Conheça os planos do marketing do Flamengo para mudar o Cidadão Rubro-Negro

Acontece hoje na Gávea um encontro da diretoria do clube com representantes das Embaixadas Rubro-Negras. As Embaixadas vinham se sentindo abandonadas e agora foram chamadas para que o contato com o clube seja retomado, conhecendo o que a nova diretoria pretende na relação com elas. Não estou lá, mas a Rádio da Nação providenciou um Twitcam transmitindo o que se discutiu pela manhã - e tive a sorte de assistir o diretor executivo de Marketing do clube, Harrison Baptista, explicando as mudanças que estão preparando para o Cidadão Rubro-Negro.


- Todos os sócios do clube, de todas as categorias, ganharão todos os benefícios do Cidadão Rubro-Negro, sem pagarem nada a mais por isso.

- Isso inclui o Passaporte Rubro-Negro, que se transformará em "Passaporte Fidelidade" (foi o nome como ele se referiu ao cartão). Benefícios para a entrada nos jogos do Flamengo estão ainda sendo discutidos ainda com a BWA (e não faz sentido que não existam, ainda mais agora que a BWA está lançando um outro cartão que servirá de ingresso para todos os jogos do clube e pode ser recarregado em qualquer casa lotérica ou por telefone, sem cobrança de mensalidade). Mas a principal mudança serão os outros usos do cartão.

- O novo passaporte, fora outros possíveis benefícios, vai ser um cartão para consumo. Ele terá uma bandeira de cartão de crédito e poderá ser usado por aí, pra comprar o que for. Cada compra feita, em qualquer estabelecimento, reverte em pontos para o usuário, que poderão ser usados para conseguir descontos ao adquirir produtos na nova loja online oficial do Flamengo.

- Esta nova loja online não será apenas de produtos licenciados do clube; será uma loja completa de varejo, um "Submarino do Flamengo", como Harrison chegou a se referir ao falar do projeto. Por lá, poderá se comprar de tudo, revertendo dinheiro para o Flamengo.

- O novo cartão será dado de graça a todos os sócios do Flamengo e todos os membros pagantes do Cidadão Rubro-Negro. Quem não for, poderá adquirir o cartão por um preço por volta de R$8,00. Deve haver uma taxa anual de manutenção, que Harrison pretende que seja por volta de R$12,00.

- O cadastro poderá ser feito no próprio site oficial do Flamengo. As Embaixadas Rubro-Negras foram convidadas a ajudar na divulgação e é possível que, nas novas regras que serão estabelecidas para as Embaixadas poderem ser oficializadas pelo clube, tenham que apresentar um número mínimo de membros portadores do Passaporte.

- O tempo inteiro, Harrison Baptista ressaltou que estes planos ainda não estão 100% aprovados. Ainda assim, falou de objetivos (500 mil cartões!) e alguns prazos: a nova loja oficial entra no ar pra já, ainda em novembro; e o novo formato do Cidadão Rubro-Negro, junto com o novo cartão, começam a funcionar em 40 dias - mas 40 dias a partir da data da assinatura do contrato, que em tese estaria próxima. É esperar pra ver.

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Antes de falar do Cidadão Rubro-Negro, o assunto era o início de uma relação comercial entre o clube e as Embaixadas. Harrison Baptista falou do plano de fazer o licenciamento da marca do Flamengo para as Embaixadas, para que elas vendam seus produtos e, com isso, também revertam alguma receita para o clube. Isso deve passar a acontecer não só com as Embaixadas, mas também com as organizadas - o que poderia ser positivo se servisse como um primeiro passo para deixar mais claras e institucionais as relações entre torcidas organizadas e o clube. Hoje, infelizmente elas funcionam de maneira nebulosa, na base de favores pessoais que nunca ficam muito claros.

Harrison aproveitou para pedir a ajuda das Embaixadas para encontrar fornecedores locais, capazes de impulsionar as vendas de produtos do Flamengo - e das próprias Embaixadas - em suas praças.

A programação ainda segue durante a tarde. Para os interessados (e não foram tantos assim assistindo à Twitcam mais cedo), vale seguir o Twitter da Rádio da Nação pra ver se eles voltam a abrir transmissão de lá.

2 comentários:

Bosco Ferreira disse...

Espero também ver os planos de marqueting do Flamengo para lidar com os jogadores evitando as consequencias funestas que uma imagem mau colocada pode gerar de prejuizo ao clube.

Eduardo Varanda disse...

Valeu Monnerat pelas informações... em tempos de vacas magras, é uma boa notícia ver aumentar as probabilidades daquela possibilidade do cidadão rubro-negro ser extendido aos sócios. E talvez ainda mais vantagens. Isso é importantíssimo para conseguirmos fazer com que mais rubro-negros enxerguem mais vantagens em serem sócios do clube.
Abs