Fierro poderia ter sido melhor aproveitado

Confirmou-se a notícia de que  Fierro foi emprestado ao Boca Juniors. Poucos torcedores vão lamentar sua falta no elenco, e eu mesmo creio que sua ida para a Argentina pode ser boa pra todo mundo. Mas ainda acho que o chileno poderia ter sido melhor aproveitado desde que chegou ao Flamengo.

Fierro era o último remanescente do pacotão de contratações que Kléber Leite fez no atacado no final de 2008, querendo compensar a saída de Renato Augusto, Marcinho e Souza e salvar as chances de chegar ao título brasileiro. Além de Fierro, vieram Josiel, Sambueza, Vandinho, Eltinho, Éverton, Marcelinho Paraíba - deve ter mais alguém que não me lembro agora. Olhar o resultado daquela avalanche de contratações pode ser educativo para experiências futuras.

Todos chegaram num momento de grande pressão, em que precisavam dar resultados rápido - mas acabaram é se queimando quase todos com velocidade. Coincidência ou não, Éverton e Fierro, os únicos que permaneceram na Gávea por mais que seis meses, eram os que chegaram por investimentos da Traffic. Com todos os outros, a tolerância zero (no caso de Marcelinho Paraíba, a falta de paciência justificadamente foi do lado do jogador) acabou dando em saídas rápidas. Foram negócios que deram em pouquíssimo resultado dentro de campo e prejuízo fora dele.

* * * * * * * * * * * * *

Fierro até que ficou no Flamengo por um bom tempo, mas nunca teve uma sequência de jogos. Na maior parte das vezes em que foi utilizado, além de ser entrando durante as partidas, foi fora de posição - jogou ou recuado demais, ou centralizado demais. Quando veio do Chile, vinha se destacando no Colo Colo jogando até como atacante; a posição em que me parece se dar melhor é a do meia-atacante aberto, posição comum no 4-2-3-1 da moda. Algo como Zé Roberto fazia pela esquerda no Flamengo do Brasileiro de 2009.

No final do Brasileiro do ano passado, Fierro teve seus melhores momentos. Entrou bem em diversos jogos, sempre se entendendo bem com Léo Moura pela direita. Jogando por ali, ele mostrava boa noção de posicionamento, sabia se deslocar para dar opção de passe e participou de jogadas de gol. Sua entrada melhorou o time em vários jogos daquela fase do campeonato, mas Andrade, conservadoramente, preferia manter Willians como titular. Fierro, àquela altura, era a principal opção de banco para mudar o time.

Mas este ano, mesmo com as saídas de jogadores, mesmo com o mau rendimento do time, nem Andrade, nem Rogério consideraram muito a utilização de Fierro como titular. Seu momento melhorazinho na temporada talvez tenha sido na derrota para o Universidad do Chile, na casa do adversário, pela primeira fase.

Não estou também dizendo que Fierro é apenas um injustiçado. É claro que, em boa parte das vezes, ele poderia ter aproveitado melhor as chances que teve. De modo geral, talvez por falta de confiança e sentir que tinha pouco moral com torcida e técnico, ele me pareceu sempre tenso e ansioso em campo - às vezes com medo demais de arriscar, às vezes afobado demais, o que levava a faltas bobas e chutes precipitados de longe. Seu chute, aliás, é algo impressionante: o cara veio com fama de bom chutador, chegou a ser artilheiro de campeonato por lá, mas por aqui não acertou um razoável sequer.

* * * * * * * * * * * * *

Bem: no Boca, o seu treinador será alguém que já o conhece, confia nele e sabe onde rende melhor - então, se o problema era de confiança e moral, será a chance disso se resolver. Chegará, provavelmente com status de titular, num time que vive uma fase muito ruim e precisa ser reconstruído. Terá boa oportunidade pra mostrar serviço e voltar a se valorizar.

Seria bom pra ele, bom pro Boca e bom pro Flamengo, que investiu dinheiro em sua contratação e não teria a menor chance de recuperar se ele continuasse se desvalorizando no banco, como fatalmente aconteceria. O Flamengo deixará de pagar seu alto salário por este período, recebe uma quantia agora (que talvez pudesse ser maior) e, se ele tiver ido bem, pode vir a faturar mais no fim do empréstimo, do próprio Boca ou de outro time qualquer. Ele ainda terá um ano de contrato pela frente e será o momento mesmo de ou negociá-lo ou pensar em renovar contrato - algo que, hoje, parece bastante improvável.

6 comentários:

Flora disse...

Eu sempre pensei isso em relação ao fierro. rs
E eu sempre odiei essa ideia do morais e agora do rogério que o willians pode ir pro ataque como um ponta direita. Não tem abilidade pra isso. A maioria absoluta das vezes é uma jogada perdida.

Hj que não temos jogadores seria bom ter essa opção ofensiva pra jogar na direita, pois hj não temos ninguem. Só se for alguem da base. O resto é tudo volante deslocado pra fazer essa função.

Flora disse...

Ops, essa ideia do andrade e não do morais. To delirando. rs

Bosco Ferreira disse...

Também acho que não foi bem aproveitado, até parece que é daqueles jogadores que o treinador não chega nem perto.

Estou vendo agora o Athirson jogando pela Portuguesa contra o Icasa, e quero te fazer uma pergunta: Como um jogador que chegou a ser ídolo do Flamengo como o Athirson pôde cair e não mais se levantar como ele? O que você acha que houve? Contusão não é porque faz tempo que ele tem uma sequencia bôa de jogos?

Bosco Ferreira disse...

Já fui injusto com o titular desse blog no tempo em que o CRF ficou sem um diretor de futebol. Hoje peço-lhe desculpas. Enquanto ele mostrava e justificava determinados fatos eu pedia o afastamento do Patrícia. Cheguei a fazer piada. mas depois da chegada do Zico mudei de ideia e apoio a presidente quase que incondicionalmente. Se ela fosse desonesta não queria o Zico por perto. Se fosse incompetente não o convidaria. Se fosse covarde não enfrentaria as raposas que nos afundaram em dívidas nem a CBF. E agora depois de publicado esses postes cujos links disponibilizo abaixo, acho que só mesmo aquelas pessoas que tem um caso pessoal com a presidente pelo fato dela ser mulher é que continuará a malha-la gratuitamente. Para muita gente, mulher em futebol só se fôr como a musa do time, ou Maria Chuteira de jogador. Concordo que as críticas construtivas continuem.

http://br.oleole.com/blogs/cariocas

http://www.ricaperrone.com.br/2010/07/pagando-pela-fama/#comment-109202

Anônimo disse...

Lembro que ele teve um bom começo, com torcida gritando o nome dele e tudo. Mas acho que o pior mal feito foi o período Cuca, qdo ele sequer ficava no banco às vezes.

Era tanto volante no time (e no banco), que o Fierro simplesmente foi esquecido. Depois de meses sem jogar, depois de sair Ibson e uma galera, o Cuca começou a chamar o cara de volta. Mas foram MESES sem jogar.

E, a bem da verdade, ele nunca agarrou as chances que teve, com quem quer que seja.

Um amigo dizia que, ee ele fosse volante, teria vaga no time do Cuca. Bastava ele avisar ao Cuca que "mudara de posição".

/Marco

Luiz Loureiro disse...

Aproveitando o post, gostaria de saber como ficou a situação do RIQUELME com o boca juniors, e se há alguma coisa em relação a ele com o FLAMENGO ?