Quem é João Filipe, o zagueiro que o Flamengo perdeu pro Botafogo

No que as notícias sobre a contratação de João Filipe pelo Flamengo ficaram quentes, fui pedindo a ajuda para blogueiros catarinenses que pudessem nos dar referências sobre o cara. Só que ele - jogador de Eduardo Uram, que andou batendo de frente com a diretoria rubro-negra no caso Juan - acabou no Botafogo e assim este post vai servir não pra conhecer um novo jogador rubro-negro, mas pros torcedores terem uma ideiazinha do que o Flamengo perdeu na disputa. Palpite puro: acho que não foi muito.


Pra começar: o Flamengo realmente precisa de mais um zagueiro, mas se for pra ser uma promessa ou aposta, o preferível é que seja canhoto. Afinal, destros o elenco já tem nesta categoria Wellington e David; já para a esquerda, Angelim hoje não tem nenhuma sombra. E João Filipe é destro, tendo chegado até a jogar pela lateral direita.

Não conheço o futebol do rapaz. Mas, pelos relatos que recebi, já estava com uma pulga atrás da orelha: trata-se de um zagueiro que ganhou destaque por apoiar o ataque  e pela habilidade com a bola nos pés. Tenho muito pé atrás com este tipo de coisa; tem muito, mas muito zagueiro por aí que joga mal em sua posição e acaba fazendo fama porque dá um ou outro drible e faz seus golzinhos lá na frente - que aparecem bem nos vídeos de melhores momentos, mas escondem suas falhas lá atrás. Para reforçar a minha impressão de que pode ser este o caso, os torcedores do Figueirense fizeram diversas referências sobre problemas de posicionamento, indisciplina tática e, apesar da boa altura, falhas no jogo aéreo. E fato é que ele andou mesmo pegando banco no próprio Figueirense, por opção de seu treinador.

Este é apenas meu palpitômetro funcionando: acredito que não valia mesmo entrar em leilão com o Botafogo, realmente necessitado de um zagueiro para entrar rapidamente no lugar do contundido Fábio Ferreira, que só volta no meio do ano. Mas no geral, os depoimentos catarinenses são otimistas e bem parecidos: é um jogador técnico e rápido, que ainda tem muitas falhas na parte tática, mas pode se desenvolver bem e se tornar um belo zagueiro.

Vamos então às opiniões:


* * * * * * * * * *

Este é o texto do Ney Pacheco, jornalista que escreve (muito bem, aliás) no Meu Figueira:

Negócio é o seguinte. O João Felipe é do Eduardo Uram, com quem a diretoria passada do Figueirense fez uma parceria que continuou com a mudança na direção ocorrida esse ano.
O jogador chegou aqui no ano passado cercado de desconfiança porque tinha vindo aí do Mesquita aí do Rio, time, que se não me engano, havia sido rebaixado no campeonato estadual.
Só que ele mostrou bom futebol e logo se firmou entre os titulares. O time jogava num 3-5-2 na maioria das vezes, não fez uma grande série B (terminou em 6º lugar, mas com um futebol muito irregular), mas ele foi um dos destaques e conquistou a admiração do torcedor.
Esse ano começou o ano como titular no campeonato estadual e assim ficou até o final do primeiro turno da série B, quando perdeu a posição para João Paulo, zagueiro que o técnico Márcio Goiano indicou e estava no Goiás, mas passou pelo Paraná Clube principalmente.
João Filipe perdeu a posição por algumas deficiências que precisa corrigir. A primeira é a indisciplina tática. Tem bom passe e boa habilidade para um zagueiro e às vezes exagera nas arrancadas, se mandando para o ataque com a bola dominada e deixando um buraco na defesa, ou no excesso de confiança, querendo driblar como último homem na frente da sua própria área. É difícil achar técnico que goste desse tipo de emoção forte.
Outro problema é na bola área. Apesar de alto (1,90m), não se posiciona bem e por isso acaba perdendo disputas por cima. Como é jovem (22 anos), pode corrigir esses defeitos com orientação e experiência.
Apesar de alto, tem outra boa qualidade. É muito rápido. Tem grande recuperação. Dificilmente perde na velocidade para os atacantes.
Creio que é uma boa aquisição para o Flamengo. Precisa ser trabalhado, mas tem bom potencial. Se tiverem paciência para corrigir essas deficiências e se ele tiver a cabeça no lugar pra se dedicar à profissão, pode se tornar um grande zagueiro. No fim do ano andou aprontando por aqui e o técnico o botou de castigo. Não queria mesmo ficar. Às vezes é muito individualista, quer mais aparecer do que jogar para o time.

* * * * * * * * * * * * *

Agora fala Júnior, do Máquina do Estreito:

O JF (João Felipe) chegou no Figueirense em abril de 2009. A torcida não gostou muito, pois ele veio do Mesquita do RJ, que tinha sido o lanterna do campeonato Carioca e com a defesa mais vazada. Atuou pouco em 2009 devido a falta de experiencia e a uma lesão leve. Chegou a jogar algumas partidas na lateral direita e não comprometeu quando jogou.
2010 foi o ano dele. Foi titular ao lado do Roger Carvalho quase a temporada inteira. Só perdeu a vaga para João Paulo Goiano no finalzinho da série B, pois o JF teve outra lesão na coxa.
Ele tem muita velocidade, apesar da altura. Dificilmente algum atacante ganha dele em uma disputa em velocidade.
Ele tem um defeito (pelo menos pra mim é defeito) que me irrita demais: Ele avança demais. Sou da velha guarda. Lugar de zagueiro é lá atrás guardando o espaço dele. O João dá muitas arrancadas pela direita e aparece de surpresa no ataque. Com um esquema adaptado para isso, pode dar muito certo.


* * * * * * * * * * *


Vez de Guilherme Rutkosky, do Blog do Figueira:

O João Filipe apareceu por aqui ainda em 2009 e sempre se destacou não só pela sua atuação na zaga, mas principalmente pelas suas arrancadas ao ataque. Isso fez ele cair nas graças da torcida, que com a saída do Chicão (hoje no Corinthians) queria ver alguém com essas características.
Ele é um bom zagueiro, de bom porte físico e sempre foi considerado o nosso principal nesta posição. Porém, foi perdendo espaço com o nosso técnico Márcio Goiano (ex-zagueiro e ex-capitão do Figueira no acesso de 2001) a medida que suas arrancadas para o ataque começaram a desagradar o Márcio e que mostrou certa "instabilidade", alternando alguns lances ruins. Somado a isso, tem a arriscada característica dele sempre tentar dar um drible na frente da zaga.
Acredito que bem trabalhado, possa se tornar um ótimo zagueiro. Poucos tem a habilidade que ele tem de sair jogando.

* * * * * * * * * * *

E aí o depoimento de Eduardo, do Gigante Alvinegro. Veja como a opinião de todos eles sobre João Filipe coincide bastante:

João Filipe é um zagueiro alto e muito rápido. A caracteristica que mais marcou nesse período que ele esteve no Figueirense é que ele gosta de sair jogando com a bola, mas sempre com qualidade. Apesar de sua altura, dribla com facilidade e gosta de dar arrancadas pelo lado direito do campo, como um verdadeiro ala. Outro aspecto interessante é a raça que o jogador demonstra dentro do campo. Esse verdadeiramente honra a camisa que veste. O que eu considero um defeito no zagueiro é que ele não é muito de guardar posição em campo. A parte tática acabou fazendo ele perder a posição nas últimas partidas do alvinegro na série B. Penso que nessa hora a juventude atrapalhou um pouco. Mas acredito que esse defeito o Luxemburgo conseguirá concertar com facilidade.

Nenhum comentário: