Os jogos que interessam hoje à noite

Vamos ser sinceros: Flamengo x Ceará só é assunto aqui porque o blog é SobreFlamengo. Embora o Flamengo ainda tenha sim que se preocupar com o rebaixamento, são dois times que parecem não ter mais grande função no campeonato além de disputar o “título” de classificado para a Sul-Americana. Bom, olhando por aí, até que é um confronto direto. E ao menos o estádio deverá estar cheio.

Luxemburgo vai tentar novamente fazer funcionar o ataque 3D. Contra o Corinthians, o maior problema na formação foi a concentração excessiva de jogadas pelo meio. Nenhum dos três atacantes abriu o jogo em momento nenhum – apenas recuavam para buscar bola no meio-campo – e, com eles em campo, a liberdade para Léo Moura e Juan ficou menor. É preciso encontrar outra maneira de distribuí-los em campo para a formação funcionar.

O Ceará é um time que acumulou gordura no início e depois manteve-se longe da zona de rebaixamento graças ao desempenho em casa (9 vitórias, 6 empates e apenas 1 derrota, para o Vasco). O pior ataque do campeonato depende de dois veteranos para funcionar: o meia Geraldo (artilheiro do time, com 6 gols) e o centro-avante Magno Alves (aquele mesmo, já com 4 gols).

Não espero mais boas atuações do Flamengo este ano. Mas o Ceará não é exatamente assustador. Minha aposta é em um empate.



Inter x Fluminense

Se o Inter tivesse vencido o Santos na última rodada, este jogo teria mais significado para os gaúchos. O empate os deixou a 8 pontos da liderança e mesmo com uma vitória a distância continuará grande. Mesmo assim, o Inter (que só não terá Tinga de seus titulares, um desfalque importante mas com o qual já vem convivendo) deve jogar pra vencer, com o Fluminense recuado, tentando a vitória num contra-ataque. Afinal, se já foi assim contra o Grêmio no Engenhão, não deve mudar no Beira-Rio.

Será mais uma oportunidade para Conca mostrar que é melhor que D´Alessandro, que foi novamente convocado para a seleção argentina. Outro confronto será entre os melhores laterais de cada time: Mariano e Kléber jogarão preocupados um com o outro.

O palpite: não creio que dê Fluminense hoje.



Cruzeiro x São Paulo

O São Paulo vem subindo de produção desde que Paulo César Carpeggiani assumiu – mas, em casa, o Cruzeiro tem que vencer. Os times entrarão em campo já sabendo do resultado do Fluminense, que joga mais cedo.

Com a volta de Gilberto, Cuca arma um time mais pra frente, com dois meias ofensivos (Montillo é o outro). Mas o São Paulo também tem jogado para o ataque, juntando Lucas, Fernandão, Ricardo Oliveira e Dagoberto - o que deixa seu meio-campo mais frágil, tanto na marcação quanto na posse de bola. O provável é que o Cruzeiro controle o jogo, mas precise se cuidar com os ataques do São Paulo pelas pontas, com Lucas e Dagoberto.

Deve dar Cruzeiro.



Corinthians x Avaí

Dos ponteiros, o Corinthians é o que tem a vida mais fácil hoje à noite. É a chance de mostrar que a recuperação ensaiada com a vitória sobre o Palmeiras e o empate com o Flamengo é pra valer. Ainda não dá pra apostar nisso.

Dentinho volta ao time, mas deve ficar no banco. Assim, o Corinthians segue apostando no pesado ataque formado por Iarley e Ronaldo, mas ao menos pode ter uma boa opção para mudar isso durante o jogo. De qualquer forma, o Avaí vem fazendo campanha muito ruim. Se o Corinthians não conseguir vencê-lo em casa, aí é pra desistir mesmo.

Deve dar Corinthians.



Botafogo x Atlético-GO

A diferença do Botafogo para o líder do campeonato, hoje, é a mesma que o Flamengo tinha no ano passado a esta altura da competição. A coincidência, logo após uma bela vitória fora de casa sobre o Atlético, fez com que os alvinegros começassem a acreditar em título. Mas há uma diferença grande: o Flamengo chegou a esta posição em 2009 graças a uma enorme série de bons resultados, jogando muito bem. Não é o caso do Botafogo, que antes das últimas duas vitórias teve 8 empates consecutivos. Se tivessem ido um pouquinho só melhor naquela fase do campeonato, agora estariam mesmo embolados com os líderes.

Fato é que o Botafogo é o único invicto em casa no campeonato, mas empatou mais do que venceu no Engenhão. E o Atlético-GO vem subindo de produção com Renê Simões e já consegue visualizar a fuga do rebaixamento que antes parecia certo.

Mesmo assim, a verdade é que o time goiano é muito fraco, como mostrou contra o Flamengo em Volta Redonda. O Botafogo vai ter que mostrar que sabe jogar com a responsabilidade de vencer, algo que tem tido dificuldade desde que começou sua grande série de desfalques. Vamos ver se Jóbson e Loco Abreu dão conta do recado.

Acho que dá Botafogo.



Guarani x Atlético-MG

Confronto direto: quem perder fica na zona do rebaixamento. O Atlético joga fora de casa, mas com a obrigação da vitória contra um time que não consegue vencer há sete jogos. O time paulista ainda sente falta de seu principal atacante, o garoto Mazola, emprestado pelo São Paulo, que está contundido.

Obina já tem 10 gols no campeonato, empatado na terceira colocação entre os artilheiros com Kléber, Washington, Alecsandro, Neymar e outros. Se voltar a funcionar hoje, o Atlético tem mais chances de sair novamente do tal Z-4.

Acho que dá Atlético.

Nenhum comentário: