima" que se instalou na diretoria do Flamengo naquela época.

Mas hoje, além de ler sobre o adiamento do início das obras para o final do mês, devido a mais exigências da Prefeitura sobre o projeto, leio referência a R$520 mil da campanha Rubro-Negro Para Sempre já colocados no orçamento do projeto. Leio aqui e ali sobre números de vendas de tijolinhos, já ouvi falar sobre a percentagem da grana que realmente vai para o Flamengo mas, até agora, nada da total transparência anunciada no início da campanha. O clube não deixa claro pra todo mundo os números de vendas, a receita que já foi conseguida, de quanto realmente precisam, como é o projeto.

Tenho certeza de que a campanha pode ganhar força quando as obras efetivamente começarem, mas também ajudaria se entregassem a transparência prometida. A campanha dos tijolinhos, afinal, não deixa de ser uma ação de crowdfundingalgo que está entrando na moda e que acho realmente muito aplicável a clubes de futebol - que na verdade sempre tentaram ações do gênero, mas nunca acertaram muito no formato. Hoje, com o desenvolvimento social da Internet, as possibilidades são melhores do que jamais foram e tem um monte de sites por aí surgindo como plataforma para coisas deste tipo, com projetos de todos os portes. E em todos eles você vê lá quantas pessoas ajudaram, com quanto, qual o montante que se pretende arrecadar, qual a porcentagem dele que já foi alcançada. Não é difícil de fazer.

Mas acredito mesmo que a prestação de contas vai começar pra valer quando a pedra fundamental for lançada. Gostaria que tivesse sido antes ou que, ao menos, anunciassem com mais clareza quando ela vai ser feita, em respeito aos que acreditaram e investiram dinheiro na causa, apesar de tantas outras campanhas já feitas para a mesma coisa. Mas vamos aguardar.

* Texto da coluna semanal no FlamengoNet

2 comentários:

Pablo Alcântara disse...

“Essa questão é explicável devido ao fato de o torcedor parcelar a compra em até cinco vezes. Se o torcedor paga à vista, recebemos à vista. Se parcelar vamos recebendo aos poucos. Mas a tendência é a de que a campanha ganhe ainda mais força com o início das obras. Isso passa credibilidade ao torcedor”, comentou Wrobel.

Peraí, o parcelamento é feito no cartão de crédito? Se for, acho que o vendedor recebe a quantia toda de uma vez, não é? História mal contada.

André Monnerat disse...

Pablo, eu estranhei essa aí também. As vendas estão sendo só por cartão de crédito e, até onde eu sei, funciona como você descreveu. Mas como não sou nenhum expert nisso...