Quem é Diogo e como foi sua passagem pela Grécia

Agora sim: o site oficial do Flamengo dá as boas vindas a Diogo e Deivid, novos atacantes do time. Então, a partir de agora, dá mesmo pra falar dos dois como jogadores rubro-negros (embora já tenhamos visto este ano até jogador que entrou em campo acabar com contrato desfeito logo depois...). Também falarei especificamente de Deivid, mas este texto é sobre Diogo, o menos conhecido dos dois.

Pra começar: falta ainda conhecer os detalhes financeiros das duas contratações, algo sobre o qual não li ainda após o anúncio oficial. Antes deste anúncio, saíram informações desencontradas sobre os dois negócios, em vários sites por aí - e não confio pra valer em nada do que foi publicado até agora. Então, não tratarei disso por aqui ainda, ok?


* * * * * * * * * * * * *

Diogo jogou em diversas seleções de base e apareceu bem na Portuguesa em 2007, quando foi eleito o melhor jogador da Série B - levou a Portuguesa a conseguir a vaga para a primeira divisão, com 18 gols em 28 partidas. No início de 2008, houve interesse não só dos grandes de São Paulo pela contratação, mas também de diversos times da Europa; depois de notícias sobre propostas de Arsenal e Liverpool, o Olympiakos acabou levando a melhor, pagando 9 milhões de euros por 70% de seus direitos. Diogo já tinha feito um bom Campeonato Paulista e saía como artilheiro da Portuguesa no Brasileiro da Série A, com 6 gols em 13 jogos.

E a primeira temporada de Diogo na Grécia foi boa, com gols tanto na liga grega quanto na Copa da UEFA que mantiveram seu nome em alta na Europa. Muitos rumores apareceram sobre sua transferência para times importantes da Inglaterra; entre o segundo semestre de 2008 e o primeiro de 2009, o Daily Telegraph o colocou em sétimo numa lista de 50 bons alvos para contratações e houve notícias concretas sobre interesse de Middlesbrough, Chelsea e Liverpool - inclusive com Rafa Benítez dando declarações, em março do ano passado, sobre a vontade de tê-lo em seu time; Arsene Wenger é outro citado em matérias de jornais britânicos como fã declarado do cara. Falava-se numa proposta de 12 milhões de libras para tirá-lo da Grécia, mas o negócio não saiu.

Mas é claro que se ele tivesse se mantido em alta, não estaria vindo agora para o Flamengo - e seu desempenho na temporada 2009-2010 foi mesmo bem pior. Andou se contundindo, o que o deixou de fora de quase a metade dos jogos do campeonato grego, não retomou o mesmo ritmo e neesso perdeu a vaga de titular. Esta temporada começou de forma conturbada, o que pode ter influenciado os gregos a liberá-lo: depois de ter feito dois gols na primeira fase eliminatória da Copa da UEFA, foi multado há cerca de uma semana em 40 mil euros por ter sido expulso no final da derrota que eliminou o time da competição, após dar um soco no goleiro do Maccabi Tel Aviv.

Devemos levar em consideração ainda que não é o tipo de jogador indicado por DVD de empresário; fora ter sido bastante visto no Brasil antes de ir embora, Zico trabalhou pessoalmente com ele na Grécia. É um jogador jovem, rápido, que atua tanto como segundo atacante quanto como centro-avante mesmo - como podemos ver no vídeo abaixo, com todos os seus gols na sua boa temporada de estreia na Europa, em 2008-2009:



De novo: não vou avaliar ainda a questão de grana envolvida no negócio. Mas, falando apenas do jogador, me parece uma bela contratação. Pode dar muito certo.

8 comentários:

Fabricio C. Boppré disse...

Também fiquei bem satisfeito, ótima contratação. Tomara que dê certo e fique posteriormente no Flamengo, é jovem e tem potencial. Se o Deivid jogar ainda o que eu lembro dele jogando em bons momentos no Cruzeiro e no Corinthians, podem formar uma ótima dupla. Só acho interessante não esquecermos de Val Baiano e Leandro Amaral. O Val é, evidentemente, o menos técnico e talentoso de todos aí, mas me parece o que tem mais característica de centro-avante matador, então pode vir a ser útil. E o Leandro Amaral, se reeditar a boa forma (na verdade, fantástica forma) dos tempos de Vasco e Fluminense, é para brigar por uma vaga de titular. E o Diego Maurício que aproveite a convivência com esses caras para aprender e adquirir experiência.

Fabricio C. Boppré disse...

Ah, e parece que teremos um outro reforço inesperado aí, não? Fierro não acertou com o Boca... bem que o Rogério poderia dar mais chances para ele. E pena que o Éverton não veio, gostava dele. Mas com Côrrea, Pet, Renato, Fierro, Kléberson, e com alguma sorte um daqueles menos cotados de sempre (Pacheco, Camacho, Michael, Marquinhos?) resolvendo afirmar-se, acho que há material humano suficiente para o Rogério montar um meio que consiga dialogar com a nova dupla de ataque, no mesmo (bom) nível que Deivid e Diogo prometem estabelecer ali na frente.

Marcos André Lessa disse...

Agora temos time, mas ainda falta um técnico à altura. As mil possibilidades de variação em campo não parecem passar pela cabeça de Rogerio.

Unknown disse...

Muito boas as contratações! Agora stá tudo nas mãos do "grande" Rogério Lourenço montar um time que chegue com bom número de jogadores na frente para apoiar o que deve ser um bom ataque este formado por Diogo e Deivid.

Como estes 2 estão em ritimo normal de treino devem entrar correndo no time dar tempo para o L.Amaral ir entrando aos poucos e, quem sabe, o "Val Bulani" perder peso. Podem ser boas peças de reposição.

Uma pena que demoramos a nos mexer porque já estamos 12 pontos atrás do Flu...mas...pelo menos vamos disputar seriamente a vaga na Libertadores.

Bosco Ferreira disse...

Excelente contratação.

Esperamos que ele seja muito feliz no CRF e o CRF muito feliz com ele.

O futuro pertence ao acaso. Quem esperava que o Val Bahiano fosse o artilheiro de 2009?

Bosco Ferreira disse...

Agora sim num final de um bom jogo com um bom resultado já sacramentado é a hora de colocar os garotos Camacho e Diego Mauríco.

Como o Flamengo fazia com o Bebeto.

Entrando sempre no final com o resultado já feito e a torcida cantando e apoiando.

Pedro disse...

agora a bola tá com o rogério. ele não pode mais reclamar da qualidade do elenco e nem de pressão da diretoria, pois se tem uma coisa que o zico faz é não cornetar o técnico...

=Beto= disse...

só falta um técnico de verdade...