O Inter vencendo a Libertadores interessa a quem quer ser campeão brasileiro

O jogo de hoje à noite pela Libertadores pode ter sua influência no resultado final do Brasileiro. O Inter já tem seu objetivo final na temporada: o título mundial. Mas se sair campeão da Libertadores, já terá sua vaga garantida na competição sul-americana no ano que vem e poderá passar a ver o Brasileiro como algo ainda mais secundário. Pros outros que sonham com o título nacional este ano, seria uma boa.

No papel, o Inter é um grande time, talvez o melhor do país - na minha visão, disputa esta condição com o Fluminense; se os dois times encarassem a competição da mesma maneira, os veria juntos como os maiores favoritos ao título brasileiro, acima de Corinthians, Cruzeiro e outros. E digo mais: bem treinados e em boa fase, dá pros colorados encararem a Internazionale no fim do ano em posição de menos inferioridade do que os campeões sul-americanos que foram ao Mundial nos últimos anos.

Esta aí embaixo é a formação que Celso Roth tem usado nas últimas partidas pra valer:


É o famoso 4-2-3-1 da moda - usado por tantos times na Copa, pelo Santos e, ontem, pela Seleção. D´Alessandro ainda fecha um pouco mais pelo meio do que Táison, que joga sempre aberto; Tinga voltou da Europa jogando como armador, e tem se saído muito bem. Os laterais não precisam apoiar o tempo inteiro e os volantes Sandro e Guiñazu se revezam na ajuda aos homens de frente, mas principalmente passam segurança para a zaga, onde estão os jogadores de menos nome do time. Mas eles têm dado conta do recado - mais até do que Renan, o goleiro trazido para ser a solução no lugar do fraco Abbondanzieri, mas que vem falhando bastante em seus primeiros jogos.

Pro resto da temporada, já se sabe que o time perderá Sandro, que foi negociado. A solução mais normal, considerando o elenco que o Inter tem, seria usar Tinga como volante e colocar outro jogador no papel de meia ofensivo. Opções não faltam: Giuliano, Andrézinho, Rafael Sóbis (que poderia jogar aberto e fazer D´Alessandro ficar mais centralizado).

Porém, como Celso Roth é Celso Roth, é bem possível que ele simplesmente coloque outro volante - Wilson Matias - no lugar de Sandro, o que seria um enorme desperdício. Mas dá pra sentir que a chance dele fazer isso mesmo é grande até pela dúvida no jogo de hoje: sem Tinga, suspenso, ele já fala em colocar em Wilson Matias em seu lugar, o que deixaria o time com três volantes.

4 comentários:

Murdock disse...

Quero ver o Inter campeão pra poder zoar o Max, só isso.

Raphael Perret disse...

concordo, mas em 2006 o Inter ficou em segundo. A 9 pts do São Paulo, é vero, mas o campeão da Libertadores teve desempenho invejável. em compensação... É o Celso Roth, né?

Lívia disse...

E, pelo visto, o Inter realmente será o camepão da Libertadores. Com toda justiça. Também acho que Inter e Fluminense tem os melhores times do Brasil. Elenco por elenco, os dois times se equivalem, mas acho que o Fluminense dá uma desequilibrada a favor por causa do fator Muricy.

André Monnerat disse...

Andei pensando nisso e acho que o Fluminense e o Inter são, hoje, destacados como os melhores times do Brasil no papel.

(No papel!)

Acho que todo o resto vem um patamar abaixo, muitos bem equilibrados. E por isso tem muita gente mesmo que pode sonhar com vaga na Libertadores.