Brasileiro 2010 - 14a. rodada - Flamengo 1 x 0 Ceará

O Flamengo venceu. Mas em um jogo que me fez dar ainda mais força a duas campanhas que apoio: @voltacerveja aos estádios brasileiros (apesar do frio que bateu hoje no Maracanã) e para que baixem os preços dos ingressos nos jogos do Flamengo.

Bem, comecemos falando do que o time tem de bom: a defesa. É estatístico, o time sofre poucos gols. E hoje foi uma equipe segura lá atrás - embora devamos dar o desconto por ter sido contra o Ceará, pior ataque do campeonato. Mas Angelim e Wellington foram seguros, Correa foi bem na proteção à zaga e Marcelo Lomba praticamente não teve que trabalhar. Porém, quando o time teve a bola...

O Flamengo escalou quatro jogadores com a maior parte da responsabilidade ofensiva do time - e, por mais que possa espantar a muitos que dizem que o cara tá gordo, o que está melhor fisicamente hoje é Val Baiano. Por aí, sente-se o tamanho do drama. E, independente de ser bom ou não, estar em forma ou não, o cara é um centro-avante grandão, de quem se espera apenas que saiba empurrar a bola pra dentro. Por estilo, é alguém que sempre vai depender do resto do time pra aparecer. E o que dá pra dizer hoje da forma física dos três que deveriam lhe servir - Petkovic, Renato e Leandro Amaral? Difícil. Nenhum dos três jogou absolutamente nada.

Nas laterais, havia Léo Moura, que hoje não avança pouco (e, quando avança, demora a voltar pra defesa); e Michael, um dos jogadores menos inteligentes que já vi na vida. Com tudo isso, e num time mal treinado, sem qualquer jogada ou movimentação combinada, sobrou apenas uma jogada que parecia oferecer algum perigo: os avanços de Willians como ponta direita.

O Ceará tinha problemas graves de marcação por ali, oferecia espaço e o volante ia avançando. O problema é que, na hora de decidir os lances em que chegava no mano a mano do lado da área adversária, ele sempre escolhia a jogada errada ou falhava no drible final. Mesmo assim, eram os únicos momentos em que a torcida esboçava se levantar com alguma expectativa - e foi como saiu o pênalti que decidiu o jogo.

Mas bem, pra resumir: não vi ainda a estatística "oficial" do jogo, mas pelo que me lembro, o Flamengo chutou apenas duas bolas em gol durante os 90 minutos. Uma de pênalti, outra numa falta da intermediária chutada por Renato.

Mas pelo menos o Flamengo venceu. Só poderia ter custado um pouco mais barato pro torcedor. E tido cerveja pra acompanhar.



14/8/2010 - 18h30 - Flamengo 1 x 0 Ceará
Maracanã - Rio de Janeiro, RJ
Renda e público: R$ 559.875,00 / 20.650 pagantes


Árbitro: Wagner Reway (MT)
Auxiliares : Emerson Augusto de Carvalo (SP-Fifa) e Carlos Berkenbrock (SC-Fifa)
Cartões amarelos: Petkovic, Correa, Renato e Willians (FLA); Michel e Anderson (CEA)

Gols: Petkovic 44'/1°T (1-0)

Flamengo: Marcelo Lomba, Leonardo Moura, Wellinton, Ronaldo Angelim e Michael (David 45'/2ºT); Correa, Willians, Petkovic e Renato; Leandro Amaral (Vinícius Pacheco 23'/2ºT) e Val Baiano (Rafael Galhardo 48'/2ºT) - Técnico: Rogério Lourenço.

Ceará: Diego, Oziel (Diogo 38'/2ºT), Anderson, Fabrício e Ernandes; Michel, João Marcos (Geraldo 22'/2ºT), Heleno e Camilo; Washington e Tony (Wellington Amorim 29'/2ºT) - Técnico: Sérgio Araújo.

17 comentários:

M. disse...

Com Rogério Lourenço, não chegaremos a lugar algum. Vitória sofrida de bola parada e olhe lá. Time perdido. Bela atuação de PET em campo hoje, particularmente. E boa estreia de Renato Abreu.

disse...

Acho que nunca vi o Flamengo chutar tão pouco a gol em uma partida. Simplesmente porque em bola rolando o time não chutou nenhuma vez! O ataque é impotente e o meio pra frente extremamente mal treinado. Não tá dando pra fazer gol, foda.

Anônimo disse...

Foi um dos piores jogos que já vi na minha vida. quase me fez desgostar de futebol. serio, é duro torcer assim.
Mas ganhamos ne? Melhor que nada.

Mas espero que hj o zico tenha visto o que vc viu andré. Afinal ele nem comemorou, deu só um suspiro. Espero que pra ele o jogo tambem tenha sido horrivel.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Flávio disse...

Amigos do SobreFlamengo: nós já vimos jogos piores sim, muito piores. O jogo Flamengo x Atl. Paranaense na Baixado do ano passado foi um 0 a 0 onde o Flamengo não chutou nenhuma bola ao gol. Não estou falando dentro do gol, estou falando de zero finalização.
Esse jogo Fla x Atl. Paranaense foi o jogo que fez o Andrade mudar o esquema do Cuca de 3 zagueiros. Foi o jogo da arrancada.
Por isso eu digo que o treinador faz sim a diferença num futebol tão nivelado como o brasileiro.
Eu tento entender o que passa na cabeça do Zico, mas manter o Rogério é um erro.
Até para que o Zico possa compartilhar responsabilidades. Deixar o Rogério pesa ainda mais sobre as costas do Zico tudo o que acontece.
Mudando de assunto: o Pet não tem a menor condição de jogar. Nem escanteio ou falta ele acerta mais.
Camacho e Gallardo já deveriam estar jogando. Se eles fossem do Santos, seriam mais dois "meninos da Vila".

Unknown disse...

Concordo com o Flávio. Pet já deu há muito tempo, e não sei que ideia é essa de botar o Camacho de 2º volante, ele deveria era entrar no lugar do Pet. E botar o Renato pra jogar desse jeito, ainda sou mais o Kleberson, pronto falei. E que idéia é essa de botar o Michael de lateral? Só mesmo esse arremedo de técnico chamado Rogério, agora tá explicado pq ele não ganhou o mundial pela sub-20. Ainda acho que o Jorginho, ou melhor, a volta do Andrade seriam boas opções.

Unknown disse...

Concordo 100% com o Flávio. O PET é um ídolo nosso mas já passou a hora de pendurar as chuteiras.

Se alguém levantassem alguma estatística de escanteios que foram na cabeça de algum jogador do Flamengo ficaríamos assustados. O cara SEMPRE tenta fazer gol olímpico. É rídiculo. Pelo menos ou o técnico ou o ZICO tinham que encostar nele e MANDAR ele parar de tentar fazer gol olímpico. Temos bons cabeceadores. Wellinton é alto, Angelim faz gols de cabeça, R.Abreu sabe cabecear razoavelmente, temos o David agora também....perdemos escanteios demais com o PET...demais...

Quando que o Val Baiano vai entrar em forma? QUANDO ?!?!?! No 1o lance de perigo do jogo pela direita alguém cruzou uma bola para ele e o salto que ele deu para tentar o cabeceio foi patético. Aliás este é outro jogador que merceia ter uma estatística revelada: Quantas FINALIZAÇÕES o Val Baiano fez em TODOS os seus jogos? Se chegar a 5 é muito...Se é para gastar dinheiro com um cara desse melhor botar alguém da base.

Minha esperança é o Renato Abreu e o L.Amaral pegarem ritimo porque é só deles que podemos esperar alguma coisa produtiva ofensivamente...

Concordo com todos que dizem que o técnico é péssimo e que a responsabilidade pela sua manutenção é do ZICO. Algumas vezes ontem, ou o Willians ou o L.Moura chegaram pela direita e uma vez até o Michael pela esquerda, e não tinha NINGUÉM ou no máximo 1 jogador na área para receber o passe!!! O time do FLamengo não ENTRA NA ÁREA do adversário!!! NÃO ENTRA!!! Como será possível fazer golS se os atacantes e os meias não entram na área!??!?!! Isto se resolve com treinamentos, logo responsabilidade do técnico.

Minha opinião é que atualmente só temos uma opção: a volta do Andrade. Acho que agora com os marginais fora do clube ele consegueria fazer um bom trabalho de novo. Ao menos melhor que o atual.

Fora Rogério, fora Val Baiano, fora Micahel!!!

Insurance USA disse...

Mais um jogo que o Pet engana. mas fez gol, então é gênio,né?

Jogo mto ruim. Rogério tá foda.

Bosco Ferreira disse...

Este jogo só serviu para mostrar que a preocupação com o nosso rebaixamento é bem grande.

Ganhamos quase a força de um time que pediu para perder.

O penalti apenas anestesiou a torcida para não sentir muita dôr até o dia 19.

Se não pintar nada até lá, vou embora para Passárgada, lá pelo menos sou amigo do Rêi.

Marcelo Constantino disse...

André, viajei no fim de semana, não vi o jogo. Mas imagino o que tenha sido: mais do mesmo, só que com vitória. Nada muito de novo.

O que me espanta neste momento é outra coisa:

1) Patricia Amorim ligando para Renato Mauricio Prado.

Se fosse só isso, já seria estranho. Certamente deve existir algo daquela jogada de querer os amigos perto e os inimigos mais perto ainda, pq só isso faz sentido para que ela ligue para o atual porta voz mais popular da campanha anti-Zico.

Mas o que é pior:
2) A própria Patricia Amorim praticamente joga o Zico no fogo do inimigo, qdo diz que há sim dinheiro para reforços.

Dada a dificuldade de se pagar o David, isso já soa estranho. Piora ainda mais pq de certa forma contradiz o Zico.

E o mais grave: foi ela quem ligou (logo para quem!) para dizer isso.

Inacreditável.

O cara nem precisou cornetar ainda mais o Zico, bastou transcrever isso.

Fico imaginando o Zico lendo isso. É de pedir o boné.

André Monnerat disse...

Marcelo, pessoas mais entranhadas na política do Flamengo devem entender melhor o que acontece neste caso do Renato Maurício Prado - que inclusive fez campanha firme pra Patrícia Amorim se eleger em sua coluna, o que explica ela continuar mantendo contato com ele.

Mas ele deu uma editada boa em sua coluna impressa em relação ao que tinha publicado em seu próprio blog. Na coluna, ele simplesmente diz que ela falou que "há dinheiro pra contratações"; no blog, a declaração mais completa é que "dinheiro há; mas as opções no mercado são poucas e as que aparecem são caras" - o que já é menos complicado de se dizer.

fla_2010 disse...

Não vi o jogo, mas a partir dos lances e matérias escritas, deu pra reafirmar que vamos sofrer muito ainda com R.Lourenço de técnico.
Nosso ataque realmente é muito fraco, mas o que dizer do meio pra trás?! Estamos no mesmo nível dos melhores times do campeonato e esse sujeito simplesmente não consegue fazer o time jogar. Não criamos nada. Não temos saída de jogo. Pet fica isolado na frente e acaba por apagar no 2.tempo.
Daria para enumerar uma série de opções possíveis, melhores técnicos que R.L.: Cuca, Muricy (desempregado, declarou querer treinar o Flamengo), PC Gusmao, Adilson Batista, Ney Franco.. mesmo Andrade conseguiria tirar mais desse elenco.
Quando a diretoria sairá dessa paralisia??

Marcos Monnerat disse...

Realmente não tá dando pra aguentar mais Rogério de técnico. Nunca vi um time tão mal armado em campo. Tão inoperante. Tão sem jogadas. Nem burocrático esse time consegue ser, de ficar tocando bolas pro lado. Nem isso consegue e entrega rápido a bola pro adversário.

Temos que mostrar claramente pros nossos dirigentes o que nós queremos. Vamos lançar um #FORAROGERIO no twitter, usar nossos blogueiros de destaque como o André Monnerat, o FLamengoNet, Arthur Muhlemberg, pra espalhar pela net que a torcida do Fla quer outro técnico.

Eu digo a torcida de verdade do Flamengo, a gente que vai pras filas e paga ingresso caro pra ver time ruim passar perrengue contra adversários fracos no Maracanã e não torcidas organizadas representadas por atores de filme pornô que ganham ingressos de graça ou mais baratos pra fazer arruaça no estádio.

Insurance USA disse...

Mas sai o Rogério e vem quem?

Olha o único nome disponível (coisa que Abel e Autuori, por exemplo, não estão) e que poderia valer a pena (coisa que Oswaldo de Oliveira, Geninho e Silas não me parecem valer) é o Nelsinho Batista.

Nem é um nome que me agrade muito, mas me parece o melhor "bonzinho" que pudesse vir fácil. Isso, claro, chutando que ele tope e possa sair do Japão pra cá.

Marcelo disse...

Também acho que o Rogério não é, pelo menos por enquanto, um treinador para o Flamengo. Mas temos também que reconhecer que ele tem algum mérito. A defesa melhorou muuuuito... Fomos eliminados da Libertadores pq tomamos muitos gols (3 no Maracanã!). Ao todo levamos 8 gols em 4 jogos contra o Universidad. No Carioquinha tivemos a defesa vazada várias vezes por times pequenos. Tava ridícula... E pode não ser mais bonito e agradável pro torcedor, mas uma defesa forte nos pontos corridos é fundamental. Vide o São Paulo e o próprio Fla no ano passado, em que passamos vários jogos sem tomar gol. Nesse ano mesmo, sem ataque, estamos a apenas 2 pontos do 3º lugar. E se não fosse aquele gol de longe do Avaí e os 2 gols ridículos no finzinho contra o Goiás (em que o Bruno devia estar com a cabeça em outro lugar), estaríamos em ótima situação na tabela...

De qq forma, precisamos dar apoio total ao Zico! O cara sabe tudo de futebol e de Flamengo!

Unknown disse...

#FORAROGERIO

Antes do jogos, a TV deveria passar um aviso com a foto do Fofão:
"Assistir aos jogos do Fla pode causar gastrite, insônia, pressão alta e outras doenças cardiovasculares."

De verdade, está me fazendo mal ver esse bando jogando...e não é só a falta de jogadores/ataque. Sem exagero, é o time que "joga" mais feio do Brasileirão.

Zicão! Um técnico pelo menos razoável pelo amor de Deus!

Gabriel Folha disse...

Fabiano Oliveira, Bruno Mezenga, Vinicius Pacheco, Fellype Gabriel, Erick Flores, Diogo (alguem lembra dele), Bruno Paulo...

Um garoto bom lançado num momento dificil pode se queimar, um garoto ruim só acelera o processo.

Dificil demais confiar na base do Flamengo, até pq grande parte desses garotos ainda tem físico de fraldinha...