É preciso rejuvenescer o time do Flamengo

"Planejamento" e "pensar no longo prazo" são palavras de ordem dentro da Gávea hoje em dia, certo? Pois este texto até tem mais a ver com o que se espera pro ano que vem do que para 2010, já que sabemos que o elenco não vai ser todo modificado de uma hora pra outra.


Participo de uma lista de discussão sobre futebol com alguns amigos, e o papo hoje está em torno de algo que eu e quasae todo mundo já tinha percebido: como é velho este time do Flamengo! Só que, quando você coloca no papel os dados e olha eles todos juntos, a coisa fica realmente assustadora.

No ctrl C + ctrl V de um e-mail da lista, aí vai a escalação do jogo de sábado:

Marcelo Lomba: 23 anos
Leo Moura: quase 32 anos
Angelim: 35 anos
Wellinton: 21 anos
Juan: 28 anos
Correia: 29 anos
Williams: 24 anos
Renato: 32 anos
Pet: praticamente 38 anos
Val Baiano: 29 anos
Leandro Amaral: 33 anos

Some um ano a estas idades e pense em como ficará o time em 2011; como disse meu amigo Max na troca de e-mails, dá pra imaginar este elenco disputando showbol. A média de idade dos jogadores de linha já está em 30 anos, o que complica até a disputa do campeonato deste ano - que dirá o do ano que vem. E Algumas possíveis alterações nesta escalação - como as entradas de Maldonado e Jean, por exemplo - elevariam ainda mais esta média.
É preciso rejuvenescer este time. Se o Flamengo realmente ainda anda atrás de reforços e pensa neles também para o próximo ano, é bom que tenham isto em mente - além de pensar na questão enquanto observam os garotos que já estão na Gávea e jogadores que possam vir a ser contratados para a próxima temporada.

12 comentários:

Marcos Monnerat disse...

Como já disse o Juninho em um comentário de outro texto aqui do SobreFlamengo, o Inter tem a relação de todos os jogadores em atividade no Brasil, e muitos de vários outros países do mundo, por isso está sempre percebendo o surgimento de novas promessas de bons jogadores e assim vem formando os melhores do país nos últimos anos.

Acho que o mínimo que o Flamengo deveria ter é uma rede de olheiros espalhados pelo país garimpando jogadores jovens para compor o elenco profissional e para colocar nas divisões de base pensando no futuro de curto e médio prazo.

André Monnerat disse...

O Zico deu entrevistas falando sobre a questão dos olheiros.

Mas não é só o Inter que tem isso (e sobre o Inter eu nunca tinha lido). O Grêmio tem uma estrutura só pra acompanhar jogadores de todos os times das séries A e B, fazendo um banco de estatísticas e vídeos. Serve não só pra contratar jogadores, mas pra analisar adversários e até para avaliar o próprio time - já que o trabalho também é feito com os jogadores do Grêmio.

O Mano Menezes, quando foi pro Corinthians, parece que levou gente do Grêmio pra também montar este tipo de estrutura por lá.

Freire disse...

O Flamengo parece o Milan de alguns anos atrás. A diferença é que o Milan tinha Maldini, Inzaghi, Seedorf, Nesta e outros.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

O Cruzeiro tem um departamento só pra isso. E além disso os Perrelas são ótimos negociadores. Já ganharam muito dinheiro vendendo cada bonde...

Mas enfim, o que eu vim dizer é que o Flamengo já tem parte disso dentro de casa.

Tem o Lomba, tinha o Fabrício, tem o Wellinton (que parece estar evoluindo. É menino, ainda pode dar certo), tem o Galhardo (que vejo como o sucessor natural do Leo Moura), o Camacho (que pode dar muito caldo), o Diego Maurício (que pra mim é melhor que muita porcaria que o Flamengo contratou. Só precisar ter chance num time minimamente bom e organizado. Não como solução do problema).
Além disso eu ainda falaria do Vitor Sába. Canhoto habilidoso, mas não é peladeiro que quer uma bola só pra ele, como a maioria que o Flamengo forma. Tem que começar a ter chance.

Além disso o Zico ainda falou em entrevista ao Magia Rubro Negra de alguns meninos do juvenil que o surpreenderam.
Se alguns desses derem certo já seria ótimo.

Romulo disse...

A Respeito desse lance de juventude no elenco, acho que o Flamengo ja vem fazendo isso só que mal organizadamente como tudo no clube, se pudesse fazer algo organizado para realmente funcionar ai sim seria algo muito bom. Muito se fala da Seleção Brasileira que é um seleiro de bons jogadores, 160 milhões de brasileiros, pais do futebol, 160milhões achar 1 2 por ANO não chega a ser grandes coisa né ? agora me Paises europeus com 30 40milhões fica bem mais complicado, acho que o Flamengo poderia usar seu vasto número de torcedores, quantos moleques não gostariao de jogar no Flamengo ?? acho que 10 em cada 10.

Bosco Ferreira disse...

Para lançar jogadores da base tem que ter um treinador inteligente e esperiente que assuma um compromisso contratual de lançar os garotos e ser premiado por cada revelação que der certo.

Treinadores medrosos e comprometidos apenas em segurar o seu emprego não lança garotos.

A não ser no fogo para quiemá-los com a torcida.

Insurance USA disse...

Já tinha percebido isso e acho mesmo que há uma grande incoerência nessas contratações. O Val Bulani não melhora essa média e o Renato Abreu, que veio com status de titular, só eleva.

O pior: esses caras acabam dificultando o surgimento de um garoto. Ou será que a torcida vai ter paciência com eventuais jovens que barrarem Pet e Abreu?

E a coisa pode piorar com o Willians saindo. Um dos poucos que joga essa média de idade pra baixo.

O Rogério foi técnico da base. Irrita muito não tentar usar alguns desses garotos.

Insurance USA disse...

Algo que poderia abrir um caminho seria o Léo Moura virar volante. Ele já não rende na lateral há tempos, hoje funciona mais como um cara que ajuda na saída de bola do que como um jogador pra chegar na linha de fundo.

Aí já daria espaço para o Éverton Silva ou para o Galhardo. Se o Rogério não Lazaronizar de novo o David seria titular. E aí ao menos a zaga já melhora: Lomba, Galhardo, David e Angelim e Juan.

O meio que precisaria sair alguém também: Correa, Léo Moura, Renato Abreu e Pet. É nítido que não dá pra essa galera toda ser útil desde os 90 minutos.

Hoje ainda boataram que o Fla gostaria de Jorge Wagner para 2011. O que diabos é isso? Espero que seja caô.

Insurance USA disse...

Percebam: hoje o único jogador que na prática responde ao post é o David. É o único que parece ser uma aposta para ir rejuvenescendo o time.

Muito pouco.

Unknown disse...

Informações muito relevantes neste post e nos comentários que se seguiram.

Como vimos existem DIVERSOS times do Brasil que já mapearam TODO o mercado há anos. Grêmio, Inter Cruzeiro...E o Flamengo ainda nada!!!

Realmente a atual administração vai ter que trabalhar muito para tirar 20 anos de atraso na "tecnologia" de administrar futebol.

Ainda por cima para piorar comentem erros crassos como manter o Rogério de técnico e deixarem o PET cobrar escanteio tentando fazer gol olímpico.

Eu se fosse zagueiro nem corria para a área...para que? Se cansar a toa!??!

Que venha 2011 logo...

Insurance USA disse...

Monnerat dá uma olhada nesse texto: http://www.olheiros.net/artigo/ler/2175/a_excecao_que_deu_certo

Bem legal o último parágrafo. E ilustra que o Lourenço devia conhecer bem essa geração que está aí.