Brincando de simulador - faltam 6 rodadas

O simulador do GloboEsporte.com é a brincadeira mais óbvia e bem bolada que apareceu desde o início do Campeonato Brasileiro de pontos corridos. Este ano, como o Flamengo está meio que numa zona morta da tabela - embora não livre ainda do rebaixamento -, ela ficou menos atraente para os rubro-negros. Mas estamos na fase do campeonato em que há mais gente por aí fazendo suas contas - e resolvi também brincar de fazer as minhas.


Pra começar, o Flamengo: na minha simulação, sem pensar demais a cada jogo, o Flamengo chegará à última rodada com 47 pontos, na décima-terceira colocação - já garantido matematicamente na Sul-Americana, sem chances de cair. O jogo contra o Santos será, então, um simples amistoso para os dois times. Os resultados anteriores no chutômetro do SobreFlamengo: empate com o Ceará, vitória sobre o Atlético-PR, derrota para o Atlético-MG, vitória sobre o Guarani, empate com o Cruzeiro.

Briga por título
Três times chegarão à última rodada com o mesmo número de pontos: Fluminense, Corinthians e Cruzeiro. Os três chegarão também empatados no número de vitórias e a vantagem no saldo de gols, em tese, será tricolor - mas não dá pra bobear muito, pois o Corinthians não está tão longe assim e pode até tirar esta frente até chegar lá. Lembrando os jogos da última rodada dos três concorrentes: Fluminense x Guarani, Goiás x Corinthians, Cruzeiro e Palmeiras. O jogo mais fácil pareceria ser o do Fluminense - mas o Guarani jogará sua vida pra escapar do rebaixamento, enquanto Goiás e Palmeiras já devem chegar lá sem ter mais nada em disputa.

O Botafogo chegará à última rodada três pontos atrás dos líderes - mas o excesso de empates o coloca fora da disputa pelo título e até pelo G3, pois não conseguirá alcançá-los no número de vitórias. Sua vaga na Libertadores vai depender mesmo de algum time gringo evitar que um brasileiro conquiste a Sul-Americana.

Rebaixamento
Chegarão à última rodada já rebaixados Goiás e Prudente. A disputa para escapar da Série B ficará entre Guarani, Vitória, Atlético-GO (todos com 39 pontos) e Avaí (40). Os últimos compromissos deste povo: Fluminense x Guarani, Vitória x Atlético-GO e Atlético-PR x Avaí. Quem ganhar entre Vitória x Atlético-GO se salva; um empate pode até rebaixar os dois.

2 comentários:

Luis disse...

A lógica indica que os teus palpites estão corretos, mas os exemplos do Flamengo e Fluminense (arrancadas finais) no ano passado me fazem ficar em alerta ...!!!

Flávio disse...

Infelizmente não estou interessado na briga pelo título esse ano. Só espero que não dê Flor nem Bosta.

Mas eu fiz essa simulação e o Flamengo ficou com 42 pontos. Mas já são 4 pontos a mais que errei. Coloquei vitória do Inter, do Avaí, do Corinthians e do Ceará. Mas achei que venceríamos o Vasco. Então, estamos com um crédito de 4 pontos a nosso favor.

Mas agora é que o bicho vai pegar. Coloquei vitória sobre o Atlético Paranaense e também sobre o Guarani.

Se não vencermos já o próximo jogo a situação vai se complicar muito.

Não pensem vocês que vamos vencer Atlético Mineiro fora, Santos e Cruzeiro.