Escalação para o amistoso de amanhã mostra os problemas do elenco do Flamengo na defesa

No ataque, o cenário é promissor. Mas há questões a resolver no sistema defensivo que podem comprometer os resultados da temporada

* * * * * * * * * * *

Enquanto o assunto do momento é Ronaldinho Gaúcho, saiu hoje a escalação que Vanderlei Luxemburgo escolheu para o amistoso do Flamengo de amanhã, em Londrina. Pelas notícias, o time vai a campo sem ter feito nenhum trabalho tático e apenas um coletivo. Não deve dar pra ter muita ideia do que realmente esperar desta equipe no início da temporada.

Eis a escalação que entrará em campo neste domingo: Felipe, Léo Moura, Wellington, David e Egídio; Willians, Fernando, Vander e Renato; Wanderley e Deivid.

É óbvio que as possíveis entradas de Thiago Neves e Ronaldinho devem mudar totalmente a cara da equipe, inclusive taticamente. Há ainda as entradas de Maldonado e Bottinelli - que andaram trabalhando à parte do grupo neste início de pré-temporada - e a incógnita quanto à permanência de Diego Maurício. Faltam muitas definições para que possamos começar a falar em um "time titular ideal" do Flamengo para 2011, especialmente do meio pra frente. Vai dar pra ter uma primeira ideia sobre o potencial de incógnitas como Vander e Wanderley e a possível recuperação de Deivid, mas a gente já sabe que tudo ainda vai mudar muito ali.

Mas já dá pra ter algumas ideias de como Luxemburgo está enxergando opções que tem no elenco - e, na defesa, ninguém tem falado muito em reforços de mais peso. Sobrou mesmo para o péssimo Fernando, por exemplo, o posto de primeiro reserva entre os volantes. É uma deficiência clara no elenco, especialmente porque Willians também não tem categoria para ser um titular absoluto do Flamengo. Tendo visto muito pouco ele jogar, gostaria de apostar que o garoto Muralha, que me impressionou muito bem na estreia dos juniores na Taça São Paulo, possa ter muitas oportunidades ao longo do ano.

As deficiências do sistema defensivo do time não param na cabeça-de-área. Ver Egídio como titular absoluto da lateral esquerda, por exemplo, é complicado - e não há nem um reserva à altura dele, que já é uma aposta muito duvidosa. Torço para que a diretoria esteja trabalhando em silêncio por um lateral esquerdo mais confiável, mas imagino que Luxemburgo possa em breve puxar para os profissionais o lateral do time de juniores, Anderson, que também me pareceu um bom jogador - ao menos superior a Jorbison e Rodrigo Alvim, pelo menos.

E há ainda problemas graves na zaga. Wellington melhorou muito em 2010, mas ainda não passa segurança para ser titular sem sombra do Flamengo; David tem alguma técnica, mas tem uma autoconfiança excessiva que põe tudo a perder em muitos momentos e ainda falha bastante no posicionamento; Angelim é um cara de quem gosto muito, mas que já começa a sentir o tempo passar; e Jean é simplesmente lamentável. Não sei dizer se Marlon ou outro dos juniores tem condições de ocupar um lugar entre os profissionais - só esperando mesmo, mas não há notícia de que alguém esteja apostando em um deles para se tornar titular em pouco tempo.

E, mesmo com poucas opções, Luxemburgo ainda escolheu para esta primeira partida uma dupla com a qual não concordo. Pra mim, Angelim ainda tem que ser titular deste time e prevejo muitos sustos se David e Wellington realmente formarem a dupla de zaga titular por muito tempo.

De qualquer forma, vai ser bom, pra variar, ver o Flamengo sendo comentado por conta do que faz dentro de campo. Todas essas novelas com empresários, contratos e tudo o mais cansa.

Nenhum comentário: