Fabrício, Fierro, Traffic e a irresponsabilidade de alguns

Desde que coloquei no blog uma página com um formulário de contato, a enorme maioria das mensagens foi de gente que achou sou Renato Maurício Prado ou Patrícia Amorim (não foi nem uma nem duas!). Mas eis que hoje chegou uma de um cara que realmente achava que sou o André Monnerat, perguntando minha opinião sobre este caso da saída do Fabrício, por conta da compra do Fierro.


Já escrevi aqui que não tenho lá muita certeza de que sentiremos tanta falta do Fabrício quanto alguns imaginam. Mas a resposta à questão do José Mauro Papoula Branco não passa muito por isso e, como o assunto rendeu bastante no Twitter e nos fóruns e blogs rubro-negros por aí, decidi publicar a troca de mensagens por aqui. Lá vai:


* * * * * * * * * *


Olá, acabei te perguntando isso via twitter porque não tinha visto esse meio de comunicação no aqui blog.

Mas gostaria de saber sua opinião em uma questão: o Flamengo fez uma dívida de alguns milhoes de dólares pra contratar o Fierro (contrato de 2 anos, renováveis por mais 2). Aí o Braz, apertado, dá toda a percentagem do Fabricio (que tem contrato até 2013) pra Traffic pra poder honrar esse compromisso. Agora o chileno é emprestado por 1 ano por 300 mil reais, ou seja, pelos 4 anos de contrato, podemos chegar à conclusão de que o clube entende que ele vale 1,2 milhão de reais. Surgem 2 questoes entao:

1. A contratação do Fierro é suspeita, esse empréstimo que foi mal feito ou nada disso, ele é apenas um flop, que nunca teve oportunidade e acabou sendo dinheiro jogador fora?

2. Vale a pena peitar a Traffic e exigir uma compensação pela rescisão do Fabrício? Obrigado pela atenção e parabéns pelo blog.

-------------------------------

Fala, José Mauro...

Bom, são só impressões minhas, claro.

Não sei se o valor pago foi bem negociado, mas acho que a aposta no Fierro, na época, era boa. Ele era o melhor jogador do Colo-Colo, campeão chileno (e perguntei sobre ele a torcedores de lá, na época). Ídolo da torcida, idade razoável, sendo convocado pra seleção, com perspectivas de jogar uma Copa do Mundo e se valorizar. E, jogando no meio-campo, tinha chegado a ser artilheiro do campeonato de lá.

Mas não deu certo, até hoje. Isso pode acontecer, uma boa aposta acabar não dando certo mais na frente. Não há como ter sempre certeza.

Eu tenho pra mim que ele foi mal utilizado. Normalmente entrou fora de posição e, mesmo quando foi bem (como no fim do ano passado), não o deixaram ter realmente uma sequência de jogos. Pode ser que não seja só isso, que ele mesmo não tenha conseguido se adaptar por aqui, sei lá. É estranho que ele não tenha acertado um chute sequer desde que chegou, sendo conhecido por lá como um cara que chuta bem de fora.
Acho que ele tem um problema sério de auto-afirmação, precisava de mais confiança. Mas é só palpite.

Sobre o Fabrício: pelo que entendi, e li da nota oficial do Flamengo de hoje, não tinha como peitar a Traffic. Já tinham cedido a ela os direitos econômicos todos e também os direitos esportivos. Era pra ele ter saído antes.

Eu não consigo nem condenar o Marcos Bráz por ter dado os direitos do Fabrício em troca da dívida. Tavam cobrando, era uma grana alta, ia fazer o quê? De algum lugar ele tinha que tirar o dinheiro.

No duro, fato é que não deviam ter contratado o Fierro, mesmo eu achando um bom nome na época - simplesmente porque o Flamengo não tinha dinheiro pra pagar milhões de dólares pelo passe de ninguém. Foi uma irresponsabilidade, como outras tantas que sempre acabam estourando depois, de um jeito ou de outro.

2 comentários:

Marcelo Constantino disse...

De fato o Fierro não fucincionou no Fla, mas tem um agravante: durante o período do Cuca, o chileno mal fdicava no banco. Enquanto o time chegava a jogar com até CINCO volantes, o Fierro vivia largado no elenco. Isso durou meses, quase um ano. Acho que isso mata o cara.

Porém é fato que ele não funcionou a contento quando teve as chances com o Andrade. Ainda assim, acho que ele poderia ser útil agora, ainda mais qdo vejo o time com 3 volantes (e, pior ainda, qdo vejo Romulos e Fernandos em campo).

Infelizmente a irresponsabilidade de se contratar sem dinheiro acabou na saída do Fabrício -- mas é bom a galera lembrar que a saída do Fabrício nào sae deu agora, ele já não era jogador do Flamengo há tempos. Apenas estava no Flamengo.

Dani Souto disse...

Oi André.

Lendo o seu ultimo paragrafo, tive a certeza da coerencia de todos os textos q vc faz.
Como sou leitora assídua, posso até não concordar mas consigo entender o que você escreve perfeitamente.
Tomara que o Flamnego daqui pra frente tenha esse tipo de pensamento.
O futuro é logo ali.

Abs!