A primeira convocação de Mano Menezes

Foi uma convocação de Seleção bem diferente. Não dá pra saber bem o que ela quer dizer, pois muitos podem ter ficado de fora por estarem de férias ou outros motivos do gênero. Mas é sempre interessante ver discussão em torno de outros nomes, e vários deles jogando por aqui. Pra mim, pelo menos, aumenta o interesse.

No gol, vi no Twitter muitas críticas à convocação de Jefferson. Mas acho mais do que razoável; eu realmente o incluiria entre os três goleiros em atividade no Brasil que poderiam ser considerados para a Seleção neste momento, e acho que os goleiros do exterior - como Júlio César - podem ter ficado de fora por estarem de férias, algo mais complicado para a posição. A minha surpresa maior foi pela ausência de Fábio (de quem nem sou muito fã, mas tem muito nome) e a presença do garoto Renan, do Avaí. Renan me pareceu muito bom goleiro nos dois jogos que vi dele este ano, contra Flamengo e Atlético Mineiro, mas se tornou titular por lá muito recentemente, barrando um outro goleiro que havia sido contratado junto ao Criciúma para ocupar a posição. Mano devia estar mesmo querendo muito chamar alguém com idade olímpica.

Na lateral, deve haver algum motivo qualquer para a ausência de Maicon. Fora isso, os convocados estão dentro do que todo mundo poderia considerar possível. Quando especulavam que a convocação de hoje seria apenas com jogadores daqui, imaginei que Jonathan, do Cruzeiro, e Mariano, do Fluminense, pudessem aparecer. Léo Moura também deve ter ficado na expectativa, mas a idade joga contra.

Imagino que a lista de zagueiros fosse ser diferente se Inter e São Paulo não estivessem disputando semifinal de Libertadores. Acho muito provável que Alex Silva e Miranda estivessem entre os considerados por Mano Menezes. Réver jogava bem no Grêmio, mas ainda não voltou a jogar no Brasil e passou a última temporada no banco, na Europa - assim como Henrique. Sinceramente não conheço David Luis, de quem falam muito bem. Thiago Silva é indiscutível.

No meio-campo, achei curiosa a convocação de Jucilei, que o próprio Mano andou colocando no banco no Corinthians. No próprio time, via como mais convocáveis Elias, Bruno César e Dentinho (este no ataque), todos de fora. E há o tal Éderson - de quem nunca tinha ouvido falar até hoje e parece que foi reserva no Lyon na última temporada, mas me disseram que é um meia ofensivo.

Entre os atacantes, Robinho e Pato aparecem como prováveis titulares e nomes de maior peso no time como um todo. A convocação de André se justifica pela idade olímpica. Mas Tardelli não é jogador de Seleção nem está em fase que justifique isso - bem longe disso.

Arriscando um provável time titular: Vitor, Daniel Alves, David Luis, Thiago Silva e Marcelo; Lucas, Sandro (Hernanes), Ramires e Ganso; Robinho e Pato. Mas seria bem mais interessante de se ver se ele tentasse manter a estrutura ofensiva do Santos e escalasse do meio pra frente algo como Lucas, Ramires e Ganso, Neymar, Pato e Robinho.

5 comentários:

Alan disse...

André, o que acha das ausências de Aírton e Phillipe Coutinho (pra mim, dois com idade olímpica pra lá de selecionáveis). Não acha que nessa renovação, o Renato Augusto merece uma chance na Seleção também?

Gabriel Folha disse...

Concordo que não dá pra saber direito o que ela quer dizer, é uma mescla de seleção olimpica com principal limitada por férias e afins.

Tambem imaginava que o Elias teria mais chance de ser chamado do que o Jucilei.

Concordo com o Alan em relação ao Renato Augusto, mas, sinceramente, não sei como ele anda na Alemanha, a ultima informação que eu tive faz muito tempo. Poderia até sugerir que fizesse um post com informações sobre a situação dele lá.

Não considero Jefferson selecionável, assim como Tardelli.

Gostaria de ver Hernanes, Ramires (Lucas), Ganso, Neymar, Pato e Robinho (embora não morra de amores por ele).

É um privilégio ter o Thiago Silva.

Bosco Ferreira disse...

Acho que a CBF poderia ter um projeto olimpico como sugeriu o Zico.

E por falar em Zico, viram a entrevista dele no Sportv?

Fiquei convencido de que nós rubronegros devemos passar esse ano andando mesmo de fusca. Não qualquer fusca, mas aquele fusquinha 66 que é da família.

Isso já aconteceu comigo na década de 90.

Sai de um santana novo para um fusca 66, bonitinho mais com todos os problemas de um fusca.

Um amigo brincou: Cara todo mundo sobe e tu estás é decendo!

Eu sorrí feliz com a brincadeira dele, eu sabia que aquela descida fazia parte de um grande projeto para voltar e nunca mais sair de um carro zero.

Consegui! Depois de um ano guardei o fusca 66 que ainda huje está na minha família.

Conseguí realizar o meu projeto de vida! Hoje troco meu carro por um novo cada dois ou tres anos.

O Flamengo administrado pela Patrícia Amorim tem um bom projeto sim. E o Zico está ajudando a realizar esse projeto.

Bosco Ferreira.

André Monnerat disse...

Alan, o Aírton ainda não é titular do Benfica - está ganhando a vaga agora. Acho um grande jogador, que pode chegar à seleção. Mas há vários volantes também novos e já com mais currículo que ele pra serem escolhidos agora.

O Phillipe Coutinho deve ter lugar na seleção olímpica. Mas, hoje, eu acho ele um jogador habilidoso mas pouco produtivo, porque sempre erra na hora de concluir os lances - seja no chute, no último passe ou simplesmente escolhendo a jogada errada. Pode vir a ser um grande jogador com o tempo, se a maturidade fizer ele melhorar nisso. Mas hoje, não sei se ele seria titular nem do Vasco, se eu fosse o técnico.

O Renato Augusto, pelo que li, fez uma temporada muito boa na Alemanha enquanto jogou. Mas parece que terminou contundido, esteve pelo Rio há pouco tempo fazendo tratamento. Acho que está sem condições de jogar agora. Mas tem tempo aí até 2014 e acho ele com potencial de seleção sim. Considerando que esse tal Éderson, que eu nunca ouvi falar e tava no banco do Lyon, foi convocado... Poderia ser ele, se estivesse bem fisicamente.

Bosco Ferreira disse...

Por que o Zico voltou?

Para tratar da Magnética que tanto o ama e agora está no divã.

Nenhuma nação do mundo suportaria o que a amagnética suportou nos últimos anos
Dirigentes incompetentes que abandonam a causa contra o Sport na justiça e perde o título ganho em campo, e no CND, salarios de jogadores estiveram por anos atrasados, Cartolas ricos, Negociatas criminosas falindo o clube, Garotos negociados nas fraudas, dívida aumentando e dirigente ficando rico, Juan ofendendo o treinador Cuca, Bruno humilhando o funcionario e ídolo Andrade, KL e depois M. Brás desautorizando o treinador Cuca diante do jogador Adriano, Bruno esbofeteando companheiros nos vestiários, Pet saindo do estádio antes do jogo terminar, M.Brás se deslumbrado com a amizade do Adriano e do Love, M. Brás falando na imprensa sobre fofocas internas que deviam ser blindadas, ídolos envolvidos com traficantes assassinos crués e sendo fotografados com armas ilegais, ídolos esbofeteando namoradas, Ingressos inacessiveis aos torcedores, Maracanã inseguro, indiciplinas de toda ordem a começar pelas piadas do Marcio Braga falastrão, Adriano com bôlhas jogando pelada na praia e não jogando pelo clube, adiantamento de receitas em interesse político.
Depois de anos de esbórnia chegou a atleta Patrícia e em seus braços caiu o pior: Jogador envolvido em crime cruel com requintes de perversidade estoura justamente na nova administração. A imprensa escancara o s caso com tintas vermelhas e pretas. A magnética sofre com as falacias racistas de apresentadores espetaculosos de televisão de segunda linha de que somos mesmo uma nação de bandidos.
Humilhados pela imprensa, pela torcida arcoíris, por dirigentes do passado publicando cartas falaciosas e hipocritas para jogar lenha na fogueira, se foram eles que nos adoeceram, ao plantel , elamearam marca Flamengo, refletindo nos jogadores dentro do campo e nas arquibancadas vazias.
A Magnética perdeu a facudade de sorrí, cantar nas arquibancadas. Quer se esconder como uma avestruz.
A magnética está no divã.
Mas a Patrícia tem sim um projeto para o clube.
Mas no futebol mulher não tem pode ter um projeto. A não ser musa de torcida ou Maria chuteiras de jogador endinheirado.
Tem que está na cozinha como disse um torcedor apedeuta.
Por tudo isso, o Zico voltou para devolver essa alegria a quem sempre o respeitou e o amou.

Bosco Ferreira. Eu acredito!