O Santos jogou contra o próprio patrimônio

A demissão de Dorival Júnior pela diretoria do Santos, ontem, foi uma enorme surpresa pra todo mundo. É bom pra gente ver que este tipo de bizarrice, vejam só!, não acontece só no Flamengo, ou mesmo só no Rio. Incrível o quanto mandaram mal nessa.


Pra começar: Dorival Júnior errou. Não discuto nem se deveria manter Neymar afastado ou não – o que ele fez não poderia passar em branco de forma alguma; mas o tamanho da punição que ele mereceria, acredito que quem está lá dentro e conhece os bastidores pode definir melhor. Mas o treinador errou quando combinou algo com a diretoria e acabou fazendo diferente, sem aviso prévio. De fato, ao ir contra o que seus chefes haviam definido, ele quebrou a hierarquia do clube. E os diretores têm o direito de não querer mais trabalhar com quem não se encaixa com o que eles pensam.

Mas o resultado desta demissão, que aconteceu com motivos mais do que claros pra todo mundo, no calor dos acontecimentos, é uma incrível pressão em cima de Neymar. O garoto vai ficar marcado por muito, muito tempo pelo episódio. A diretoria parece ter agido para proteger um de seus maiores ativos no momento, mas acabou justamente causando a sua desvalorização. Neymar e sua imagem, hoje, valem bem menos do que valiam há duas semanas atrás.

Se ele simplesmente tivesse cumprido agora sua punição, pelo tempo que fosse, seria mais fácil dizer, na volta, que é apenas um garoto e tinha aprendido sua lição; mas, depois do que aconteceu, vai ser bem mais difícil reverter a imagem negativa que ficou, inclusive com a torcida de seu próprio clube. Se o Santos não conseguir um bom desempenho daqui pra frente – o que é até provável, ao menos no curto prazo, já que o time perdeu diversos de seus principais jogadores e agora vai ter que lidar com uma troca de técnico num clima psicológico adverso -, o mais cobrado de todos será Neymar. Independente de como se comportar daqui pra frente, ele vai ter que jogar muita, mas muita bola mesmo para que peguem menos em seu pé. E se os resultados não vierem, o Santos vai acabar vendendo Neymar mais na frente por muito menos do que a oferta que recebeu do Chelsea.

Depois de todo o investimento feito em Neymar, é até normal que a diretoria do Santos queira vê-lo bem e satisfeito. Mas esta demissão agora, desta maneira, foi uma burrice sem tamanho. Se queriam mesmo se livrar de Dorival, que esperassem a primeira sequência de três ou quatro jogos sem vitória pra fazê-lo sem tanto alarde. O demitiram pela “falta de flexibilidade” e acabaram mostrando ter ainda menos jogo de cintura.

5 comentários:

Flávio disse...

É isso aí, se eles queriam criar um monstro agora terminaram a tarefa.
Depois de tudo que se viu e o treinador é que foi demitido, esse Neymar será mais arrogante do que o Romário e o Edmundo somados.
Jogador bom é aquele que é vendido caro. O Cruzeiro é mestre em fazer isso. Erraram quando não deixaram ele ir para o Chelsea, e agora erraram duplamente.

=Beto= disse...

Foi o maior vacilo!!!
Demitiram um Técnico bom, agora quero ver quem vão botar no lugar...
E o São Paulo não bobeou e já está negociando com o Dorival.
Pena que essa demissão não foi antes pois o Flamengo que iria se dar bem nessa!

Luis disse...

O Dorival pisou na bola (talvez até já estivesse engatilhado com o São Paulo ...), mas ninguém aguenta mais malas como Neymar, Robinho & Cia. "Monstrinhos" como o Neymar são criados pela própria imprensa, que colocam no céu caras que tem como ofício chutar ou correr atrás de uma bola junto com outros 21 caras.

Unknown disse...

Qual sera o novo " PELE " que iram inventar ?

Gabriel Folha disse...

Essa versão de que ele havia combinado uma coisa com a diretoria e fez outra é apenas uma versão.

Emblemática situação da nossa cultura futebolística.

É sempre bom lembrar que Bernardinho afastou seu melhor jogador e ainda convocou seu filho pro lugar, e estava certíssimo em faze-lo por questões disciplinares.

Ah qndo o futebol for assim...

Muito boa tirada do Escobar no Globo Esporte: "e ai reporter que cobre o Santos, o Neymar já escolheu o substituto do Dorival???"