Não se enganem: o Fluminense é candidato ao título

O Fluminense é um bom time - no papel, provavelmente o melhor do campeonato. E ainda tem diversos jogadores realmente em grande forma: Conca, Diguinho, Mariano, Carlinhos... No momento em que Fred estiver entre estes, a vida de qualquer adversário vai ser complicada. Mas, por enquanto, não está. É parte da explicação para este surpreendente empate de hoje com o Grêmio Prudente.


O Fluminense começou muito bem o jogo. Fez 1x0 em menos de 20 minutos e, àquela altura, já havia perdido pelo menos duas boas chances de marcar. Só que, a partir daí, diminuiu o ritmo. O jogo estava fácil, o time devia partir para matá-lo ali; a torcida, que foi em bom número ao Maracanã, sentia e pedia em coro "mais um". Mas ele não veio.

Não veio principalmente pelo relaxamento do time. Mas poderia ter saído mesmo assim, se Fred estivesse bem. Antes da parada pra Copa, ele já não estava em boa fase; nesta volta, até fez seu gol de cabeça, mas voltou a errar demais na definição dos lances - tanto nos passes quanto nas conclusões. Mesmo assim, não dava pra imaginar o empate saindo, tamanha a fragilidade do Grêmio Prudente, candidatíssimo ao rebaixamento.

Mas não é que acabou acontecendo? E, a partir do gol dos paulistas, baixou um nervosismo incrível nos jogadores e na torcida, que passou a vaiar o time. Era pra ter sido uma festa, terminando com o time conquistando a liderança. Mas, se tiverem aprendido, a lição do jogo de hoje pode valer até mais do que dormir agora na primeira colocação.

* * * * * * * * * * *

Mesmo com este empate, o Fluminense me parece muito candidato ao título. Não há hoje outro time que tenha, juntos, um armador como Conca e um atacante como Fred (por mais que ele ainda não esteja jogando no nível que se espera). O time que tiver uma dupla como esta e uma defesa sólida tem praticamente tudo o que precisa - e esta, aliás, foi basicamente a fórmula do título do Flamengo ano passado.

Talvez faltem nomes mais confiáveis na defesa tricolor. Fernando Henrique e Rafael são goleiros fracos, André Luís é um zagueiro em que não dá pra acreditar muito. Mas Muricy é especialista em montar defesas. E, com as chegadas de Deco, Belletti e Emerson, o elenco fica com muitas opções de banco.

Se eu tivesse que apostar hoje num bolão, seria o meu favorito. Desde que joguem sempre a sério.

2 comentários:

Anônimo disse...

É um bom time, mas não creio que vá brigar pelo título.

Conca e Diguinho são daquele jeito, correm, fazem boas partidas, mas na hora do vamos ver... Somem.

Dos três reforços que estão pra chegar, diferença mesmo só o Deco. Belleti todo mundo sabe como é, não é porque o cara veio da europa que podemos considerar bom reforço, pra mim Belleti é fraco. Emerson é muito bom, raçudo, corre o tempo todo, mas tbm não é o cara pra decidir!

É óbvio que podem chegar e brigar pelo título ou até mesmo ser campeões...

Mas pra mim falta muita coisa, até tradição!

É esperar pra ver!

Bosco Ferreira disse...

É bom sentir que no futebol do Rio de Janeiro não tem só o Flamengo disputando.

O crescimento de um motiva o crescimento do outro e acirra a rivalidade.