Estadual 2011 - Taça Rio - 1a. Rodada - Flamengo 3 x 2 Olaria

Com atraso - é Carnaval! -, as impressões sobre a estreia do Flamengo na Taça Rio


* * * * * * * * * *

No Carnaval, vocês sabem, as prioridades se alteram um tanto. Mas hoje, nesta preguiçosa e chuvosa manhã de terça, acabei vendo com atraso ao replay da vitória do Flamengo sobre o Olaria, na estreia pela Taça Rio. A essa altura, o noticiário rubro-negro está sendo muito mais sobre o desempenho de Ronaldinho no samba do que no campo, mas ainda assim vou deixar aqui meus palpites sobre o jogo.

Li aqui e ali diversos elogios à atuação do Flamengo. Assistindo agora, realmente achei que Ronaldinho e Thiago Neves jogaram bem e que o esquema de Luxemburgo, sem um atacante de origem, até já funcionou melhor. Não só os dois, mas até Renato também entrou bastante na área para concluir, com um revezamento que buscou suprir a falta de um homem de área fixo - do quarteto ofensivo, só Bottinelli mesmo apareceu menos ali dentro para esperar passes e cruzamentos. Também já vi evolução na saída de bola, menos lenta do que em jogos anteriores. O revezamento dos quatro da frente para vir buscar o jogo com os volantes e a saída dos dois laterais melhoraram o time neste aspecto.

Mas diria que bom futebol mesmo apareceu pra valer apenas na metade final do primeiro tempo. Ali, realmente, o Flamengo criou diversas chances de gol, com combinações variadas entre Thiago Neves, Ronaldinho, Renato, Bottinelli, Léo Moura e Egídio. O empate saiu só no último lance da etapa, mas poderia ter vindo antes, inclusive com a virada.

Porém, antes disso, com a surpresa pelo primeiro gol do Olaria (aliás, Felipe já andou antes espalmando bolas pra frente de maneira esquisita), o time demorou a impor seu futebol; no segundo tempo, depois de conseguir rápido a virada e ter David expulso, também não repetiu o mesmo desempenho; e mesmo nos seus melhores momentos, o Flamengo esteve exposto ao contra-ataque. O Olaria, ao longo da partida, chegou a organizar bons lances, teve momentos em que conseguiu trocar seus passes e criou também diversas boas chances de gol. Se fosse um adversário mais forte e, especialmente, com melhor poder de conclusão, poderia não ter saído derrotado.

Enfim: deu pra ver que há uma evolução, principalmente nas atuações individuais dos dois maiores astros da companhia - e, se os dois estiverem realmente bem, tudo fica mais fácil. E, afinal, era só uma estreia de Taça Rio, depois do time já ter garantido sua vaga na final do Estadual, e no meio do Carnaval. Se não foi um jogo pra grande empolgação, ao menos não foi pra reclamar.

E agora podemos deixar o pessoal se divertir um pouco em paz, também.



5/2/2010 - 16h20 - Flamengo 3 x 2 Olaria
Estádio Raulino de Oliveira - Volta Redonda, RJ
Público e renda: 5.038 pagantes, R$ 99.260,00

Árbitro: Rodrigo C. de Miranda (RJ)
Cartões amarelos: Henrique (Olaria) e Thiago Neves (Flamengo )
Cartão vermelho: David (Flamengo )

Gols: Danilo 5'/1ºT, Thiago Neves 46' (1º T), Ronaldinho 3' (2ºT) , Thiago Neves 25' (2º T) Rafael (41' 2ºT)

Flamengo: Felipe, Léo Moura, David, Wellinton e Egídio; Maldonado, Willians, Thiago Neves (Jean 37' 2/T), Renato (Negueba 36' 2/T) ) e Botinelli (Fierro 20' - 2/T)); Ronaldinho. Técnico: V. Luxemburrgo

Olaria: Henrique, Ivan, Thiago, Rafael e Calisto (Gonzalo 27' - 2/T); David, Danilo, Victor e Renan Silva (Nicolas 34' 2/T), Valdir e Felipe (Renato 30' 2/T). Técnico: Cleimar Rocha

Um comentário:

Luis disse...

Melhorou, mas sem um lateral/ala esquerdo e um centro-avante de ofício (mesmo que um balde), vai ser duro de aturar.